19 de abril de 2006

Os traumas

Hoje em dia já ninguém fica triste. Ninguém leva a sério um desgosto se não se ficar no mínimo traumatizado e se tiver de recorrer a ajuda psiquiátrica. Uma depressão também calha bem. Tristeza só, é pouco. Hoje em dia não se está preparado para lidar com a perda, que é tão natural como incontornável e uma constante na vida. E já não se aceita a morte como sua consequência e parte do seu percurso natural.
Lembro-me do ar desconfiado com que me perguntavam se estava bem após a morte da minha mãe, possivelmente esperando manifestações de desespero e desequilíbrio emocional. Talvez me julgassem insensível por não ter perdido a razão nem a serenidade. Por não ter desabado e desenvolvido qualquer distúrbio alimentar. Tristeza só, é pouco, não basta. E era tão difícil explicar que me sentia apenas profundamente triste e com uma saudade enorme que me apertava o peito e me sufoca ainda por vezes até hoje. Saudade das conversas e do dia-a-dia corriqueiro, do colo onde deitava a cabeça e das mãos que ma afagavam e dos dedos que me entrelaçavam os cabelos enquanto víamos a novela.
Sei que passará muito tempo até que volte a deitar a cabeça num colo e volte a deixar que outros dedos me entrelacem o cabelo, mas deixo o tempo fazer o seu trabalho e não preciso de um psicólogo para me dizer que é assim.

9 comentários:

  1. Sabes, acho é que a alguns psicólogos não fazia mal nenhum lerem estas tuas palavras.

    ResponderEliminar
  2. E às vezes é só mesmo o tempo. E às vezes, também, a tristeza nunca passa. Mas aprendemos a viver com ela e só nós podemos conquistar esse caminho.

    ResponderEliminar
  3. Os psicólogos não tem uma varinha de condão que faz atenuar a dor. Eles fazem sim, muitas vezes, é ajudar a encurtar o tempo.. o tempo que vai atenuando a dor. Mas nem toda a gente precisa desta ajuda. Há quem tenha maior capacidade de fazer o luto, mas há quem não o consiga fazer.. e é para isso que servem os psis.. para ajudar quem pede ajuda.

    ResponderEliminar
  4. 'Hoje em dia ninguém fica triste'. Se me permites a nuance: 'Hoje em dia é proibido estar triste'.

    ResponderEliminar
  5. Senti um leve arrepio ao ler..

    [ ]

    ResponderEliminar
  6. Disseste tudo, sei o que sentes!

    qualquer coisa apita... já sabes!

    ResponderEliminar
  7. Olá Luna.
    Gostei como sempre de ler as tuas palavras que trazem sempre algo que devemos reter...
    Eu também apanhei um grande desgosto quando perdi uma pessoa muito querida, pensei que tinha desabado tudo fiquei sem uma razão nem sentido para viver. São daquelas coisas que uma pessoa fica emocionalmente muito debilitada e mal.
    Eu felizmente tenho muitos amigos e amigas que tiveram sempre presentes e sempre dispostos para qualquer ajuda só que, achei que não deveria estar sempre a chorar, desabafar, contar repetidamente as minhas magoas, saudades e desesperos por isso, optei por uma ajuda no psicólogo e foi graças à sua ajuda e ao seu empenho, quase semanal, que ultrapassei as principais fases do luto de perder a pessoa que tanto amamos e que escolhemos para a eternidade.
    Como tu dizes e muito bem ficamos "...com uma saudade enorme que me apertava o peito e me sufoca ainda por vezes até hoje".
    Foi apenas um desabafo!
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Querido Shark, cada pessoa tem a sua forma de reagir e de passar pelos problemas. Cada pessoa tem de ser capaz de pedir ajuda se necessitar dela. Eu achei que não precisava, mas não condeno quem a procure. Temos de nos esforçar por curar as feridas, seja lá por que caminho que fôr.

    ResponderEliminar