24 de fevereiro de 2005

Comentadores Natos


Por vezes tenho o mau hábito de ir cuscar os comentários de outros blogs, mesmo que nem vá comentar, só por curiosidade de saber o que certas alminhas vão dizer. Sei que irei encontrar comentários interessantes e outros nem tanto, mas através de uma leitura assídua das várias intervenções, posso quase atrever-me a um estudo sociológico da blogosfera.

A maioria dos leitores habituais – e normais! – de um blog consultam-no diariamente, ou quase, lendo atentamente os últimos posts e comentando quando acham pertinente, quer seja por gostarem especialmente de certo texto ou por quererem contribuir com uma perspectiva pessoal. E depois existem os outros…

Tenho reparado que, em certos blogs, existem habitués, melguinhas que comentam todos os posts, por tudo e por nada, sem razão nenhuma aparente, e sem dizer nada de jeito, o que não deixa de ser um fenómeno curioso. Já reflecti sobre o assunto, tentando encontrar razões lógicas para se comentar todos os posts, todos os dias, com frases do género: “hehehe/lol/gargalhadas”; “beijos/bjs/bjinhos”; “:)/;)/:D” e outras mais sem qualquer sentido. Ainda não obtive resultados conclusivos.

No início ainda pensei que fosse uma forma de chamar a atenção, de modo ao comentador, também blogger, ser premiado com um link – é um truque legítimo e uma forma inteligente de fazer publicidade. No entanto, a teoria desfaz-se pela vacuidade dos comentários em questão, que em nada contribuem para suscitar interesse no blog e, por outro lado, por verificar muitas vezes a já existência de um link. Voltamos ao zero.

Continuo intrigada, e desconfiada de uma qualquer psicopatia, mas pode ser apenas algum fraquinho pelo autor do blog comentado, que até parece giro/gira na foto, alguma ilusão romântica ou obsessão por amor virtual. Não sei…

Quem tiver teorias, pode contribuir.

8 comentários:

  1. A "Wind", por exemplo, é um dos casos mais curiosos da blogosfera. Não faço ideia de quantos blogues visitará por dia, de certeza que muitos... e em todos eles deixa um "comentário".

    Tal, talvez prove que existem "pactos" que não são feitos com o consentimento do(s) outro(s).

    Admiração? Fuga? Fantasia?... Pode estar em jogo uma imensa profundidade, apesar da "aparente" superficialidade.

    ResponderEliminar
  2. Que perspicácia! Foi sem dúvida a minha maior inspiração, mas há muitos mais... Se receber mais teorias, publico-as no próximo post, em jeito de plágio: "O Crónicas das Horas Perdidas feito pelos seus leitores".

    ResponderEliminar
  3. na minha qualidade de psicopata obcessivo tornei-me, na onda de melguinha, um leitor deste blog, talvez pela vontade enorme que me possui ver outros blogs com um link meu ou pq achei piada ao simples facto de, na tua foto, dar-me a parecer que tens bigode... com todo o respeito... não passa de uma parvoice criada como forma de atrair pessoas ao meu blog... ou não... bah.

    ResponderEliminar
  4. El pibo, espero que tenhas noção de que, por tua causa mudei de foto!

    ResponderEliminar
  5. : ) (tinha-me esquecido deste no comment anterior... lololol (e deste tb)

    a foto tá bem melhor... mas agora faz lembrar uma lula...

    ResponderEliminar
  6. Pronto, desisto...

    Ou tiro a foto ou tenho de arranjar uma melhor!

    ResponderEliminar
  7. tira, tira... ou então porque não fazes como achas melhor???

    ResponderEliminar
  8. Angela, claro que todos gostamos de comentários, e é normal comentar "hehehe/lol/etc" qdo é algo para rir, mas ver centenas de comentários da mesma pessoa, a todos os posts dum blog, sem excederem uma palavra e muitas vezes sem qualquer sentido e ajuste ao texto, fez despertar o meu mau feitio. ;)

    ResponderEliminar