29 de novembro de 2008

Se não as construirem, aí é que nunca ninguém vai andar mesmo

Seguindo a sugestão de um leitor atento, decidi copiar para aqui o meu comentário a um post do maradona que já não existe, e desta forma deixar a minha opinião relativamente à polémica das ciclovias.

Ora bem, Lisboa é, de facto, uma cidade onde não é fácil andar de bina. Mas Portugal não é só Lisboa, e a verdade é que ninguém em Portugal anda de bina, mesmo em zonas onde seria perfeitamente possível fazê-lo. E isto não só por falta de condições, mas falta de cultura ciclista. O português comum não quer andar de bicicleta, como eu também nunca quis até vir parar à Holanda.

Eu, que neste momento ando a ficar com umas pernas quase tão espectaculares como as do maradona, nunca me tinha passado pela cabeça andar de bicicleta em Portugal, mesmo quando andava na escola a menos de 5 km de casa sem inclinação no caminho. E porquê? Porque ninguém o faz, porque ninguém está habituado a fazê-lo desde que tem 4 anos (mais ou menos a idade em que começo a ver putos a andar de bicicleta sem rodinhas por aqui), porque se o fizermos o mais provável é levar logo com um carro em cima no primeiro cruzamento ou passadeira, porque os senhores automobilistas se estão a cagar para qualquer ser humano que escolha outro meio de transporte que não motorizado, e porque é muito mais fixe ter um carro que além de não cansar ainda dá estatuto social.

E não vai ser de certeza a nossa geração a começar a pedalar regularmente como meio de transporte, mesmo com todas as condições geográficas, logísticas ou climatéricas - e não me fodam que o clima em Portugal não dá, porque haviam de experimentar pedalar à chuva, ou com neve, e a levar com ventos de 35 mph na tromba como levei na semana passada aqui na Holanda, que me obrigou a parar várias vezes porque já estava a começar a andar para trás, para ver o que é bom para a tosse. Aliás, aqui, a única coisa que favorece o andar de bicicleta é mesmo só a falta de inclinação (e as consequentes infraestruturas que foram criadas para o efeito, mas apenas porque as pessoas efectivamente andam de bicicleta). Porque de resto o clima é péssimo: chove todos os dias (mesmo no verão), neva às vezes, faz um frio do caraças e o vento é terrível, por vezes conferindo mais resistência que uma subida inclinada.

No entanto, acho que se houver uma mudança de atitude e se se começar a criar infraestruturas adequadas, pode ser que em locais onde é possível adoptar a bicicleta como meio de transporte (e mais uma vez, Portugal não é só Lisboa), seja uma opção a considerar para as novas gerações, que ainda se podem habituar à bina se começarem desde cedo. Claro que tudo isso é difícil sem incentivo, e muito menos sem ciclovias, mas pode ser que o aumento do preço dos combustíveis vá ajudando.


Adenda: Embora em Lisboa existam, de facto, colinas, posso assegurar-vos que em São Francisco é ainda pior, e, curiosamente, vê-se gente a andar de bicicleta em São Francisco. Tenho amigos que a usam como meio de transporte, conjugada com os transportes públicos. O truque passa por aprender a contornar e evitar as maiores inclinações, mas é essencialmente uma questão de cultura e muito menos preguiça. Em Portugal não há verdadeira cultura desportiva ou de ar livre, o que se manifesta em simples coisas como o não se ver ninguém a correr fora das passadeiras de um ginásio, por exemplo - sim, eu sei que existem excepções, mas elas são, de facto, excepções. Em São Francisco - e mesmo em Leiden - fosse de manhã ou de noite, cruzáva-me sempre com uma mão cheia de joggers onde quer que fosse (mesmo com as colinas), fizesse chuva ou sol. Tem é de se querer.

3 comentários:

  1. esqueci-me desse pormenor, peço imensa desculpa: apagar posts também apaga os comentários.... não mereço o ar que respiro. se quiseres eu mato-me, não há qualquer problema nesse aspecto.

    ResponderEliminar
  2. Ó homem, tu não me faças uma coisa dessas, que depois lá tinha eu de me matar também, que como é que eu vivia sem os posts do detentor das penas mais musculadas da grande lisboa?

    ResponderEliminar
  3. Aqui na Alemanha a coisa é muito parecida. Deve ser cultura dos povos do norte de Europa.
    Devo dizer que os ciclistas às vezes também irritam, pois enchem os passeios (apesar de devidamente divididos para peões e ciclistas) e aventuram-se muitas vezes na estrada com uma leveza impressionante: é que se o automobilista deita o coitado do despassarado e mau cumpridor das regras de circulação que é o dito ciclista é ele quem tem a culpa.
    Em Portugal, ainda não é moda andar de bicicleta. Sim, infelizmente, há coisas que só pegam se forem moda. Deixa lá uma personalidade qualquer aderir que já todos querem ser iguais.
    Boas pedaladas!

    ResponderEliminar