29 de setembro de 2005

Mais uma vez a eterna questão: apagar ou não comentários?

Sempre fui contra apagar comentários, acho uma cobardia e falta de carácter apagar a opinião dos outros só porque não nos agrada ou foge do estilo encorajador a que nos fomos habituando. No entanto tenho vindo a reparar que se tornou prática comum entre bloggers que desejam dos comentários apenas uma graxa constante e nunca opiniões sinceras, e por isso apagam tudo o que fuja ao "lindo, escreves muito bem" ou "este texto é muito profundo", e resumam com sinceridade a avaliação objectiva do que foi escrito: este texto é uma merda.
Porque no dia a dia não anda toda a gente a passar-nos a mão pela cabeça e a dizer: "muito bem", "assim é que é", "continua!". A realidade é muito mais complexa e muito mais cruel, e teremos que aprender a aceitar críticas todos os dias se queremos crescer.
Já escrevi sobre isto e já afirmei que apago comentários sem dó nem piedade. Mas com critérios muito bem delineados. Não apago comentários apenas por me serem desfavoráveis ou discordarem de mim. Apago apenas aqueles onde insistentemente me dizem que me odeiam e me chamam puta, ou fazem troça de sentimentos e acontecimentos demasiado dolorosos para que o possa tolerar. Mais nada. Tudo o resto fica cá, intocado, aberto a discussão.
Pena que muitos bloggers não saibam ainda distinguir material ofensivo de uma crítica.
* Inspirado nalgumas visitas dos Pelintras que tenho acompanhado.

11 comentários:

  1. Luna,

    apesar de ser um leitor bastante recente do teu blog, posso afirmar que gosto bastante da qualidade e do conteúdo dos textos que aqui tenho lido porque têm sentimento sem serem sentimentalistas (não, não estou a passar-te a mão pela cabeça - não precisas!). Por isso acho que deves apagar de forma implacável TODOS os comentários que não estiverem ao nível do teu blog.

    Nota que, quando eu falo em comentários com nível, não me refiro ao facto dos comentários serem "bonzinhos" ou "filhos da puta", referiro-me à forma como ele são feitos. Mais vale ficares com um comentário "filho da puta" escrito de uma forma inteligente, do que com um comentário "bonzinho" a tresandar a lamechice.

    Great people talk about ideas,
    average people talk about things,
    and small people talk about other people.
    Tobias S. Gibson

    ResponderEliminar
  2. Exactamente! Na verdade alguns dos meus amiguinhos blogosféricos começaram por vir aqui criticar-me e questionar-me regularmente - yes, tou a falar de vocês Vampirito e Blackito - tendo-se gerado por vezes discussões muito interessantes, ainda que cansativas.

    O que não gosto de ver é a forma como certos bloggers apagam comentários, simplesmente porque lhes não são favoráveis ou por manifestarem alguma discordância com as ideias apresentadas. Acho uma atitude profundamente cobarde e muitíssimo infantil.

    Claro que sou a favor da censura quando os comentários se tornam insistentemente hostis e ofensivos e ordinários, porque ninguém tem de tolerar ofensas pessoais ou faltas de educação.

    ResponderEliminar
  3. Tendo em conta o objectivo primordial dos blogs, não faz grande sentido andar a apagar comentários nem mesmo os depreciativos porque até esses demonstram a relevância do conteúdo do blog. Mas mesmo assim, e porque tu não és uma santa, deves erradicar todos os comentários badalhocos (por uma questão de asseio do próprio blog) esbuçando sempre um sorriso por estares a apagar um comentário que, apesar de indigno de ser lido, foi escrito por um helminto que foi incapaz de ficar calado.

    ResponderEliminar
  4. Luna, tive agora mesmo um momento único, bem divertido, ao visitar os pelintras e os seus dois ódios de estimação. Percebo muito bem as críticas porque aquele "estilo" de prosa poética dá-me umas certas náuseas, mas desgraçados do Hugo e da Mónica que não têm sossego : )
    Quanto a apagar comentários - coisa que nunca tive de fazer - percebo bem os teus alvos. Não apagas opiniões mas ofensas que vão além do razoável. Isto é teu e as caixas de comentários ajudam a fazer o blog, devem lá estar. Por isso não condeno a censura quando dirigida ao lixo.

    ResponderEliminar
  5. hehe ;)
    E conhecendo eu bem quase todos os malandrecos em questão, sei que as vítimas não seriam vítimas tão recorrentes se não apagassem os comentários tão ostensivamente. Agora vão levar com eles por uns tempos, que conheço as peças - aliás, como disse anteriormente, também eu fui um bocadito atacada por eles (antes de criarem os pelintras) logo de início...

    ResponderEliminar
  6. Aplaudido! Já agora, gosto muito dos textos, escreves muito bem, és uma miúda impecável, casas comigo?

    ResponderEliminar
  7. Já tou farta de te dizer que sim. Só tou à espera da porra do anel!

    ResponderEliminar
  8. Luna,
    eu tenho acompanhado um pouco o que se tem passado por aqui com os comentários.

    O único conselho que te posso dar é que apagues o que tens de apagar e desvalorises o caso.

    Eu, por norma, apago:
    - publicidade;
    - comentários fora de contexto (estes depois de dar um aviso);
    - insultos (ainda recentemente apaguei um que era um insulto a outra pessoa de outro blog).

    Não apago os de opinião contrária. Se vir que as pessoas têm opinião contrária e sabem argumentar, até sou capaz de discutir os argumentos. Se é uma pessoa que discorda apenas porque sim, então desvalorizo, mas não apago, a menos que entrem no nível do insulto.

    ResponderEliminar
  9. Sôr JOrge Morais, tem ali um espaço engraçado... fora uma ou outra coisa... gostei bastante de umas ideias que por lá tem...

    ResponderEliminar
  10. Casa contigo, ó pelintra?
    Mas tu não vês que não tens hipóteses, ó medula negra?

    Já agora, eu apago também alguns insultos. SE forem feitos com classe, deixo ficar.

    ResponderEliminar
  11. Sô Jorge? Isso faz-me lembrar o Sô Zé, ex-bombista e bruxo profissional. LOL
    Mas vai aparecendo e opina. E trata-me por tu, eu só tenho 32 anos...

    (Luna, desculpa o diálogo)

    ResponderEliminar