1 de novembro de 2006

Como eu adoro esclarecimentos

O post anterior não pretende qualquer tipo de provocação. Nem a tal me atreveria, por não querer cair no ridículo de já a formiga ter catarro. Mais que não seja por uma questão de respeito e educação. O texto anterior é apenas a minha posição sobre uma polémica que ciclicamente volta à baila na blogosfera: o anonimato. Referi o texto de Francisco José Viegas apenas por se debruçar sobre esse assunto, e bastante bem, na minha opinião, apesar de discordar parcialmente.
Concordo que um blog anónimo nunca poderá ter grande credibilidade, respeitabilidade, autoridade e outras coisas acabadas em ade, no entanto parece-me irrelevante quando se não tem quaisquer pretensões literárias, políticas ou jornalísticas, como é o meu caso. Que diferença faz eu ser Ana Silva ou Luna? Absolutamente nenhuma. No entanto isto deixa de ser verdade quando se pretende de algum modo afectar opiniões, lançar boatos, causar polémicas e tanto mais quando se fazem acusações graves sob a capa de um nick inidentificável. E nesse caso sim, parece-me que a afirmação anónima deverá ser destituída de qualquer crédito.

3 comentários:

  1. Mas...anónimos não seremos nós todos, já que não temos a sorte afortunada(?) de pertencer aos iluminados dos publicáveis?!? :=>

    Oh c'um caraças, como mt bem diz aqui a Luna, que diferença faz para este blog se a sua autora é a Ana ou a Manecas???? Quem conhece a Ana, ou a Manecas, pra lá do mais ou menos pequeno círculo das amizades...?

    Que 'culpa' temos nós, os anónimos, se não escrevemos em jornais, em revistas; ou não aparecemos num qq big_brother; ou se ainda não publicámos o livro da ordem?

    Mas q mania de xingar os anónimos! A questão é só uma: virtual, ou sem ser virtual, há pessoas honestas e outras q o não são...e depois?!? Neste caso, dos blogs,o que interessa é o q está escrito...há uma cambada de parolos q escreve patacoadas, ok e depois? É fácil... ignora-se! Não tivessem, os senhores jornalistas, o tico_&_o_teco avariados e nem teriam dado cobertura ao tal blog do suposto plágio 'equatoriano'...mas o povaréu pede 'sangue' e a belíssima comunicação social q temos dá-lho! Só isso!

    (desculpa lá ter-me alongado, mas...passei-me!)

    ResponderEliminar
  2. Um blogue pode ser bom ou mau independentemente da identificação ou não do bloguista.
    Para mais, quem me diz a mim que a Ana Castro ou o Francisco Viegas não são pseudónimos? Não lhes vejo o BI ou qualquer outro documento identificativo....O blogue deixa de ser anónimo só porque lhe chamam um nome próprio?
    Por isso continuarei a ler os que me agradarem sejam escritos por quem forem. O importante é mesmo o conteúdo e dá-me igual que critiquem e zurzam em quem quer que seja desde que o façam com qualidade e fundamento.
    Eu por exemplo faço uns biscates de agente secreto e por razões de segurança não posso revelar a minha identidade...Tal como os diplomatas que escrevem sobre gastronomia e não o revelam por pudor ... ;)))

    ResponderEliminar
  3. Ainda relativamente ao pudor dos tais diplomatas só vejo fundamento no facto de que possam ter receio de que o povo (que lhes paga) ache que eles não fazem outra coisa senão andar em cocktails, almoçaradas e jantaradas e por isso os seus interesses bloguistas tenham dado na gastronomia....Honi soit...;)))

    P.S. - E as minhas saudações à amok_she com quem concordo.

    ResponderEliminar