18 de setembro de 2005

Regras da convivência social

Acho que vou começar a dizer que trabalho na Zara ou sou operadora de telemarketing. E se quiser subir mesmo a sério na cadeia alimentar, que trabalho à noite num bar. Uau! Sempre vende mais que a biotecnologia, e possivelmente dará para fazer maior conversa com recém-conhecidos. Tou um bocado farta de chegar à parte do "então e tu, o que é que fazes?" e do olhar de ignorância e reprovação: "Croma!" após a resposta.

10 comentários:

  1. A mim dizem-se sempre que estudo para aprender a cavar batatas, acho que tiveste uma boa ideia.
    Jokas

    ResponderEliminar
  2. Rei ubu-kowiski, permita-me discordar mas a palavra biotecnologia é formada por três pequenas palavras de origem grega:

    bio significa vida
    tecnos representa o uso prático da ciência
    logos significa conhecimento

    De acordo com o dicionário, a palavra biotecnologia tem o seguinte significado: aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, etc. Simplificando, nada mais é do que a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos.

    A palavra biotecnologia só começou a ser utilizada no século XX, mas suas técnicas já existiam há muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C.. Naquela época, o homem já fabricava vinho, cerveja, pão, queijo e outros produtos que eram feitos por meio da fermentação. De lá pra cá, muitas técnicas foram desenvolvidas em várias áreas diferentes. Hoje em dia, a biotecnologia já abrange a agricultura, a medicina, as indústrias farmacêutica e têxtil, entre outras áreas.

    Foi depois dos anos 70, com cientistas americanos, que a biotecnologia concentrou suas atenções nas pesquisas com o DNA (material genético) e com isso foi possível criar os organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos. Depois de conseguir transferir genes de uma espécie para outra, foi possível evoluir as técnicas para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas e outros produtos.

    Por meio de pesquisas, os cientistas podem usar a biotecnologia e a modificação dos genes para, por exemplo, transformar um alimento convencional em outro que seja mais tolerante aos herbicidas, ou desenvolver variedades de produtos enriquecidos nutricionalmente, ou ainda que ajudem os seres humanos no combate a determinadas doenças.

    Não, não é magia, é biotecnologia!

    Poderia desenvolver muito mais, mas não quero que ninguém pense que sou um cromo, aliás trabalho na Zara, quem me disse isto foi a minha colega do Boticário.

    ResponderEliminar
  3. Saltarás os preliminares. Acho bem.

    ResponderEliminar
  4. Já agora, e para esclarecer mais um pouco: se a definição de «bios» apontada pelo Pita é adequada, as de «téchnē» e de «logos» são extremamente redutoras.

    «-tecno-», elemento de origem grega que traduz as ideias de arte, ciência, ofício, habilidade, tem a sua origem etimológica em «téchnē», cujo significado está intimamente ligado às artes manuais, à indústria e ao seu exercício, à habilidade de fazer qualquer coisa, à criação e ao produto de uma arte. Daí advém o «technikós», que chega ao português «técnico» através do latino «technĭcu-».

    Apesar de bastante abrangente, «téchnē» é essencialmente sinónimo de arte, no sentido de habilidade através da qual é possível obter voluntariamente um determinado resultado. Habilidade que pode derivar da experiência vulgar ou da imitação, quer do conhecimento de procedimentos codificados, quer de um saber científico (mas não apenas de um saber científico!).

    Está mais próxima da ideia actual de «actividade artesanal» do que de «actividade artística», pois visa mais a eficácia e a utilidade do que propriamente uma finalidade estética.

    Como já referi n’Os Pelintras, a tradução mais aproximada de «logos» que o latim conseguiu foi «palavra» (verbum). Como apontei então:
    “enquanto «verbo» significa «palavra» (signo gráfico, que sugere a existência de uma ideia), o logos vai além disso. Significa não apenas o pensamento, a razão (como muitos boa gente anda para aí a dizer), como também a expressão desse mesmo pensamento. Significa, simultaneamente, «raciocínio», «relação» e «palavra/discurso». Logos é um pensamento que se expressa e a expressão de um pensamento. É a ideia/palavra!” (Cf. http://os-pelintras.blogspot.com/2005/09/sobre-as-ideias-e-as-palavras.html)

    O vocábulo «tecnologia», do qual «bio», neste caso, é um apêndice, já existia na Grécia (technológia) e traduz um tratado ou dissertação que apresenta (expressa) as regras de uma arte. O seu significado comum actual não se alterou muito e passa por definir um conjunto de procedimentos técnicos, de métodos, de conhecimentos, de habilidades próprios de uma área de conhecimento específica ou de um ofício.

    Quanto ao tema central, não poderás ser enfermeira? Ui, ui, de bata branca, toda asseadinha.

    ResponderEliminar
  5. foi então que eu lhe disse... "não volto a fazer amor contigo..."

    ResponderEliminar
  6. fdx... eu é que estou todo queimado??? vê lá os comentários desta gente toda acima e vem cá falar de quem é qeu está queimado...

    ResponderEliminar
  7. Linda!
    pensa assim, se não fosse a biotecnologia que estudaste estes anos todos, nunca teríamos ficado em 1º no trivial persuit!! lolololol tou a brincar!

    És o que és e quem não gostar que ponha à beira do prato!

    ResponderEliminar
  8. nop, simplesmente não devias ter decote...

    ResponderEliminar