23 de outubro de 2008

Horarios

Outra coisa muito boa aqui na Holanda e as lojas fecharem todas as cinco da tarde, o que e uma coisa que da muito jeito a quem trabalha. Valham-nos as quintas-feiras, onde ficam abertas ate as da noite, para compensar. No entanto, como aqui não há shoppings, basta calhar chover a quinta feira para não apetecer la muito andar a passear na rua a ver montras. A razão, aparentemente, e o facto da maioria das mulheres holandesas nao trabalharem a tempo inteiro, e disporem por isso do dia inteiro para andarem na boa vaiela as compras.

To do list: Arranjar um marido holandês rapidamente.

12 comentários:

  1. É um excelente incentivo à poupança! Se fizessem isso aqui em Portugal o crédito mal parado descia para metade.
    Provavelmente os suicídios aumentavam, é certo, o que é que faríamos num Domingo à tarde sem um Colombo?!?!?!

    ResponderEliminar
  2. Ai que eu já não via há tanto tempo a expressão "boa vaiela". É das minhas favoritas. Olha, adorei. :-D

    ResponderEliminar
  3. Olá Luna!
    Gosto muito do seu blog e vou continuar a acompanhá-lo de certeza.
    Contudo,não gostei da última parte do seu comentário.
    No meu ponto de vista, a mulher holandesa não anda na boa vai ela o dia todo.Como já deve ter reparado,as empregadas domésticas não são comuns por aqui e os jardins de infância são caros.Posso dizer-lhe,por experiência própria, que o trabalho doméstico e cuidar de crianças são muito cansativos.
    Concordo com o sistema holandês, que permite quer à mulher, quer ao homem,optar por trabalhar em part-time.Isso permite aos pais dar educação aos filhos a nivel ambiental,financeiro,cívico,cultural e relacional.A sociedade só beneficia com isso:menos violência nas escolas,mais civismo nas ruas e maior equilíbrio nas contas públicas(mais gente no futuro a trabalhar e a descontar).
    Para que não haja confusões,quem lhe escreve estudou 7 anos na Universidade e trabalha desde os 17 anos,inclusivie nas férias e é filha de uma família onde as mulheres têm um emprego.
    No meu ponto de vista, em Portugal,os resultados da exaltação da carreirismo(falo por experiência própria) e do preconceito contra as pessoas que optam por gerir e cuidar da família estão à vista,quer a nível económico,,quer a nível social.
    Os resultados holandeses, com o seu modelo assente na democracia da opção de trabalhar em full ou part-time(muitas vezes temporária)também.
    Por outro lado, a Luna de certeza que já reparou que nos Países Baixos,há muito espaço para o comércio tradicional,ao contrário do que acontece em Portugal.Já pensou que poderá estar relacionado com a forma como o comércio se regula?
    No entanto,compreendo a sua frustração.Eu própria também a sinto muitas vezes.Mas prefiro ajustar-me(há sempre lojas de conveniência nos metros),porque quando penso no todo,parece-me que vale a pena.
    Finalizo dizendo que gostei muito do seu post onde explica que doutoramento também é trabalho.A sua explicação não devia ser necessária,mas pelos vistos foi, por causa das ideias pré-concebidas de alguns.
    Felicidades para si e o seu blog:)

    ResponderEliminar
  4. Ainda tenho os contactos dos meninos de Deventer? Queres, queres?

    ResponderEliminar
  5. lol! been there, done that ...
    ... olha, em BXL era pior! é que não havia 5a-feira que nos valesse!!

    ResponderEliminar
  6. Cara Pimpalina

    Ai que comentario serio, credo! Isto e um blog pessoal e este post pretendia essencialmente dizer mal gratuitamente, nao fazer analises sociologicas da sociedade holandesa e do lugar da mulher na familia e no trabalho.
    Nao sei se me le ha muito tempo, mas se sim, nao parece. Neste post, bem como em 99% de tudo o que escrevo, eu estou a gozar. Ou a tentar dar alguma graca a coisa, se e que me entende. Se calhar, nao sou bem sucedida, mas a ideia e essa. Dai que use ironia e sarcasmo, ou simplesmente piadas parvas e maledicencia em todos os meus posts. Este nao era excepcao.

    ResponderEliminar
  7. Maquinista:

    Como e que se chamava aquele louro giro (nao o teu, o outro) mesmo?

    Eu infelizmente, ha muito perdi o contacto da minha Chantal, a loira mais burra que conheci na vida.

    ResponderEliminar
  8. Olha que boa vida a delas...sim senhor...eu tb gostava de ter uma vidinha assim...ja me dava por feliz por ter a tarde livre à 6ª feira ou à 2ª, ou a 3ª ou a 4ª....enfim!

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho o contacto da tua Chantal, acreditas? O meu era o Abe, o outro presumo que estás a falar do Rune, right? Queres mesmo os contactos???

    ResponderEliminar
  10. Quando vivia na Holanda isso irritava-me profundamente....

    ResponderEliminar
  11. Oh my god... tu tens o contacto dessa gente toda ainda? ahahah

    Bem, tendo em conta que ja passaram mais de 10 anos... deixa la...

    :)

    ResponderEliminar
  12. em Barcelona passava-me com a sesta. o pessoal a querer trabalhar e a precisar de comprar materiais e de fazer impressões e as lojas fechadas até às 17h.

    ResponderEliminar