1 de maio de 2008

Passivo-agressivo

Durante 28 anos nunca percebi o que se entendia por comportamento passivo-agressivo, talvez por sempre ter sido bastante honesta nos meus humores e ser essencialmente coisa que via nos filmes. Foi preciso começar a trabalhar a sério. Certamente, um psicólogo saberá explicar o que é de uma forma bastante mais elaborada e cientificamente correcta que ninguém irá perceber, mas trocando por miúdos, estou bastante convicta que consiste mais ou menos em todos os dias dizer "Yes, Ivy, I'll do it..." com um sorriso de orelha a orelha enquanto por dentro visualiso o momento em que lhe prego com um taco de basebol nos cornos.

1 comentário:

  1. Então, para desmistificar, aqui fica uma explicação cientificamente correcta e julgo pouco elaborada e que todos irão perceber.

    Existem 3 estilos básicos de comportamento: assertivo, agressivo e passivo. Alguns autores acrescentam ainda o manipulador como um quarto estilo.
    De facto, o comportamento agressivo é talvez o mais complexo porque pode ser activo ou passivo.
    Muito, muito resumidamente pode ser isso que disseste mas pelo que habitualmente aqui leio, tenho a certeza de que não é o teu estilo, Luna...

    Tens uma postura fechada? Fazes habitualmente alusões sarcásticas? Desvalorizas as capacidades dos outros? És pouco transparente quando comunicas? Fazes chantagem emocional? Distorces o discurso dos outros? Não te envolves com as pessoas ou com as situações?
    Não me parece...

    O único traço passivo-agressivo que aí identifico é teres dito que sim e existir um sério risco de nas costas dessa pessoa dizeres que não concordas nada com teres que fazer o que te pediram... ;)

    ResponderEliminar