5 de fevereiro de 2007

Então, já pensou no que quer fazer a seguir?

A pergunta era inevitável, e por mais que tenha fugido a reuniões não colectivas acabaria por chegar a hora de a ouvir, e mais, ter de fingir que a quero responder. Começo a rir, como sempre que estou nervosa, sinto-me a corar e olho para os pés enquanto entrelaço madeixas com os dedos: Não sei. Sorrisinho amarelo. Ele sabe perfeitamente que eu não sei e acho que a própria pergunta é só uma forma de me pressionar a tomar uma decisão. Trata-me como se eu fosse uma miúda. Uma miúda quase com trinta anos - odeio dizer isto -, mas uma miúda. Com ar de miúda ainda por cima, que isto de não ter crescido tira-nos sempre autoridade - hei de ter quarenta anos e o odioso companheiro da minha madrinha continuará a chamar-me la petite com o seu ar de babão enquanto eu finjo não perceber uma única palavra de francês -. Por si não acabava o mestrado nem daqui a 50 anos, Pois, eu sei... , só que não sei o quero fazer, ou melhor, tenho algumas ideias, não tenho é a certeza de como realizá-las ou mesmo se tenho tomates para isso. Mas já decidiu se quer fazer doutoramento?, sei lá, mas tenho mesmo de responder a isso agora?, Se calhar é melhor começar a pensar nisso, eu sei, tem razão, e quero sim, só não sei se quero já ou se prefiro arrumar ideias e ganhar certezas relativamente a onde e em quê, Com que média é que acabou mesmo?, foda-se, estúpida, estúpida, estúpida, monga, idiota, mas porque é que te baldaste tanto às aulas, tu nem eras burrinha de todo, mas o medo de não viver o suficiente, ai esse medo, Com catorze, sorrisinho ainda mais amarelo, custava muito, estúpida, custava, teres ido mais vezes às aulinhas? Pois, com o mestrado fica com 15 e se publicar talvez tenha hipótese, só pode estar a brincar, alguma vez na vida eu ia publicar esta merda?, posso ser a criatura mais preguiçosa do mundo, mas não sou desonesta, Bem, vá pensando nisso e veja lá se consegue acabar até ao fim de Fevereiro. Sim chefe, sim.

5 comentários:

  1. Ponto nº 1: Dar um prazo de 3 semanas é tempo a mais. Trabalhamos melhor com o pânico de última hora e as duas primeiras semanas são para engonhar.

    Ponto nº 2: Tudo é publicável, mesmo tudo. Arranjo-te provas se necessário. É cá com cada atentado à ciência que se vê por aí...

    Ponto nº 3: Se estás virada para doutoramento, óptimo. Se não é isso que queres, fazer um é a morte do artista (principalmente numa área que não se gosta).

    Ponto nº 4: Já experimentaste a indústria? Uma vez lá, dificilmente se volta a pensar na universidade e em altos estudos. Aconselho pelo menos uma tentativa.

    Ponto nº 5: O café provoca tremedeira (isto não tem nada a ver com o post).

    ResponderEliminar
  2. Qual indústria? Deves pensar que eu tirei engenharia química. ;)

    ResponderEliminar
  3. Eles andam aí... São poucos, mas eles andam aí ;)


    (P.S.- Devo ser das poucas pessoas que hoje em dia não escreve "andem")

    ResponderEliminar
  4. São estes (teus) momentos de inspiração que me apaixonam.

    ResponderEliminar
  5. Como não frequento os teus escritos diariamente e como não faço a minima ideia de quando publicaste esta transcrição, não posso dizer-te em que dia te deveria ter dado os parabéns por uma coisa tão bem escrita.
    Não fosses tu da minha terra.

    ResponderEliminar