14 de dezembro de 2006

Vamos lá dizer mal da Scarlett Johansson

Lá tá ela, de nariz entupido, mas miraculosamente, de boca fechada (não devia estar a respirar nesta parte)

Toda a gente (que me conhece) sabe que eu embirro de morte com a loirinha maravilha da sétima arte. Não que eu tenha alguma coisa contra a rapariga, coitada, mas o exagero da idolatria começa a enervar-me, principalmente porque não o compreendo - e não, não é meramente por inveja, ainda que desconfie que a dita se safe muito melhor na vida do que eu.
Ora, ao contrário dos homens as mulheres sabem avaliar mulheres, com a vantagem de que, sendo heterossexuais - que eu sou -, conseguem distanciar-se e julgá-las sem a pressão de lhes querer saltar para cima e desta forma analisar a sua beleza independentemente da atracção sexual que exercem.
Como diz o Poeta, É preciso Que haja qualquer coisa de dança, qualquer coisa de haute couture; que súbito Tenha-se a impressão de ver uma garça apenas pousada e que um rosto Adquira de vez em quando essa cor so encontrável no terceiro minuto da aurora; e que se acaricie nuns braços Alguma coisa além da carne; Seja leve como um resto de nuvem, (olhos) que olhem com certa maldade inocente, Uma boca Fresca (nunca úmida!), É preciso que as extremidades sejam magras; que uns ossos Despontem; Preferíveis sem dúvida os pescoços longos De forma que a cabeça dê por vezes a impressão De nada ter a ver com o corpo; e que seus seios Sejam uma expressão greco-romana; Sobremodo pertinaz é estarem a caveira e a coluna vertebral Levemente à mostra; e que exista um grande latifúndio dorsal!; Pés e mãos devem conter elementos góticos Discretos; Os olhos, que sejam de preferência grandes E de rotação pelo menos tão lenta quanto a da Terra; Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que, se se fechar os olhos Ao abri-los ela não mais estará presente; Não importa em que circunstâncias, a sua infinita volubilidade De pássaro; e que acariciada no fundo de si mesma Transforme-se em fera sem perder sua graça de ave; e que exale sempre O impossível perfume; e destile sempre O embriagante mel; e cante sempre o inaudível canto Da sua combustão; e não deixe de ser nunca a eterna dançarina Do efêmero; e em sua incalculável imperfeição Constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável.
Como digo eu, é preciso algo de etéreo, de inatingível, uma pitada de doçura por vezes raiada de candura quase pueril, um traço de trágico e de fado que dá às mulheres um olhar intenso de dor já vivida. Olho para a Scarlett e nada, é muito bonita e boazona sim senhor, mas não lhe encontro nada de transcendental, a não ser o tenho uma vagina estampado no rosto, mas isso, grande coisa!, era capaz de jurar que qualquer mulher tem uma. E mamas também. Pronto, assim como aquelas nem todas as mulheres têm, eu por exemplo só tive a partir dos 24 anos e mesmo assim não são grande coisa, ainda assim acho exagerada tanta devoção.
Mas adiante, observando a Scarlett, a primeira coisa que me salta à vista - não, não são as mamas - é o facto de nunca fechar a boca, que além de lhe dar um ar constantemente espantado - já viram A Rapariga do Brinco de Pérola, passa o filme com a boca entreaberta e olhar bovino que me queriam convencer ser um ar inteligente e curioso pelo mundo em seu redor, cruz credo! - ainda me parece sempre que está com o nariz entupido, o que geralmente faz com que as pessoas inclinem ligeiramente a cabeça para trás avançando um pouco o maxilar de modo a libertar a zona da laringe e desta forma permitir respirar melhor pela boca. No fundo acho que tudo seria resolvido com uma boa dose de nasex, e voltavam a estabelecer-se prioridades, tornando a moça a sex-symbol mediana dando espaço a tantas outras não menos merecedoras.
Além do mais acho-a um bocado bimbinha, o que se pode fazer? Ultimamente até tem aparecido um bocadito mais apresentável, mas tem tido aparições de bradar aos céus de tanto mau gosto (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui)! Mas será que ninguém que goste dela a vê antes de saír de casa assim vestida para impedir a catástrofe? Muito mau...
É um bocado como a Celine Dion, assim como já toda a gente percebeu que tem boa voz - para quê continuar a gritar? - também já todos percebemos que a Scarlett tem mamas, será mesmo necessário continuar a mostrar?
**Não resisto a deixar aqui uma fotozita da gaiata em biquini sem photoshop.

19 comentários:

  1. Tenho a mesma opinião no que se refere a Scarlett Johanson enquanto mulher. É caso para dizer: "tirou-me as palavras da boca"!
    Adorei a sua escolha de mulheres para, de alguma forma, dar imagem ao poema e reforçar a sua opinião. Muito bom...muito bom mesmo!
    Gosto da Scarlett Johanson enquanto actriz e sigo os filmes que ela tem feito. Acho que é uma boa actriz.
    Não concordo com a sua observação no que se refere ao desempenho dela no filme "A Rapariga do Brinco de Perola". A questão não me parece ser se ela transmite um ar inteligente e curioso pelo mundo em seu redor. A postura dela é evolutiva durante o filme até porque, através deste trabalho com o pintor, ela é colocada no mundo dos "adultos" onde ela própria descobre a sua sexualidade e todo um mundo que a chama para ser descoberto. Dia após dia há uma maior associação de causas e efeitos onde ela própria se deixa embalar.
    Eu não sei se isso se trataria com uma boa dose de nasex, aquilo que sinto é que muitas das vezes temos uma 'menina' que de repente se vê mulher pelo despertar e pelas sensações. A falta de nasex talvez seja sinónimo daquela linha tenue de quem passa de uma fase para a outra..e essa fase do mundo exterior (para além dela), do adulto, como ainda não está solidificada, temos a nitida sensação que a personagem sofre oscilações entre o querer e a negação do novo.

    ResponderEliminar
  2. Onda: a boca aberta não é só naquele filme, é constante, é a chamada boquinha de broche.
    Quanto ao filme: odiei. Achei tudo pouquissimo crível, principalmente a perda da vingindade contra o poste de uma jovem luterana em cerca de 1600, principalmente quando momentos antes se recusou terminantemente a mostrar o cabelo...

    ResponderEliminar
  3. "Achei tudo pouquissimo crível, principalmente a perda da vingindade contra o poste de uma jovem luterana em cerca de 1600"


    Luna Luna Luna... Como pensas tu as jovens do tempo perdiam a virgindade? A seguir vais dizer que iam todas virgens para o casamento... AHAHAH

    Maldita a hora que abri o teu blog. Para ver dizimares desta maneira a pobre da Scarlett. Até eu fiquei a pensar duas vezes... se te apanho não sei o que te faço... eheheh

    ResponderEliminar
  4. Compreendo a sua opinião relativamente à chamada boquinha de broche, mas se pegarmos em exemplos como uma Marilyn Monroe (má actriz) que é conhecida, para além da sua sensualidade, pela sua voz dengosa e todos aqueles maneirismos; uma Betty Davis onde muitas vezes personificava o mal, onde os olhos eram uma marca 'registada'; uma Katharine Hepburn com aquela voz rouca que transmitia independencia,rebeldia... uma mulher fálica (no melhor dos sentido)...e muitas outras actrizes que podia dar como exemplo.
    O que quero dizer é que a boquinha de broche de Scarlett não é mais nem menos do que uma das caracteristicas que a definem enquanto actriz, enquanto simbolo sexual.
    Se se gosta ou não dela enquanto actriz....bem, isso é outra conversa.

    ResponderEliminar
  5. Adoro-a no lost in translation. É uma miúda gira sem ser, de facto, incrível em aspecto nenhum. Isso dá mais piada ao triunfo dela no mundo da sétima arte. Não percebo tanta embirração. Mas quem sou eu para dizer isto, que durante anos não suportei ver a Meryl Streep nos ecrãs e hoje considero-a uma actriz divinal. Todos temos as nossas pancas. Respeite-se a tua.

    ResponderEliminar
  6. Cara Luna:

    Parece-me injusta esta sua crítica a Scarlett Johansson. Mas como referiu, trata-se de uma «birra» ("Toda a gente ...sabe que eu embirro de morte com a loirinha maravilha da sétima arte"), e as birras são, por natureza, muitas vezes injustas e mesmo irracionais. Eu também as tenho. Aliás "embirro de morte" com Julia Roberts! Que raio de mulher! Não suporto ver um filme com ela no elenco.
    Mas adiante. A Scarlett é uma boa actriz, e bastante eclética. Note que em A Ilha, anda aos tiros e em perseguições de carro a alta velocidade. Conseguiu trabalhar com Woody Allen, em Match Point (que excelente filme!); e contracenou em A Love Song for Bobby Long (outro grande filme) com Travolta. Tudo boas interpretações, a somar às do filme que refere na posta e ao Lost in Translation, filme que a lançou na ribalta. Tenho é saudades de ver o excelente actor Bill Murray...
    Assim a sua birra só se pode fundar (sé é que as birras têm fundamento) em aspectos triviais...
    Se calhar, só contando estes dois últimos filmes, até se compreenderá as suas reservas...
    Mas claro está, a euforia e endeusamento em volta dela poderá chegar a limites insuportáveis, para ela, e para os seus admiradores moderados. Há muita boa gente que se perde devido a isso.

    Cumprimentos

    P.S.: ah!!e o poema associando certas palavras a actrizes está magnífico! Boa escolha!

    ResponderEliminar
  7. (não li os comentários anteriores.)

    Ó Luna, ela não é muito bonita ou boazona; ela é atraente. Deve ser raro o homem que não olharia duas vezes para ela. Se quero ir para a cama com ela e com a sua boca de broche? Não tenho curiosidade nenhuma.

    ResponderEliminar
  8. Ninguém me ouviu falar aqui do seu trabalho como actriz: eu até a acho boa actriz. O que me enerva é o endeusamento. Há muito boas actrizes, e melhores, que no entanto não são constantemente referidas.
    Eu qualquer dia vomito só de ouvir o nome Scarlett...

    ResponderEliminar
  9. Olha e o que gosto mais na fotozita do "bequine" é mesmo a borbulhita na barriguita da gaiata..

    ResponderEliminar
  10. Por acaso, até gosto da rapariga, tem entrado uns filmes porreiros e até tem jeito prá coisa... Engraçado foi mencionares o "A Rapariga do Brinco de Pérola", que vi há uns tempos atrás e foi o único onde não a gostei de ver...por causa dos lábios..os lábios! Não sei que raio fizeram aos lábios da rapariga, mas estavam grotescos! O mais estranho é que, apesar da confusão que aquilo me estava a fazer, não conseguia desviar o olhar da boca dela......

    ResponderEliminar
  11. Luna,
    Assino por cima, por baixo, na margem esquerda e na direita também, se apagares a parte em que dizes que é muito bonita.
    O consenso sobre a beleza e sensualidade é de tal ordem que admito ser meu o problema de não ver as evidências da menina mas, tal como a ti, o que acontece é que me dá vómitos. Parece quase uma questão de pele, juro que não vejo nela nada do que dizem e olha que até já me esforcei por olhar de forma objectiva. Não chego lá! Vou dizer muito baixinho para ninguém ouvir: acho-a horrível mesmo, nojenta... (nem digo mais do que acho porque até pode parecer mal:) )

    ResponderEliminar
  12. Luna, como eu t percebo. Venha a Portman e a Uma!

    ResponderEliminar
  13. Podias inaugurar uma rúbrica: "Eu também tenho um ódio de estimação!" Eu já contribuí, vai espreitar!

    ResponderEliminar
  14. EU IA PÁ CAMA COM ELA E AI DELA QUE NÃO LEVASSE A BOCA DE BROCHE!!!

    ResponderEliminar
  15. Vamos lá ver.....

    Concordo em grande parte ....sim, ela não é nenhum espanto....não é bonita realmente, tem até uma face um pouco estranha. Tenho admitir no entanto que é uma excelente actriz e é bastante sensual como se pode ver no "Match Point", daí perceber o encanto .

    Mas realmente existe um exagero à volta dela....completamente!

    As fotos realmente são extremamente infelizes a roçar o parolo....

    ResponderEliminar
  16. nao percebo a finalidade deste post. tanta escrita para dizer que ela nao é uma brasa? ela é aquilo que cada um achar dela.

    Eu acho a Scarlett Johansson a mulher mais atraente de Hollywood e não preciso de mais adjectivos para defender esta minha opinião, porque é minha e a reacção de alguém à beleza de outrém é pessoal e intransmissível.

    ResponderEliminar
  17. "nao percebo a finalidade deste post. tanta escrita para dizer que ela nao é uma brasa?"

    A finalidade deste post foi satisfazer a minha vontade de o escrever. Ou é preciso uma razão especial para se escrever sobre alguma coisa além disso e de manifestarmos a nossa opinião?

    "ela é aquilo que cada um achar dela."

    Exactamente, e por isso mesmo expresso a minha opinião, que é uma coisa que normalmente podemos fazer no nosso próprio blog.

    "Eu acho a Scarlett Johansson a mulher mais atraente de Hollywood e não preciso de mais adjectivos para defender esta minha opinião, porque é minha e a reacção de alguém à beleza de outrém é pessoal e intransmissível."

    Como tal podes fazer exactamente o contrário de mim e escrever 357 posts a elogiá-la no teu blog e sonhar com ela todas as noites.

    ResponderEliminar
  18. Quer dizer então que ainda posso vir a ter mamas?

    ResponderEliminar