O erro padrão é o desvio da média, ou seja, a oscilação provável da média, que varia menos que as observações individuais.
Exemplo: uma pessoa pode ter notas entre 10 e 20 e ter média de 14. Se após 50 cadeiras tiver média de 14, embora o desvio padrão possa ser 2, por exemplo, o que implica uma probabilidade de 68% de se ter uma nota entre 12 e 16, posso ter um erro padrão de 0.5, que em grosso modo quer dizer que mesmo que tenha um 20 ou um 0, provavelmente a média não oscilará mais que entre 13,5 e 14,5. Ora, se eu trabalho com médias, a minha dúvida é se devo apresentar o intervalo de variação que a mesma média poderá apresentar, ou se devo apresentar o intervalo em que as observações individuais podem variar.
Devo ter dado estatística (aulas nos antigos pavilhões X, exame no MA, segundo me recordo) mais ou menos na altura em que tu aprendias a juntar letras, poderei ter esquecido a maior parte. Mas diria que o modelo que deves usar depende da realidade que estás a avaliar e a dimensão do universo em análise. Ajudei? Provavelmente não...
Agora não tem nada a ver.
ResponderEliminarcomo é que fazes ou em que programa fazes aqueles efeitos pop art nas tuas fotos?
diz-me pleeeassseee!!
Penso que dá para fazer com qualquer programa editor de imagem. Eu uso o micrografx picture publisher.
ResponderEliminarepa, dasse, obviamente que é desvio padrão...o que é o erro padrão permitam-me saber? para quem andou no técnico nem sequer devia haver dúvidas
ResponderEliminarantónimo
O erro padrão é o desvio da média, ou seja, a oscilação provável da média, que varia menos que as observações individuais.
ResponderEliminarExemplo: uma pessoa pode ter notas entre 10 e 20 e ter média de 14.
Se após 50 cadeiras tiver média de 14, embora o desvio padrão possa ser 2, por exemplo, o que implica uma probabilidade de 68% de se ter uma nota entre 12 e 16, posso ter um erro padrão de 0.5, que em grosso modo quer dizer que mesmo que tenha um 20 ou um 0, provavelmente a média não oscilará mais que entre 13,5 e 14,5.
Ora, se eu trabalho com médias, a minha dúvida é se devo apresentar o intervalo de variação que a mesma média poderá apresentar, ou se devo apresentar o intervalo em que as observações individuais podem variar.
P.S. Considerando obviamente que falamos de uma distribuição normal.
ResponderEliminarP.S.2 Desconfio sempre de quem só tem certezas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Standard_error_(statistics)
ResponderEliminarEu aposto no 1.96*SE.
ResponderEliminarSo' porque sim. E' como as gajas para os gajos. Apenas porque sim, o resto sao divagacoes para suportar o insuportavel (pun intendend) :-)
Devo ter dado estatística (aulas nos antigos pavilhões X, exame no MA, segundo me recordo) mais ou menos na altura em que tu aprendias a juntar letras, poderei ter esquecido a maior parte. Mas diria que o modelo que deves usar depende da realidade que estás a avaliar e a dimensão do universo em análise.
ResponderEliminarAjudei? Provavelmente não...
PS: depois, começas a trabalhar e isso passa, nunca mais tens que usar essas tangas. Mesmo que dê muito jeito sabê-las bem.
ResponderEliminar