21 de outubro de 2008

Cycling in the rain or fuck Gene Kelly

Uma experiencia pela qual toda a gente devia passar e andar de bicicleta a chuva. Eu sei, eu sei, ja me queixei disto antes, mas a verdade e que ainda tinha apenas experimentado chuvinha mixuruca, fraquinha fraquinha, quase molha tolos. Brincadeira de criancas. Ate que ontem, finalmente, pude sentir na pele - e na roupa, nos ossos, no cabelo, etc. - o que e pedalar com chuva a serio, a homem. E posso dizer-vos que e uma experiencia tao inesquecivel que se torna dificil de descrever em palavras. E quase uma epifania: quando uma pessoa pensa que e muito mau, pode sempre piorar. Todos os dias, enquanto venho para o trabalho, vou-me pondo pequenas metas como forma de auto-motivacao: "va, ate ao viaduto, agora mais um bocadinho ate ao semaforo, boa, ja estas em Korevar straat, mais um bocadinho e estas na Bree straat, boa, agora ate Noordeinde, vira a direita e agora a esquerda e ja estas quase quase na estacao, e ja esta, ja passaste a linha de comboio, boa, e agora e um instantinho ate a universidade que ja falta pouco". Devido a esta tecnica de auto-incentivo, consegui reduzir a minha media de 30 para 20 minutos de viagem, melhorando largamente as minhas cycling skills.
Ontem a noite, pedalando contra o vento, com a chuva a dar-me na cara e a entrar-me para os olhos ate deixar de ver e ter de os esfregar para os conseguir abrir, com as calcas de ganga molhadas coladas as pernas dificultando os movimentos e indo ficando mais e mais encharcada ate ao ponto em que eu propria comecei a pingar e alem da chuva na tromba comecei ainda a sentir ainda largos pingos a escorrer-me do gorro pela cabeca e pescoco abaixo, as pequenas metas reduziram-se ja a "va, mais 10 pedaladas, tu consegues, e mais 10 agora, coragem, nao desistas, nao, has de chegar, so mais 10, boa...". Cheguei, meia hora depois. Mas confesso que houve momentos em que pensei encostar e, fosse eu uma pessoa que chora, por-me a chorar com pena de mim.


P.S. Se receber algum comentario condescendente "ai, ve la se ficas doente, nhi nhi nhi" juro que nao me responsabilizo pelos meus actos. So o meu pai tem direito, e, felizmente, nao o faz atraves do blog.

9 comentários:

  1. Peço desculpa, mas tenho de confessar que chorei a rir ao imaginar a cena.:-D

    ResponderEliminar
  2. OMG, Luna!!!! eu estou em pranto, só de imaginar! tu desfaz-te dessa bicicleta!
    ... um comboiozinho não se arranja? um tram? um autocarro? é que mesmo uma mistura de transportes, nem que te demore 1 hora (autocarro até à paragem de metro, e depois quando termina o metro, um tram até à Universidade), é melhor que essa inundação! credo!!

    Olha, vou ali ao Lote 5 contribuir para a vaquinha ...

    ResponderEliminar
  3. Eu estou quase a mudar-me para a minha futura casa que fica no centro e e muuuito mais perto da universidade.

    Mas acho que se voltar a ver que vai chover desta maneira apanho o autocarro. E que com chuvinha molha tolos faz-se bem, mas com o diluvio de ontem foi mesmo um pesadelo.

    ResponderEliminar
  4. lol! vou já secar as lágrimas que verti por ti!
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Nao nao... eu mereco as lagrimas todas nem que seja so por ontem. Foi mesmo muito mau. Buaaaa!

    ResponderEliminar
  6. Fizeste-me lembrar uma história dos meus colegas holandeses que vão de bicicleta para o trabalho. Quando lhes perguntam quanto tempo demoram na viagem, a resposta começa sempre por "depende de que lado vem o vento". ;)
    Só pelo tempo miserável, não invejo quem vive na Holanda - mas sempre que lá vou apanho uns dias de sol, tenho sorte.

    ResponderEliminar
  7. Ao ler a tua aventura, lembrei-me do porquê de eu nunca ter comprado uma bicicleta em Bruxelas. Sempre que ia, ao Domingo, para comprar uma ginga em 2ª mão nos mercados, estava a chover. E desistia da ideia.

    Imagino, caso contrário, que teria alguns episódios idênticos!

    ResponderEliminar
  8. Se tivesses chorado, mais molhada tinhas ficado.
    Eu detesto chuva, bolas!

    ResponderEliminar
  9. No inverno há 2 anos fui visitar as ilhas no norte da holanda. Apanhei um autocarro para o suposto hotel par aonde iamos e enganamo-nos na paragem e saimos no meio do campo onde não havia nada. Estavamos perdidos, por isso decidimos seguir a estrada no sentido inverso quando começou a chover. A chover, mas a chover a sério, nada da chuva miudinha que é normal. Eu juro que foi dos piores momentos da minha vida. Perdida no campo, frio, chuva que não parava, eu sentia que nao conseguia continuar, mas o desespero de ficar a chuva era tanto que teve mesmo de ser.

    ResponderEliminar