22 de dezembro de 2009

Portugal: primeiras impressões (em constante actualização)

- No Domingo tive frio, muito frio. Também é verdade que estava doente e com febre, pelo que mesmo enrolada em duas mantas e com dois sacos de água quente batia o dente. Felizmente a medicação fez efeito e a coisa passou.

- Ontem quando saí à rua pensei estar num país tropical. Não precisar de casaco à astronauta nem gorro nem luvas é coisa que para mim não acontecia para aí desde Outubro. Hoje idem. Três dias de frio por ano era coisa com a qual poderia viver bem.

- A crise é mentira, pelo menos a julgar pela quantidade de gente no shopping e em particular dentro da lojas do shopping. Quase tive saudades de ir às compras com -5ºC e sem aquecimento central.

- Em Portugal ninguém trabalha, pelo menos a julgar pela quantidade de gente no shopping às duas da tarde de um dia de semana.

- As raparigas mais populares do liceu, onde eu não era popular, hoje trabalham nas H&Ms e afins do shopping.

- Gosto muito da Fnac, mas a Bertrand é muito mais suportável em épocas festivas.

- O Piet Heijn para holandês é um bocado minorca. Deve ter sido por isso que se ficou por Portugal.

- Já não tenho internet fixa, o que é uma chatice para aceder a coisas tão importantes como as aplicações do facebook. Sinto-me info-excluída.

- Quando parei à porta da minha ex-flatmate do coração, às 3h30 da manhã, estavam 15ºC na rua. Ai, este Inverno rigoroso, não sei não. Realmente é duro. Mínimas destas, na Holanda, acontecem sei lá, em Agosto.

- Já posso dizer Inverno sem ninguém me vir lembrar de que ainda faltam não sei quantos dias.

- Se o conteúdo deste blog seguisse o que os comentadores não acham snob, ofensivo, inaceitável, ou o caraças, era uma seca e um enjoo de politicamente correcto. Haja gente chata pá, e sem capacidade de ver que uma piadinha maldosa é só uma piadinha maldosa, e que se não fosse maldosa deixava de ser uma piadinha. Longo bocejo.

- A crítica construtiva é capaz de ser a coisa mais chata do mundo logo a seguir à bondade piedosa alla Floribela, que pelos vistos alguns dos meus leitores ainda acham que eu deveria abraçar. Aposto que a Floribela também não fala mal das meninas populares do liceu, até porque ela era uma menina popular do liceu, embora bimba, e também trabalhava numa loja, até entrar para o ídolos, ganhar umas mamas novas e ter passado a desejar que as fadinhas trouxessem o bem e a intensa felicidade a todo o mundo, em especial aos desgraçadinhos e, de preferência, com silicone.

- Nunca sei o que responder a um "estás igual" quando do outro lado está uma pessoa com o dobro do peso que tinha da última vez que a vi porque nunca fui boa a mentir.

- Isto de não ter net fixa afinal é um espectáculo, porque quando vou ver os quatrocentos comments a contestar os meus profundamente polémicos pensamentos a discussão já está toda feita e as pessoas que já me lêem há muito tempo e me conhecem já responderam por mim, e eu nem tenho de me enervar nem nada, que é uma canseira. Gosto muito.

- As pessoas continuam a achar que está muito frio em Portugal, e confirmo que acreditam mesmo que o aquecimento central é grátis no norte da Europa, porque já mo afirmaram com todas as letras desde que cheguei.

- Pessoas: Não está frio. Pelo menos em Lisboa. Eu sei que custa muito ouvir isto, mas alguém tem de vos dizer a verdade.

- Ai mas para Portugal faz frio. Mas para Portugal quando? Em Agosto? 15ºC não é frio, mesmo para Portugal, pelo menos quando se está em Dezembro. Pronto, é verdade que eu já cá não vivo há dois anos, mas que me lembre em Dezembro não era normal fazerem 30ºC e ir-se à praia, até porque, que eu saiba, ainda continuamos no hemisfério norte. Mínimas de 5 ou 6 são, por isso, normais para o Inverno, pelo menos nos dias mais frios, que por coincidência se costumam dar por esta altura do ano, mais coisa menos coisa.

- Pronto, e por hoje é tudo, acho eu.

53 comentários:

  1. Eu tb me pergunto sempre se a malta não trabalha quando há filas de transito às 10 da manhã!

    ResponderEliminar
  2. Eu tb me pergunto sempre se a malta não trabalha quando há filas de transito às 10 da manhã!

    ResponderEliminar
  3. Acho que cá como em qualquer outro país há pessoas que trabalham em vários horários;
    Acho que há também quem aproveite esta época do ano para presentear e ir ás compras;
    Acho que se apenas se vê durante uma altura do ano as pessoas a irem às compras realmente até podemos falar de crise;
    Acho que cá como em qualquer outro país há pessoas com férias e com direito a elas;
    Acho que o que disseste das raparigas mais populares do teu liceu revela alguma dor de cotevelo face ao passado e falta de humildade relativamente ao presente porque que eu saiba trabalhar numa loja não é depreciativo.

    Dito isto digo e assumo aqui que gosto do teu blogue, o que não quer dizer que concorde a 100% com o que dizes.

    ResponderEliminar
  4. Em França trabalham mas metem dias/férias nesta época para ir as compras. Idem nos saldos!

    A Elite

    ResponderEliminar
  5. O 4º e o 5º ponto são muito, muito verdadeiros, independentemente do que digam. ^^

    ResponderEliminar
  6. A parte boa é que aqui reina a liberdade à grande:p

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Acho piada a estas pessoas que vêm aqui criticar tudo o que se escreve e depois desculpam-se com o 'mas olha que eu gosto muito do teu blog'.

    ResponderEliminar
  9. paddy:
    Porque é a realidade! Porque uma crítica não tem de ser negativa mas construtiva. Porque quem lê pode deturpar as coisas, porque lê à sua maneira. E porque como não privo com a Luna faço questão de mostrar que embora não concorde com alguns dos pontos que falou, que continuo a apreciar o que aqui leio.
    Porque ao contrário do que possas pensar e pelos vistos fazer. Nem toda a gente tem maldade nos comentários. Há quem faça críticas e seja verdadeiro sem ter segundas intenções. Há quem deseja que o seu comentário seja entendido com a finalidade do que somente lá está escrito e não com a falsa interpretação que lhe possam dar.
    E se reparares somente tu deste uma falsa/maldosa interpretação e daí sublinhar a parte final de que "
    Dito isto digo e assumo aqui que gosto do teu blogue, o que não quer dizer que concorde a 100% com o que dizes"
    Percebeste agora?
    É que é só mesmo isto que pretendo dizer, todas as tuas más interpretações deixo-as para ti.

    ResponderEliminar
  10. E fazendo o mesmo juízo de valor a mim mesma:
    Se calhar usei duas palavras que podem ser "brutas" e a intenção não era essa.

    ResponderEliminar
  11. Porque é óbvio que a Luna está a fazer generalizações, não é para ser lido literalmente.

    E como é que tem dor de cotovelo de alguém que trabalha na H&M? Não é vergonha nenhuma, mas também não é o sonho de ninguém. É, no entanto, irónico.

    Mas pronto, só estava a dizer que não é por se gostar de um blog ou se dizer isso que se tem mais direito a criticá-lo do que quem não gosta.

    ResponderEliminar
  12. Vejo o mesmo, as miúdas populares e giras, agora gordas, a passearem os filhos aqui pelo subúrbio e a trabalharem em lojas. Dor de cotovelo eu não tenho quando as vejo, pelo contrário, dou graças a Deus por não ter aquela vida (pelo menos por enquanto. E tirando a parte do gorda, que duvido que aconteça, não coloco de parte trabalhar numa loja porque...enfim, não está fácil.)

    ResponderEliminar
  13. Pronto comecamos....
    lol
    tambem posso achar?
    Acho que a Ana tem a mania de achar coisas a mais e acha que tambem percebe de psicologia a brava e depois de tentar atirar com todos os pontos abaixo, vem se desculpar, e que gosta do blog. lolol
    Depois ainda de dizer que a Luna tem dor de cotovelo e falta de humildade sem a conhecer de nenhum lado aparentemente. (acusacoes de personalidade tipo Dr. Phil muy engracadas alias) so porque ela publicou um post sobre as primeiras impressoes de Portugal, de forma generalizada e alguns considerandos pessoais...
    epa eu acho que se vcs nao tem nada de positivo a dizer nao digam...dizer que alguem tem dor de cotovelo do passado e que tem falta de humildade assumindo algo que ela nem sequer referiu que e o facto de as tais miudas -trabalharem em lojas ser uma coisa condenavel- e muito construtivo. A brava.
    epa eu ate fico gaga com isto.
    Sou so eu? nao ha cu para estes coments oh Luna...

    ResponderEliminar
  14. Os pontos 3 e 4 são frase que se ouvem repetidamente da boca de toda a gente, por isso não percebo porque é que têm logo de vir com uma atitude agressiva porque a Luna a publicou. Porque é verdade que nesta altura os shoppings entopem a qualquer hora. E, o mais estranho é que entopem noutras alturas também, todos os fins de semana, pelo menos enquanto não está tempo de ir à praia.
    Quanto às raparigas mais populares do liceu que trabalham em lojas, é uma constatação que eu tb já tive. E não é dor de cotovelo nenhum, porque tive sempre uma adolescência muito feliz e equilibrada. Nem é um disprimor trabalhar em lojas. Só que realmente quem olhava para elas naquela altura eram as maiores, pareciam melhor que todos e, afinal, hoje vemos que têm uma vida como qualquer outro. Pareceu-me, sinceramente é que Ana se sentiu atacada pelo facto. Seria uma rapariga popular no liceu, que hoje é empregada de loja e hoje tem inveja das menos populares no liceu que hoje cresceram na vida e conhecem o mundo?

    ResponderEliminar
  15. 3 factos importantes: 1º um blog está na internet, certo? por isso está ao alcance de qualquer pessoa; 2º a partir de um momento que uma pessoa cria um blog é para este ser visto e lido por qualquer um, pois se não quisesse que esse fosse lido escreveria um diário como há mais anos atrás; 3º qualquer blog tem uma caixa para os seus leitores deixarem os seus comentários, concluo, portanto, que o seu autor queira algum feed-back. Acho, então, imensa graça (not) ao facto desses comentários terem de ser positivos e só positivos e à célebre frase "só lê quem quer". Qualquer blogger tem de estar preparado para receber comentários positivos, construtivos e, também, negativos sem que para isso tenha de fazer 2 ou 3 posters a defender-se porque teve uma opinião menos boa (caso do tempo). Se não tiverem capacidade para lidar com comentários menos bons (aos quais estarão sempre sujeitos) o melhor mesmo será voltar atrás no tempo e comprar um diário (bem giro)...e com cadeado!

    ResponderEliminar
  16. Oh Sofia, mas uma coisa é criticar construtivamente e outra, completamente diferente, é criticar por criticar, sem qualquer objectivo. Se a Luna diz 'sim', devia era ter dito 'não' - se afinal diz 'não', "ai herege, devias ter dito 'sim'". Não há pachorra.

    ResponderEliminar
  17. "As raparigas mais populares do liceu, onde eu não era popular, hoje trabalham nas H&Ms e afins do shopping."

    AHAH Life's a bitch.

    ResponderEliminar
  18. Eu nem ia responder a nada, até ler a Sofia. Ó minha querida, vê-se mesmo que não me conhece. Mas acha mesmo que eu escrevo posts a justificar-me de ter uma opinião menos boa - que não é, ainda por cima, é óptima, aliás ainda ontem estive a rir-me à gargalhada com uma outra amiga emigra com a coitadice e choradice portuguesas com o tempo, haja povinho choramingão, caraças.
    O que acontece é que eu sou uma pessoa que se irrita em geral, e com a idiotice humana em particular, e depois de vez em quando dá-me vontade de escrever umas desandas a cascar, não a retratar-me, que eu não sou pessoa para me retratar.
    Ai ai, uma pessoa tem de explicar tudo.

    ResponderEliminar
  19. Não sei o que será melhor, se os posts se o que se passa aqui dentro.

    De qualquer forma vou começar a trazer pipocas para acompanhar este filme.
    E isto não é uma crítica, é um elogio.

    E olha que eu gosto muito do teu blog!

    ResponderEliminar
  20. Olá Luísa! Gosto do seu humor ácido. É o que faz o seu blogue divertido. Uma pitada de inteligência e de verdade é do que se precisa nestes tempos alienados mais que sempre. No Brasil faz 35 acima de zero. Muitos temos uma nostalgia de viver o frio lendário da Europa. É bonito de longe e de notícia. Custo a imaginar ruas e shoppings mais lotados do que por aqui. Será que aqui também não há crise? Estúpida contradição! Cristiane Gomes.

    ResponderEliminar
  21. Desde que descobri o teu blogue não resisto a espreitar, sempre que posso. Gosto da tua escrita e da forma como "vês a vida". Até breve! Já agora, um bom Natal!

    ResponderEliminar
  22. Claro que não está frio. Hoje não está frio, ontem não esteve frio. Nos dias em que os termómetros baixaram aos 6/7 graus, aí sim, esteve frio.
    Já viste a sorte que te calhou?
    Mas para país tropical ainda nos faltam a malária e o dengue. Já não deve faltar muito, é questão de esperar, já que em Copenhaga ficou tudo em águas de bacalhau.

    Boa estadia e bom Natal ;)

    ResponderEliminar
  23. Aqui no Algarve (nem toda a gente mora em Lisboa) farta-se de faltar a luz por causa do mau tempo.

    kiss

    ResponderEliminar
  24. Por acaso hoje não está frio nenhum e comparado com a Holanda então...

    ResponderEliminar
  25. Luna, que tenhas uma boa estadia em Portugal e que leves boas recordações de um Natal muito feliz. Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. O "crónicas" podia existir sem os "cromos" da caixa de comentários?
    Podia!!


    Mas (definitivamente) não era a mesma coisa!


    Feliz Natal Luna!

    Gosto muito de te ler


    Navegante

    ResponderEliminar
  27. Excelente ponto da situação, Luna.

    Achei piada sobretudo à boca das miúdas populares trabalharem nos shoppings...

    Bom Natal, Luna.

    ResponderEliminar
  28. Não acredito que comparaste a crítica construtiva à Floribella! Nãoooooooooo! Mas claro que para um blogue, quando é para usar ironia, não é a crítica construtiva que fica melhor.

    ResponderEliminar
  29. Por favor, por favor, por favor, não te tornes numa daquelas emigras que vai para fora e depois acha que em Portugal é tudo horrível. E em Lisboa faz frio, oh, se faz. Não é tanto como na Holanda mas, ainda assim, é frio para Portugal.

    ResponderEliminar
  30. Pipoca

    não acho que em Portugal seja tudo horrível, antes pelo contrário. No entanto quem cá mora parece não o ver, porque se chora tanto, mas tanto, mas tanto, que parece mesmo que vive no pior lugar à face da terra. Não há pachorra.
    Ter uma semana de frio por ano, que nem é frio se comparado com o resto dos países da europa, não é uma benesse? Uma maravilha, digo eu, mas mesmo assim as pessoas queixam-se, choram-se, ai que está frio em Dezembro, como se fosse uma coisa anormal. Não é. O que é anormal é em Dezembro estarem 15ºC às 4 da manhã e mesmo assim as pessoas chorarem-se. Mas isto digo eu, que não tenho 15ºC de máxima desde Setembro.

    ResponderEliminar
  31. XUXIDIVA:

    Acho que o teu nome, pseudo-nome, o que lhe quiseres chamar, diz tudo! Olha é como dizes: muy engraçada

    ResponderEliminar
  32. ffiffas:

    A resposta à tua pergunta final é: não. Popular: sim, qb. Trabalhar numa loja: não, tive boa oportunidade laboral e realmente nem enquanto estava a tirar o curso no ensino superior.

    A minha única questão é que acho que as mulheres gostam de falar mal, em especial das outras, e em especial se essas outras foram ou continuam a ser superiores a elas próprias. Nem me refiro em termos profissionais. Nem que seja só físico.

    ResponderEliminar
  33. ffiffas:

    O que é que é isso de conhecer o mundo?
    Refere-se a viajar?!
    Então uma pessoa que viaja é superior a outra?
    Os estudos e a formação pessoal então não contam para nada, é isso?

    E gostaria também de perceber a questão da inveja...É que contrariam a ideia de se ter inveja da que era popular mas a que trabalha na loja já pode ter inveja da que viaja...Faz sentido...sem dúvida que faz sentido.
    Mais uma vez digo: felizmente não me encaixo no perfil apresentado nem se quer no de ter inveja de alguém ser mais bonito, talentoso, rico, popular etc

    ResponderEliminar
  34. Não sei quem é a SOFIA mas subscrevo totalmente o que aqui escreveu em especial:

    "Qualquer blogger tem de estar preparado para receber comentários positivos, construtivos e, também, negativos sem que para isso tenha de fazer 2 ou 3 posters a defender-se porque teve uma opinião menos boa (caso do tempo). Se não tiverem capacidade para lidar com comentários menos bons (aos quais estarão sempre sujeitos) o melhor mesmo será voltar atrás no tempo e comprar um diário (bem giro)...e com cadeado!

    ResponderEliminar
  35. Sara:
    Comentário construtivo não significa ter de se concordar com o que foi dito, pelo contrário, é mostrar uma outra versão, a sua opinião, do que deveria ser. É somente isso.

    ResponderEliminar
  36. Pois em vivo em Portugal, e na minha terra, os termómetros nesta altura marcam os 21ºC. No Funchal, raramente baixam a menos de 15ºC, e quando o fazem, pragejo porque para mim é frio... e muito. Quando estive de férias no Nordeste brasileiro, conheci um tipo que me disse que se os termómetros baixam para uns 24ºC, 25ºC era caso pra eles andarem de gola alta. Isto para que se perceba, que as noções de quente e frio variam de pessoa pra pessoa.

    Cumptos

    ResponderEliminar
  37. Errata

    Onde se lê pragejo, deverá ler-se praguejo.

    ResponderEliminar
  38. Bernardo

    Finalmente alguém que me entende e percebe que as realidades são diferentes e que cada um adapta-se à sua, o homem é um animal de hábitos (já dizia o outro). Só um verdadeiro "cidadão do mundo" tem a capacidade de aceitar as coisas boas e más de um país sem ter de estar constantemente a criticar/ comparar. Eu também sou do Funchal mas no ano passado estava em Espanha com temperaturas baixíssimas. Acontece que a minha mãe queixava-se por telefone que estava frio, eu perguntava-lhe quantos graus estavam e dizia-me que 11º, 12º ou 13º e nunca passou-me pela cabeça dizer-lhe que ela não tem o direito a queixar-se porque onde eu estava fazia -2. Nunca lhe critiquei por um simples motivo: porque que sei que para os madeirenses (incluindo eu) 11 ou 12 graus é frio!! A isto chama-se, como já disse noutro comentário, ser-se empático.

    Luna
    "Ai ai, uma pessoa tem de explicar tudo."
    Para que conste eu não lhe pedi (nem tenho esse direito) para explicar nada, apenas disse o que penso sobre a liberdade que os seus leitores têm para opinar, seja de forma positiva,seja de forma negativa. Voçê é que, por algum motivo, sente-se sempre na "obrigação" de justificar-se e defender o que escreve através de comentários e posts quando não é obrigada a tal e é isso que não entendo...

    ResponderEliminar
  39. E ela a dar-lhe com o justificar. Quanto muito explicar, que sempre fui auto-explicativa, desde que me conheço. Justificar implica uma necessidade relativamente aos outros, e quando escrevo posts irritada não o faço perante uma necessidade relativamente aos outros, mas relativamente a mim mesma, porque me acalma. Ou seja, não é necessidade de justificar, mas vontade de destressar. Mas também não tens de entender, porque realmente não tenho nada a explicar-te, e se me apetecer escrever quatrocentos e oitenta e sete posts a falar sobre o mesmo assunto, escrevo, e quem não gosta, tem bom remédio... é só não ler. Fáciu fáciu, né?

    Quanto a ser empática, sim senhora, mas não quando não param de se chorar, que raio. Sempre a lamentar, lamentar, lamentar, sem pensar que outras pessoas estão pior e não se queixam nem metade. Não é falta de empatia, é falta de pachorra para o fado do desgraçadinho. E por mais que as pessoas no Funchal não estejam tão quentes com 13ºC, não me venham dizer que sofrem mais do que quem está com -5ºC, porque não. Queixam-se é mais, isso sim.

    ResponderEliminar
  40. LOLOL a tudo.. e realmente Portugal é um país onde não se trabalha. Mas também é um país onde empregos para determinados licenciados está quieto.. embora haja imensa gente que não quer fazer puto. Quanto ao frio. Claro que nos ultimos dias n tem estado, mas, sem forma de comparar, quando há dias as máximas foram de 7ºC, para mim, era frio; mas lá está.. n tenho como comparar, por isso é claro que acredito que, se 7ºC para mim é frio... -10ºC deve ser BEM pior. Maria Natal!

    ResponderEliminar
  41. Começo a gostar tanto dos comentários como dos posts... Isto é quase uma novela. Montes de personagens:)

    Feliz Natal
    beijo
    busycat

    ResponderEliminar
  42. Lol e continuamos....
    Ai a Ana acha? a Ana esta em pe de guerra com alguns dos comentadores do blog da Luna porque nao concordam com as coisinhas que enunciou? A Ana ainda se da ao trabalho de responder particularmente a cada um a opinar sobre o que acha? E o meu pseudo-nome diz tudo? Isso tambem faz parte da sua nocao do que a Ana acha de muy construtiva critica?
    Como se eu tivesse interessada no que a menina Ana acha da minha pessoa, ou como quem diz na minha terra, as if I would give a flying F* about what she thinks about me.....

    ResponderEliminar
  43. só tenho a dizer que tá un frio de rachar! :D

    ResponderEliminar
  44. Subscrevo a Alice.
    Está um frio do caralho.

    ResponderEliminar
  45. Luna,

    Feliz Natal! (Atrasadito)

    F*** Them!

    Ah... Passei todo o dia de Natal na rua. Estou metida na cama com lençóis de flanela, três edrodons, Pijama polar, botija de àgua quente e ainda não aqueci!

    Dera-me ter essas "defesas nórdicas"!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  46. Ahhhhhhhh! :) Muito bom!

    Só agora li, vou ver os comentários. Pelo número já me cheira a sarrabulho!
    O Natal é lindo para algumas pessoas, não é? :)

    ResponderEliminar
  47. Fiquei a meio a li na diagonal. O que para aqui vai, minha Nossa Senhora!

    Luna, proponho um exercício de generosidade perversa: quando nos sair o euromilhões oferecemos um fim-de-semana compleamente GRATES em Dezembro e em Moscovo. Num hotel rasca, de preferência. Vai ser uma corrida à vodca para aquecer! :)
    (Munique também serve, que tem temperaturas absurdamente frias para a Europa Central).

    O assunto temperaturas põe-nos a ferver ás duas, pronto. O mal desta gente é que só viaja em pacote, para ir uma semana para as Caraíbas baratuchas, em hotéis pejados de famílias portuguesas a encherem os tupperwares para levarem para os quartos e com fedelhos aos gritos. E antes que venham já atacar-me, isto era só uma generalização, o carapuço não serve a toda a gente.

    Experimentem estar em NY com -11ºC e um wind chill de -16, saídas da ópera e desesperadas para apanhar um táxi. Experimentem, principalmente, estar em Munique ou Cracóvia no Inverno, como eu já estive, com -15 e de visita a Dachau e Auschwitz, e lembrar quem lá passou e não estava bem agasalhado, de botas, dois pares de meias, luvas, cacehcol e o diabo a quatro, tendo apenas uma serapilheira tosca e um cobertor a dividir por vários, tamancos de madeira nos pés.

    Só para a Luna: achei muita graça à imagem das meninas da H&M. O meu grupo do Liceu deve ser realmente de gente muito especial :)

    ResponderEliminar
  48. P.S. Houve por aqui umas falhas de teclas e acentos ao contrário, sorry.

    ResponderEliminar
  49. Quanto à temperatura embora concorde que não está frio por aí além e que em Portugal é verdade que se dramatiza um pouquinho, acrescento que Portugal não é só Lisboa e por exemplo na terra Natal dos meus avós costuma estar no inverno em regra menos 10º graus que em Lisboa, logo se em Lisboa estão 9º como têm estado, lá estarão -1º e sempre que vou lá no inverno, sinto realmente muito frio, mais frio num fim de semana, do que em todo o inverno em Lisboa. então à noite ou pela madrugada é um frio terrível, -3ª a -5º. é verdade que é uma das vilas mais frias de Portugal, mas em Portugal há frio a sério. nós lisboetas é que somos uns sortudos.
    Eu gostei da constatação de que as miúdas populares no liceu trabalham nas H&M e afins, pode ser pedantismo mas eu subscrevo...

    ResponderEliminar
  50. Teresa

    os tempos são outros, e no meu ser boa aluna não era normalmente sinónimo de popularidade. Especialmente numa escola onde houve 7 positivas no exame nacional de matemática. The usual cliché. Tão cliché que até dei explicações ao rapaz mais popular da escola, que só não trabalha hoje na H&M também porque se tornou futebolista profissional. hahahah

    Hierra

    repara que eu digo sempre Lisboa, por isso mesmo. Geralmente os Lisboetas tendem a generalizar e dizer Portugal quando na verdade se referem a Lisboa, e tentei evitar cair nesse erro. Se falarmos em Bragança ou Vila-real, ou na Guarda, aí sim está frio, mas não em Lisboa, embora seja onde as pessoas mais se queixam.

    ResponderEliminar
  51. Ana,
    continue a detorpar o que as pessoas dizem... Apenas foi "referida" a inveja como contraponto ao que tinha referido antes... quem falou em inveja primeiro?
    Se fez juízos de valor com base no que estava escrito no post, eu fiz com base no seu comentário, parece-lhe injusto?

    ResponderEliminar