É ao ver as notícias do turismo espacial, e pensando nos milhões gastos nessas viagens de lazer que dariam para alimentar os campos de refugiados do Sudão que faziam a notícia anterior, que me lembro das maravilhas do mercado e da enorme justiça social que o capitalismo oferece.
Ora nem mais!!!
ResponderEliminarA estupidez e insensibilidade humanas são de uma crueldade atroz...
ResponderEliminarEle
Essa associação de ideias reflecte apenas que nada sabe sobre o capitalismo, nem sobre o mercado, nem sobre justiça social!
ResponderEliminarCaro puma
ResponderEliminarcomo é óbvio, não vou discutir convicções com ninguém. Passe bem!
Enfm, há sempre gente para tudo, não é?
ResponderEliminarEu tenho exactamente essas mesmas questões que tu, sobre tudo e mais alguma coisa...
Lá está, "é feio" abrir o telejornal com estas notícias... Ainda para mais tinham de as dar todos os dias!...
Luna, não é fácil... Para nós tugas termos as nossas coisinhas, temos de abdicar de algo prós outros. Gostas do ginásio não gostas? Se doasses esse dinheiro mensalmente à unicef, por exemplo, menos coisas faltariam lá nesses países. Mas não o fazes. Nem tu nem eu nem quase ninguém neste mundo! O complicado é mudar a mentalidade...
ResponderEliminarMas acho que tens razão neste post! Sinceramente!
Ó Morsa, poupa-me a demagogias...
ResponderEliminarLuna, longe de mim querer enveredar por qualquer tipo de "discussão" profunda. Aliás, penso até que a sua resposta é bem esclarecedora e ilustra a minha mensagem. Ao utilizar a palavra "convicções", revela que o que escreveu é fundamentado com base numa crença, e está longe de pertencer ao plano racional. É um pensamento bonito e nobre, mas não passa disso mesmo. É vazio de conteúdo, e completamente inconsequente, apesar de muito provavelmente saber bem na consciência.
ResponderEliminarSugiro que já amanhã transforme as suas convicções em algo bem real: não precisa concerteza de internet para nada, por isso os 30 euritos (por ai...) x 12 meses já são 360 euros no fim do ano. Muito dinheiro para quem anda na rua a pedir... Deite fora o telemovel e poupe o dinheiro da conta! Venda em 2ª mão roupa desnecessária. Poupe o dinheiro das férias e das noitadas. Junte tudo e se procurar bem, vai ver que tudo o que juntou apesar de não dar para acabar com a miséria no Sudão, dá certamente para acabar com a miséria de 1 ou 2 desgraçados aqui mais perto de nós!
Aqui está a resolução dos problemas do mundo: demagogia!
Passe bem!
Ou seja, o problema não são as quantias obscenas que ganham e gastam certas minorias, não são os milhões gerados na compra e venda de armas, não... O mundo não é melhor porque eu vou ao ginásio...
ResponderEliminarTu provocas as 'bestas' e depois admiras-te!;-)
ResponderEliminar"Ai e tal eu sou uma pessoa simples. Não esbanjo dinheiro. Só tenho duas coisinhas pelas quais cometo umas "pequenas" loucuras (coisa pouca): carros e relógios"
ResponderEliminarby zé manel que quer ir ao espaço
Estes argumentos dos gastos pessoais são tão batidos que já cansa, e são sempre usados para contrapor factos de injustiça social e humana inegáveis pelos grandes defensores da economia de mercado... Enfim, entrando por aí nem vale a pena discutir nada.
ResponderEliminarPuma:
ResponderEliminar"uns com tanto e outros com tão pouco" é um ditado popular que alude às assimetrias.
Note que a coexistência de turistas espaciais e despojados (neste caso do Darfour) é um exemplo gritante da assimetria na distribuição da riqueza.
O post era uma reflexão (não sei se reparou na "label"), as suas reacções afiguram-se-me um pouco excessivas...
Pois o problema afinal é mais grave, é que acredita que pelos vistos acredita mesmo que o problema do Sudão (a titulo exemplificativo, claro) tem uma relação directa com os milhões gastos nas viagens de lazer à lua!?!?!?! Só pode acreditar nesta barbaridade!!! Pior ainda, o seu post e os seus comentários indicam que um determinado individuo (a), possuidor de um fortuna considerável(b) não deveria gastar o seu dinheiro(c) em lazer(d) como bem lhe apetece(e), sob pena de ser acusado de ser culpado das injustiças sociais do mundo. Ora:
ResponderEliminar(a)A Luna
(b)Posuidora de uma fortuna considerável(em comparação com o desgraçado sem pernas que pede dinheiro no Rossio)
(c) não deveria gastar o dinheiro que o seu pai junta, fruto do seu trabalho
(d)em noitadas, roupa, férias, etc...
(e)de forma livre, sem que a acusem de ser a causadora da miséria do desgraçado que anda sem pernas a pedir dinheiro no Rossio!
Coloca as coisas em perpectiva, não coloca? Os exemplos dos gastos pessoais servem apenas para isso mesmo, colocar as coisas em perspectiva, e apesar de serme bem reais, demonstrar o vazio inconsequente destes pensamentos bonitos, que cada vez mais colhem adeptos no nosso mundo...
Ridiculo...
Puma: LOL
ResponderEliminar(eu tinha pensado noutras respostas, mas nenhuma me parece tão adequada como esta)
By the way: as viagens ao espaço são só um exemplozinho.
ResponderEliminarNatchteldar,
ResponderEliminarÉ o tipo de reflexões, que carregadas de juizos de valor completamente ridiculos, me tiram do sério. É o tipo de pensamento bonito que se "regurgita" de ânimo leve, sendo que passados 10 segundos voltamos à nossa vida pequena burguêsa, sem sequer tentar perceber quais as consequências práticas decorrentes dos nossos pensamentos bonitos!
É o tipo de afirmações que de forma leviana e dessimulada nos encaminha para uma relação causa-efeito (milhões gastos em lazer / miséria no sudão) inexistente. É o tipo de afirmações que sob a capa das convicções servem de bandeira "racional" de muita gente!
É o sindroma do gordo anafado, que infeliz pelo seu aspecto, culpa o cozinheiro da sua miséira!
É a hipocrisia e a demagogia em acção, é o que é!
Eu estava a tentar controlar-me mas já não aguento mais.
ResponderEliminarPuma: Por favor, use o corrector ortográfico!
"Puma: Por favor, use o corrector ortográfico!"
ResponderEliminarBrilhante exposição de argumentos! Ups, esquecime que a Luna "argumenta" com base em convicções, logo os argumentos são dispensáveis...
Eu disse-lhe desde início que não iria argumentar. O Puma é que insiste...
ResponderEliminarNão vou argumentar as minhas convicções políticas. Ponto final.
Claro que não vai. É impossivel argumentar essa sua convicção. É uma convicção politica e mais nada. Depois na prática, logo se vê as consequências das nossas "convições politicas". E depois a politica não é perigosa...
ResponderEliminarUm dia também vou acordar assim com convicções politicas, sem me preocupar com a realidade!
Acho que ficou evidenciado o ridiculo dessa sua convicção.
Boa noite!
viva o 25 de abril! lol
ResponderEliminarAlguns sinónimos de convicção:
ResponderEliminar- Certeza; Crença; Ideal; Opinião.
Fica o conselho, amigo Puma, só para evitar ter alguém a dizer-lhe que tem um discurso bastante repetitivo.
Inútil,
ResponderEliminarTenho pena que não tenha percebido a intencionalidade do uso repetido da palavra "convicção", nem o seu significado neste contexto...
Luna esta agora não esperava.
ResponderEliminarprimeiro: o argumento do sudão é totalmente falacioso.
porquê? porque o que se passa no sudão não tem rigorosamente nada a ver com o modelo económico que eles aplicaram ou deixaram de aplicar. tem sim a ver com o facto de as mílicias de etnia árabes do norte do país e afectas ao governo, estarem a realizar uma acção de limpeza étnica sobre a população negra do sul, curiosamente ambos lados do conflito são muçulmanos.
a miséria decorrente vem daí, da guerra e da limpeza étnica. não de qualquer modelo económico seja ele de esquerda ou de direita.
(mais info podes começar por aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Darfur_conflict
)
segundo, se queres comparar o efeito dos dois modelos, capitalismo e mercado livre versus socialismo e economia planificada, a criar riqueza e livrar populações inteiras da pobreza endémica podes começar por dar uma vista de olhos aos últimos relatórios da oecd sobre moçambique e zimbabawe. o primeiro começou de um estado capitalista e caminha para uma economia centralizada e controlada pelo estado e moçabique fez exactamente o contrário aplicando aquelas malfadadas medidas neo liberais.
zimbabwae: http://www.oecd.org/dataoecd/2/55/11978664.pdf
moçambique:
http://www.oecd.org/dataoecd/33/58/36741703.pdf
neste caso desculpa mas tenho de concordar com o puma. convicções politcas não é o mesmo que ser do benfica ou do sporting. dava jeito estudar e justificar as tuas opções pq já deves ter reparado que isso define o futuro da sociedade. e as melhorias ou danos que todos sofremos na nossa qualidade de vida.
terceiro: quanto ao facto de haver quem tenha fortuna, mais uma vez, isso incomoda-te pq? essas pessoas, com todo esse capital "obsceno" criam riqueza, emprego, inovação, beneficios. e a maior parte das vezes até são bem mais generosos (mesmo em termos percentuais) do que os tão puritanos e ansiosos de criticar "esquerdinhos". se queres começar por portugal basta pensar no inimigo do povo champalimaud. se queres ir mais longe, recomendo-te uma pesquisa no google sobre a bill and melinda gates foundation.
isto para nao falar que o tal passeio espacial permite que todo o programa espacial russo se mantenha operacional, nao se perdendo o capital tecnológico nem todo os empregos daí resultante. esse ticket de milhoes que te escandaliza tanto vai parar aos bolsos de todos os funcionários e empresas relacionadas com o programa. parece-me a mim que é bom não? ou preferias que todos os cientistas e fisicos fossem desembocar como taxistas?
nao te censuro que sejas de esquerda. é uma posição válida, desde que justificada. agora por favor não te considero pessoa para não te aperceberes dos erros lógicos deste post.
beijos
lord jeremias
Ninguém te percebe, miúda! Estás condenada a acabar comigo; sentados na areia a comer amendoins e a ver a maré subir, iluminada pela Lua cheia. E claro, cagando para ricos e pobres, pois ambos sabemos que o que realmente importa neste mundo não se mede em EUR nem USD.
ResponderEliminarSim, eu sei que sou um romântico.
Um abraço. ;-)