7 de fevereiro de 2007

Os gajos não percebem nada disto


A maioria dos gajos não consegue perceber o fascínio que este tipo, o Dr. House - e não o Hugh Laurie, que é uma coisa completamente diferente, não obstante o Hugh Laurie também ter muita piada - exerce sobre o sexo feminino. O gajo é feio dizem vocês. É. Mas é um feio giro. Como o Joaquin Phoenix, para dar outro exemplo. E é este conceito que é desconhecido para a maioria dos homens. E o que é um feio giro, perguntam-me vocês? Não é fácil definir, mas ponhamos a coisa desta forma: é um feio que tem como uma aura de atracção em volta, e que leva a quem se aperceba dela tenha muita vontade de se pôr imediatamente na horizontal. Tem a peculiaridade de ser alto e magro, o que ajuda. Este tipo de carácter não se ajusta bem a um gordo baixo.
Depois, há toda uma personalidade fascinante no personagem. A sua inteligência, o seu humor negro e mordaz - resultante da inteligência - espicaçam-nos a intelectualidade; a misantropia, solidão e abandono que o acompanham resultam no fascínio pelo inalcançável e o desejo de possuirmos o que parece impossível; a debilidade física toca-nos o instinto maternal; a sua personalidade forte e a honestidade intelectual, que não se verga perante causas mundanas, colhem a nossa admiração; e por fim o feitio irascível que desperta a domadora de chicote em riste que há em nós. Coisas maravilhosas, portanto. Pelo menos para qualquer moçoila letrada que ainda suspire com o Mr. Darcy desde que leu o Orgulho e Preconceito e ainda não tenha encontrado um à altura.

16 comentários:

  1. parece que este personagem foi cientificamente criado para se enquadrar no padrao que descreves

    ResponderEliminar
  2. É o personagem mais carismático dos últimos tempos, no panorama televisivo.

    ResponderEliminar
  3. Hummm...tens a certeza q a ordem dos factores é essa???


    factores=parágrafos...;-)

    ResponderEliminar
  4. Sou um apaixonado pela série, e, sabendo que tenho que ir trabalhar ao outro dia, não sou capaz de me deitar para dormir antes de ver o episódio. Sim, porque na TVCabo genérica não há fox, logo Dr. House é na TVI, à 1h da manhã. Mas não é disso que se trata. Gostaria de dizer que reconheço no Dr. House aquilo que defino como um homem com pinta. Não tenho qualquer problema em o admitir.
    E isto do tipo com pinta que afinal até nem é bonito remete para o post que comentei no outro dia.
    Mike (nodagravata.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  5. o dr. house é qualquer coisa!! Tem aquele "nao sei o que" que me puxa! sao sempre muito mais interessantes que aqueles com cara de bonecos em que nao fica nada por descobrir :)

    ResponderEliminar
  6. Percebo perfeitamente. Nao tenho pachorra nenhuma para os "Ken" que andam pela televisao e cinema. Um homem com charme, carisma, magnetismo e tudo mais o que descreveste e bem mais sensual que uma carita laroca.

    ResponderEliminar
  7. Além de ser um fã empedernido da série (para mim mete qualquer outra do momento no bolso), não é verdade que os homens não consigam perceber o conceito do feio giro. Sim, nós também temos o conceito da feia gira. Mulheres que não são giras, ou pelo menos no Hollywood standart, e no entanto, são atraentes.
    Ex.º?
    Sigourney Weaver. Não é definitivamente gira, mas tem ali qualquer coisa no charme e postura. Um olhar inteligente e cheio.

    E já conheci outros exemplos, fora das luzes da ribalta.
    Mas não são muitos, admito. :)

    ResponderEliminar
  8. Ai o House... (Suspiro prolongado e exagerado)...

    ResponderEliminar
  9. É verdade, grande série... Quando comecei a ver demorei uns dias a compreender como é que o Dr. House poderia ser encarnado pelo mesmo actor que contracenava com o Rowan Atkinson em Black Adder!

    ResponderEliminar
  10. Engraçado, na entrega dos prémios do sindicato dos actores, quando o Hugh Laurie subiu ao palco para receber o seu, achei que o coxear do House lhe fazia falta...
    However, o homem também tem o sentido de humor apurado!

    ResponderEliminar
  11. Stephen, a diferença é que entre a Scarlett Johansson e a Sigourney Weaver, conheço muito poucos que escolhessem a segunda. Já nas mulheres, acredito que muitas preferissem o House ao Jude Law.

    ResponderEliminar
  12. Oh Luna, porque eh que as mulheres teem padroes muito proprios na apreciaçao dos homens e qwue esse padroes sao sutentados por parametros de muito mais inteligencia que os homens? Tens a certeza que a maioria dos homens preferiria a Scarlett ah Sigourney Weaver?
    Esse vosso pequenino complexo de superioridade em relaçao aos homens e a ideia de que os homens so raciocinam com o Deus lhes colocou entre as pernas eh, muitas vezes, razao para amuitos amargos de boca. E eh injusto para muitos homens, independentemente do papel fulcral do tal equipamento masculino :)
    Beijinho e... jah agora. Acho que o Dr House eh um proudto de mercado idealizado e executado por alguem que conhece bem as mulheres e sabe exactamente o que querem. O homem (melhor dizendo, a personagem) eh arrogante, malcriado, desenquadrado e totalmente intolerante para com os amigos e colegas. Aparentemente teve muitos problemas em pequenino e acha que toda a gente tem de o aturar. Contorna varias vezes a lei e, miraculosmente, faz curas absolutamente espantosas, so admissiveis em series como a Dr House. Ah, parece que tem uns olhos bonitos e uma voz muito bem modelada, como convem. Coxear eh um fait divers, mas que funcionou bem.
    Posto isto, vou ver o Scoop com a Scarlett Joahanson e um beijinho para ti
    :)))

    ResponderEliminar
  13. Sim. Eu assumo. Prefiro sempre as Scarlett deste mundo. Ou as Sharon Stone, ou as Angelina Jolie.
    Este é o padrão estético. Acontece que, primeiro, a sociedade rege-se sempre por padrões, nos quais nos enquadramos ou com os quais nos identificamos. Depois, existem muitas pessoas anónimas que encaixam perfeitamente no padrão. Mas são anónimas, logo não sobressaem, logo lembramo-nos sempre das atrás referidas.
    A questão é a personagem Dr. House é carismática e cheia de pinta? Sim. Hugh Laurie preenche os mesmos requisitos? Não sabemos, mas pode ser que sim. Coincidência. Agora que não faz parte dos padrões estéticos, isso não.
    Por fim, não conheço nenhum ser humano que seja só estética ou só inteligência, ou só capacidade física. Daí que todos nós somos a soma destas partes: Fisico/Estético e intelectual.
    Depois, integrados num padrão definido pela sociedade em que estamos inseridos, poderemos ser mais aproximados do padrão ou menos. Não poderemos catalogar nenhuma figura pública baseados simplesmente no aspecto físico ou nos papéis que as vimos interpretar.
    Aceito, no entanto, que os homens se agarrem mais aos padrões do que as mulheres, fruto da educação que temos.
    Mike (nodagravata.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  14. Sim, senhora, totalmente de acordo. Eu até jà tinha reparado que o Dr.House andava inexplicavelmente esquecido da blogosfera. Não sei se feio realmente, jà que irresistivelmente não-bonito.

    P.s. nem sei se andarà por aì algum Mr.Darcy . Pode ser que sim...

    ResponderEliminar
  15. Até compreendo. Não esperem é que gajos deste tipo vos dêem qualquer tipo de segurança. É como transportar dinamite num micro-ondas ligado.

    ResponderEliminar