8 de maio de 2008

Eu ainda tento dar o beneficio da duvida...

e avisar as pessoas da desonestidade que praticaram, que talvez nao o tenham feito por mal, esperando que facam a coisa certa e revelem a fonte ou apaguem o post copiado. Mas ha quem consiga passar dos limites da desonestidade, e em vez de apagar o post em questao, ou referenciar o seu autor, opte apenas por apagar o comentario em que digo que quem escreveu aquilo fui eu. Como se isso apagasse o facto de me ter plagiado. A lata que esta gentinha tem nao para de me surpreender! Alguem me sabe dizer que posso fazer em relacao a isto?

23 comentários:

  1. A ver se o meu também é apagado ;-)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Pelos santos! Estava a acabar de lhe dar uma definição de plágio no Leituras de Hipatia onde me apareceu e vem aqui duvidar da autoria de outros? Não é uma questão de ter provas dos outros, minha senhora: é uma questão de não pegar, copiar, usar como seu, algo que não criou. E mesmo que lhe restassem quaisquer dúvidas sobre a autoria do texto pela Luna, usaria as aspas, a fonte e o link. Assim, caso fosse constatado o plágio - como foi - o crime não era seu. Porque plágio é crime. E coisa séria. E o blogue da Luna - como o meu, aliás e de muitos outros que por aqui andam - está protegido por uma licença contra o roubo da obra original publicada no blogue. O restante é devidamente citado como mandam as regras.

    ResponderEliminar
  4. Cara Sleeping angel:

    O texto e, de facto, meu. Fui eu que o escrevi, as vezes as pessoas escrevem mesmo coisas que vem da sua cabeca...

    Alias, fazendo uma busca com a frase inicial no google, veja o que aparece:

    aqui


    Seria coincidencia a mais aparecer so o meu blog, nao?

    De onde o tirou, nao sei, mas tera sido possivelmente do blog que refiro alem do seu - alias, te-lo tirado sem referir a fonte e ja de si bastante mau. Ou entao de mais algum que tambem me copiou. O texto e antigo (2 anos) mas e meu. Mesmo meu.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. O mero facto de não ter posto aspas é sobejamente revelador. Queria fazer passar aquilo por seu, lamento lamentar. A imagem continua disponível no snap shots.

    Percebeu, sua plagiadorazinha de meia-tigela? Quantos mais brilhos destes tem?

    Ah! Que delícia!!! Acabo de lhe espreitar o perfil: Como foi que eu não adivinhei? É uma fervorosa admiradora desse vómito literário que é Paulo Coelho, é admiradora da Corin Tellado Nacional, Margarida Rebelo Pinto...

    ResponderEliminar
  7. P.S. É que ela já apagou o post...

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Obviamente que ter ido chamar-me malcriada a mim por lhe ter dado uma definição de plágio não conta...

    ResponderEliminar
  10. Se há alguém a quem eu tenha de pedir desculpa é à autora deste blogue, que é também a autora de todos os textos que dele constam - porque quando cita usa aspas e refere a fonte. Desculpa, Luna, excedi-me, mas ando a ferver em lume brando com esta questão vergonhosa.

    Quanto à cara Sleeping Angel, os meros factos de:

    a) Ter começado por apagar o comentário que a Luna deixou...

    b) E a seguir, sentindo-se completamente desmascarada, ter eliminado o post

    significam, INEQUIVOCAMENTE, má consciência. De outro modo teria simplesmente colocado o texto entre aspas ou acrescentado um link.

    É tão simples como isto. Fui rude consigo, é certo. Não retiro uma vírgula do que escrevi. É que, para o fazer, teria de me merecer alguma consideração. E é-me impossível ter consideração por quem copia descaradamente e quer fazer crer que são seus os pensamentos de outrem.

    Arranje um blogue de citações, é mais simples.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Cara Sleeping Angel

    e verdade que pediu desculpas e apagou o texto, embora tarde e so depois de ter apagado o comentario em que eu denunciava o plagio.

    Se ainda nao esta convencida da autoria, atente nos blogs que me copiaram (post abaixo) e repare que alguns o fizeram repetidamente (o que demonstra que visitaram e copiaram varios posts do MEU blog, e nao de outros), e que um ate usou a mesma imagem que eu para o ilustrar (tambem devia ser fa de Chagall). Muita coincidencia, nao acha?
    Agora imagine que resolve fazer um search com o copyscape e descobre que tem andado a ser plagiada repetidamente. Gostava? Ficava contente? Ou sentir-se-ia roubada?

    Eu senti. E por isso deixei comentarios em todos os blogues a dizer que o texto era meu. Inclusive no seu. Sabe quantas respostas ou pedidos de desculpa recebi? Zero. Ate ter publicado aqui a listinha, que nao para de crescer. Ou seja, nao bastou eu dizer, tive que o revelar publicamente para as pessoas fazerem alguma coisa, tal como a Sleeping Angel, que se eu nao lhe tivesse levado uma avalanche de visitas tinha deixado tudo tal e qual, limitando-se a apagar o meu comentario.

    E isso deixa as pessoas um bocadinho irritadas. Nao so eu, mas quem me le ha anos.

    ResponderEliminar
  13. O que podes fazer? Legalmente suspeito que nada...

    Vai chateando... vai chamando à atenção aqui, pois assim mais pessoas os vão lá chatear...

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Uma única coisa em abono da Sleeping Angel: tentou justificar-se.

    Mas apagou o comentário da Luna a reivindicar a autoria do texto. Logo...

    ResponderEliminar
  16. Opá, isto é melhor que ir ao circo.

    ResponderEliminar
  17. Provavelmente n me devia meter, mas acho q se pode apreciar algum exagero relativo a esta situação nos posts aqui lidos sobre o plágio. N nos podemos esquecer do habitat em que estes posts vivem: a Internet. Pense no caso da luta pelos direitos da musica entre produtoras mto potentes q pouco ou nada conseguem contra o poder da internet e a distribuição de musica sem DRM. Acho sinceramente q lutar pela autoria dos seus textos é uma causa perdida (a n ser ir chateado como alguém sugeriu antes) mas pode sempre ser melhor q os potencias copiadores e demonstrar uma criatividade tal (como podemos bem ver no seu blog) que ofusque todo e qualquer plagiador. Haverá sempre plagiadores e copiadores e hackers e virus. Mas os criadores e a sua criatividade sao sempre mais.

    JP

    ResponderEliminar
  18. discordo totalmente com o jp. a Luna tem toda a razão.

    as pessoas desonestas só adoptam essas atitudes porque elas são o reflecto da sociedade onde vivemos e da mentalidade que se tem.

    se não existe inspiração nem capacidade de escrever os textos espectaculares tais como a Luna o faz, isso não confere o direito de copy paste, sem sequer referir a fonte de um texto com autor. As pessoas estão habituadas a conseguirem ter tudo sem trabalho e sem esforço. basicamente enquanto umas se esforçam, as outras levam uma boa vida. mas isso tem de deixar de ser assim. e cabe-nos a nós lutar contra isso.

    na faculdade que frequento trabalhos plagiados dá direito a processo disciplinar.

    ainda recentemente,uma colega de grupo enviou com a melhor das boas vontades enviou a outro colega os cálculos da sua autoria para os orientar no seu trabalho. Ao invés disso limitaram-se a copiar. e aquando da entrega do relatorio tinha o seguinte comentário da professora: "partes iguais ao do grupo X". não gostei. e ainda por cima não pediram desculpa nem assumiram a responsabilidade perante a docente.

    se eu ja dizia que nao quando me pediam alguma coisa, a partir dessa altura passou a ser NAOOO mesmo. não tenho obrigação nenhuma de o fazer, e nao o faço. mas o melhor é que as pessoas que o solicitam ainda ficam cheias de razão.

    resumindo, é necessário dizer não ao plágio e para isso é necessário reeducar as pessoas.

    boa sorte para a luta!

    ResponderEliminar
  19. a Pipoca bem que podia dar uma ajudinha e denunciava essa gentinha...

    ResponderEliminar
  20. LOL!
    A Pipoca? Porque a Pipoca? Eu nao chego?

    ResponderEliminar
  21. tu chegas e até sobras, mas acho que quantas mais alminhas tocarem nesse tema, melhor. toda esta situação é idiota.. as pessoas tentam tanto ser o que não são que se expõem a situações destas! tou mesmo a fazer o retrato robot: leitora de revistas cor-de-rosa em formato A5, idade entre os 15 e os 35, passa a vida a chatear toda a gente a volta dela (incluindo o pessoal do cabeleireiro) para que vejam o blog e as coisas eloquentes que "escreve"...
    este mundo está perdido.



    viste deadmau5 no coachella?

    ResponderEliminar
  22. Infelizmente, se nao existe um registo da propriedade intelectual, como hoje já se pode fazer quanto a conteúdos de um determinado site previamente registado na Igac, pouco poderá fazer-se. Como aqui foi dito, apesar de condenável, o meio pelo qual se propagam estes textos é, por definição, de controlo difícil ou impossível.
    E se de alguma forma o texto não foi registado, é um bocado a ideia de quem chgar primeiro adquire a "propriedade intelectual", uma vez que o meio de prova através da postagem não garante que essa postagem signifique precedência criativa. Em suma, há que registar os conteúdos e a partir daí, agir judicialmente contra o plagiador.
    Claro que há formas de provar que o autor não foi quem registou, mas aí o ónus da prova está do lado de quem alega o direito, o que no caso concreto, significaria que terias de provar que o texto foi escrito por ti. E tal prova poderia ser, por exemplo, através do registo do primeiro ficheiro, ou prova testemunhal que assegurasse que o texto te "pertencia".
    Seja como for, com a coisa como está, será difícil. E aconselho a registar o blog. 25€ se não me engano, e podes fazer o registo do site na Inspecção GEral das Actividades Culturais. Uma vez que estás no quintal do tio SAm, ou farás por correio através de procurador regularmente constituido.

    Bonne chance!!!!

    ResponderEliminar