12 de março de 2007

A Bela e o Mestre

E quando pensava que já nada me poderia surpreender, eis que a TVI, essa cadeia que tanto nos tem habituado a programas de especial qualidade, nos brinda com A Bela e o Mestre, um reality show que promete ser uma coisa muito bonita.
E em que consiste, perguntam vocês? Não sei muito bem, mas entre duas trincas na tosta que preparei para o almoço, enquanto assistia extasiada a uma repetição do programa, percebi consistir numa espécie de pigmalião intelectual, onde rapazitos inteligentes tentarão fazer milagres nas belas cabecinhas ocas das suas companheiras de programa. Tudo bem recheadinho de clichés, está claro. Elas todas boazudas e burras que nem um soco, rindo-se sempre muito mesmo ao não conseguir reconhecer Woodie Allen, Agustina Bessa-Luís, Catherine Deneuve ou Vladimir Putin, olha que engraçada que eu sou, sentadinhas sobre a mesa com as suas micro-saias. Até nisso a TVI conseguiu ter mau gosto, ao sentar as meninas em cima da mesa. Já agora, porque não vesti-las de colegiais, meias pelo joelho, totós e saias de pregas, e dar-lhes uns açoites no rabo a cada erro? Em termos de humilhação não acrescentaria grande coisa e deliciaria os espectadores, garanto.
Os tipos, por seu lado, foram retratados como os verdadeiros cromos, uns grandes totós, está bem de ver, como se todos saídos da torre de electrotécnica do técnico, onde qualquer mulher que entrava se sentia a miss portugal, embora o meu olhinho de lince tenha vislumbrado um ou outro mais engraçado. Ainda estou para perceber como é que tipos supostamente inteligentes se metem nisso e se deixam ser gozados por um gajo que faz anúncios montado num burro e os trata como taradinhos sexuais.
Enfim, acabei de comer e desliguei, mas acho que o que vi chegou para fazer um retrato mais ou menos fiel daquela merda. Não há dúvida de que a TVI insiste em chamar-nos estúpidos a toda a hora. Só me espanta é que ainda haja quem ache muita graça a isso.

12 comentários:

  1. Eu vi um bocadinho ontem à noite e não queria acreditar. As gajas competiam entre elas para ver quem era a mais burra e pareciam ter orgulho na sua acefalia. Gostei particularmente de duas meninas. Uma que não sabia quem era a Agustina Bessa Luís e que quando lhe deram a pista "o segundo nome é o nome de um estádio" e a gaja me responde "da Luz". E a outra que não sabia quem era a Maria de Lurdes Pintassilgo e à pista "o último nome é o nome de um pássaro" se sai com um brilhante "pintainho... Maria de Lurdes Pintaínho". Aaahhhh...então está bem.

    ResponderEliminar
  2. (Vladimir)

    Luna: obrigada mais uma vez do fundo do coração por me relembrares os motivos pelos quais eu não vejo a TVi ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu sempre pensei que éramos estúpidos...
    Essa televisão apenas mostra o que já sabíamos existir: estupidez a rodos na raça humana.
    (Não leves a questão tão a peito. Se bem que essa imagem quase me fez usar o plural...)

    ResponderEliminar
  4. mas quem é a adorável menina da foto?...

    ResponderEliminar
  5. O pior é que há muita gente a ver... Mais um bom comentário a esse magnífico programa, que me faz agradecer o facto de estar na altura a ver a RTP1.
    Pelo que ouvi ainda não consegui perceber se as moças eram mesmo burras ou se aquilo era ensaiado para parecerem um bocado mais burras do que são na realidade...?
    O que virá em seguida?

    ResponderEliminar
  6. Estupidamente ou não, este #$%&!? de programa obteve um share maximo de audiências nesse dia, maioritáriamente constituido por mulheres dos 25 aos 54 anos(mediaedge), apenas ultrapassado pela transmissão do jogo Maritimo-Porto ! Pena venerarmos estes #$%&!? de programs que primam pela destruição da auto-estima do ser humano e que, bem ´espremidos não deitam qualquer sumo´, a grande especialidade da TVI e seus ´mestres e belas´, sentadinhos nas cadeirõezinhos da direcção da estação, ou, por lá o QI, só dá para conseguir estes níveis de audiencias através deste tipo de ´entretenimento´? ´Não havia necessidade´ alguem diria...

    ResponderEliminar
  7. Nota Curiosa - Marina Rodrigues (nossa tão afamada Miss), é aluna do curso de Comunicação, Cultura e Organizações (Licenciatura), leccionado na Universidade da Madeira e encontra-se actualmente no segundo ano do mesmo curso. (para quem quiser mais informações tem o site da Universidade da Madeira (efectuar uma pesquisa pelo curso) ou a noticia publicada pelo Correio da Manhã. Isto sim, é prova de que ou a "menina" muito tem pago para passar o curso (pouco provável) ou muito lhe pagam para manter aquele ar de "naturalmente burra". Infelizmente, creio mais na segunda opção, o que só me faz ficar mais triste, pensando no que as pessoas não fazem por dinheiro, sujeitando-se às figuras mais ridiculas em público. Mas, ainda pior, é o facto de o mesmo programa obter tanta audiência. Enfim, o nível da nossa cultura sobe cada vez mais.

    ResponderEliminar
  8. Querida, não pareces nem provas ke és mais inteligente ke as tais boazonas ke ali andam ao fazer este tipo de critica a um programa ke a unica coisa ke se pretende são momentos de diversão...
    já é cansativo ler pseudos-intelectuais dizerem mal do ke diverte o povo..cresce e aparece e respeita mais os outros ke isso sim é sinal de progresso e inteligencia..
    boa tarde

    ResponderEliminar
  9. É claro que devemos respeitar. Mas o facto de o fazer não invalida que possamos desenvolver um sentido crítico...Penso eu!
    É por isso que em pleno séc. XXI continuamos na "cauda" da Europa. Tendemos a ficar satisfeitos apenas com aquilo que nos diverte e não procuramos aumentar (pelo menos um pouco)a nossa cultura.
    E assim caminhamos alegremente pelas ruas da nossa bela nação dizendo, com a maior naturalidade, que quem descobriu o caminho marítimo para a Índia "foi Camões"!
    Mas como alguém disse o importante é que "diverte o povo"!

    P.S. já agora, quem foi?

    ResponderEliminar
  10. Sobre o comentário à Marina :"Isto sim, é prova de que ou a "menina" muito tem pago para passar o curso (pouco provável) ou muito lhe pagam para manter aquele ar de "naturalmente burra"
    Infelizmente devo dizer que a Marina nao está a fingir... Ela tem passado no curso através do bom copianço, porque ela raramente aparece na Universidade. Portanto nao se sintam admirados com aquela falta de cultura, se pensarem bem até que é compreensivel. Sao raparigas que nao vêem o telejornal, nao lêem jornais, apenas sabem de noticias cor-de-rosa, de como vestir e maquilhar.

    ResponderEliminar
  11. A falta de cultura nao se deve ao facto de se ler noticias cor-de-rosa, nao ver o telejornal ou ate ler jornais, prende-se ao facto da nossa pobre educacao que recebemos nas escolas. Andamos nos anos a fio a estudar materias que nem lembram ao menino Jesus, e as coisas importantes, como identificar personalidades passam-nos ao lado. Por isso a culpa nao e so delas, mas sim dos nossos tristes governantes, que muitas vezes nao deixam o pais andar para a frente...

    P.S.:Vejam o programa como um momento de diversao, e nao como uma forma de deitar seja quem for abaixo...para problemas ja chegam os do dia-a-dia. Ao menos o programa sempre da para rir um bocado!

    ResponderEliminar
  12. A ignorancia, a burrice e a estupidez

    vem isto a proposito daquela coisa chamada 'a bela e o mestre'
    Não que eu goste deste tipo de programas mas sim pela opurtunidade que me dá de analisar e meditar sobre as pessoas na sua postura perante a vida e as outras pessoas.

    declaro desde já que não tenho quaisquer tipo de fobias contra a ignorancia (há alguem que saiba tudo?) pois de ignorante todos temos um pouco.
    Por exemplo o meu vizinho que é um engenheiro competentissimo e pessoa extremamente inteligente é completamente ignorante no que toca a culinária.

    Da burrice não gosto. Mas cada um é livre de tomar as suas opções...

    Ja a estupidez é insuportavel.

    1º A ignorancia é um estado
    2º A burrice é uma atitude
    3º A estupidez é a militancia na 2ª, para alem de ser uma agressão às outras pessoas.

    Alguem viu as justificações da Sofia para a sua burrice?
    Ela passou a ela mesma o famoso diploma.

    Então elas não são burras porque eles tambem não sabem tudo.
    portanto elas não são burras porque eles são ignorantes.(qual é a ligação?)

    Agora ela não vai ler mais, nem revistas nem jornais, está farta, está cansada. Coitadinho do neurónio marreco da Sofia ficou cansadinho por andar duas ou tres semanas a ler.

    ResponderEliminar