19 de dezembro de 2008

Indelicadezas

Uma coisa que eu não consigo perceber, por mais que tente, e olhem que eu tento muito, é o que é que leva uma pessoa a dizer que não gosta de um blogue, ou de quem o escreve. Reformulemos, não falo de comentar com amigos ou conhecidos a sua opinião pessoal, mas o que leva uma pessoa a ir a uma caixa de comentários dizer mal, desse ou de outro blog qualquer. É que a mim, e acreditem que acho 90% dos blogues que espreito uma merda, não me passa pela cabeça dizê-lo. Como não me passa pela cabeça ir dizer que não gosto nada de quem os escreve e não conheço de lado nenhum. Para quê? Com que fim? O que ganho com isso? A resposta às três perguntas é nada. Apenas firo a sensibilidade e sentimentos de quem os escreve, gratuitamente. E isso não é sinceridade. É insensibilidade, indelicadeza, e alguma maldade. E revela falta de carácter, de maturidade e mais ainda de educação.


(Por exemplo, o Pacheco Pereira, se visitasse este blog, pensaria provavelmente: "Epá, que blog mau, que miúda parva, mais um exemplo do lixo blogosférico" mas ninguém está a vê-lo a seguir ir a uma caixa de comentários qualquer dizer "Visitei o blog da não sei quantas, e não gostei nada, achei muito mau, e ela então nem se fala, é uma parva!". Enfim, são coisas que adultos bem educados não fazem.)

23 comentários:

  1. Cara Luna, quando li um certo comentário num outro blogue, pensei exactamente o mesmo que tu. Deve ser falta do que fazer...
    Beijinhos e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que ninguém é consensual, e nem se pode agradar a todos, cada um com seus gostos, mas não vejo a necessidade de se dizer que não se gosta. Eu, simplesmente, não leio blogues de que não gosto. É simples. Mas não vou dizer às pessoas que não gosto, porque não me dá prazer algum magoar alguém gratuitamente. E como se costuma dizer: só não se sente quem não é filho de boa gente.

    ResponderEliminar
  3. O que vale na net, é que é melhor que TV. N éao se gosta, muda-se de canal. E ainda vá que são milhões de canais.
    Falar mal um dos outros é só perder tempo. Deixai ;-)

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente: não gosta, não lê. Gastar tempinho a dizer mal, para quê? Para não sobrar tempo para dizer bem de ou a quem merece? Desperdício.

    E também não entendo quem vai comentar numa de mandar bitaites sobre a vida pessoal do blogger, (a qual foi adivinhada através de fantásticas e fantasiosas deduções do estimável leitor) ou fazer correcções ao estilo e/ou conteúdo.

    (Há caixas de comentários que fazem lembrar a infantilidade da coluna de mensagens do blitz. estou sempre à espera de encontrar os saudosos "morram metaleiros", "os punks são picos" ou coisas do género. falta do que fazer.)

    ResponderEliminar
  5. Gastas o teu latim, Fräulein...
    É claro que tens razão, mas quem se comporta dessa forma costuma ter aquilo que se chama "cabeça-dura". E essa não é qualquer opinião justificada que é capaz de mudar.
    Coisas da vida. :-)

    (Graças ao teu bacalhau, vou trazer também para mim quando for à terrinha!)

    Season Greetings!

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Luna sei bem do que estás a falar. A inveja é uma coisa muito feia, e esse tipo de comentários resume-se a isso.

    Provavelmente essa pessoa que escreveu esse comentário (e confesso que até me dei ao trabalho de ir espreitar o blog, só para ver quem era a criatura) e que tem o chamado blog "merdoso", adorava ter um blogue como o teu e aparecer na mini-saia. :-)

    ResponderEliminar
  7. Luna, é por essas e por outras que tais que o meu blogue segue a política do "quem não gostar, é favor clicar na cruzinha vermelha do canto superior direito" (acho que vou mesmo escrever isto algures no blogue).

    ResponderEliminar
  8. Claro que quando é comigo, sinto mais, mas mesmo quando vejo este tipo de atitudes relativamente a outras pessoas, penso sempre que "não havia necessidade".

    Kitty, vá lá que pelo menos que eu saiba, nunca cheguei ao ponto de ter alguém a falar mal de mim constantemente no seu blog, como já te aconteceu. Isso sim, é ser mesmo importante. :)

    ResponderEliminar
  9. É o preço da fama, cara Luna. Tu já não sabes que as pessoas em geral são pequeninas e mesquinhas? Caga nisso, é que nem merece a tua preocupação. Olha, eu no outro dia ri-me à brava quando descobri que aparentemente era a némesis lá dum grupo do departamento de química, que como não gostavam de mim (talvez porque eu não lhes ligava um peido) fartavam-se de cascar nas minhas costas alto e bom som, e, pasme-se, nos meus artigos de OPINIÃO na revista da aeist. Olha, é para o lado que eu durmo melhor! :D Faz o mesmo! :)

    ResponderEliminar
  10. Mas lá está, uma coisa é não gostar, e até falar mal, comentar com amigos, whatever. Não é isso que me faz confusão, porque má língua existe sempre nem que seja como entretém. O que me faz confusão é dizê-lo publicamente, sabendo perfeitamente que a pessoa em questão vai saber, e obviamente não vai gostar.
    É claro que nem toda a gente gosta de mim, ou do que escrevo - não sou nenhuma Saramago (e nem ele é consensual) - e é claro que não vou estar a importar-me com isso. Incomoda-me sim a maldadezinha gratuita, mesquinha. Faz-me espécie - ainda mais do que usar a expressão "faz-me espécie" -, que é que eu eu de fazer?

    ResponderEliminar
  11. Quando não se gosta é suposto não se dar importância... o que torna essas atitudes um pouco incompreensíveis...mas enfim...

    tenho seguido o teu blog ;)

    ***

    ResponderEliminar
  12. Asseguro-te que o Pacheco Pereira segue este blog. Ele pensará "Foda-se, que blog. A miuda tá em todo o lado ao mesmo tempo. Só o Alvaro Cunhal, no periodo 68-73 , esteve em tanto país. Estará a fazer contactos para a internacional socialista?"

    ResponderEliminar
  13. Cara Luna,

    Li o teu blog ontem pela primeira vez (graças à mini-saia) e gostei muito muito :-) Se calhár é por também estar longe da terrinha, mas estou muito de acordo com muitas das coisas que por aqui escreves.
    Também confesso que não consigo perceber porque é que certas pessoas só se sentem bem é a "cortar na casaca" dos outros. Mas o que consigo perceber ainda menos é o porquê de "cortar na casaca" publicamente! Não há paciência!

    Beijinhos, Feliz Natal e conta com a minha visita diária ao teu blog!
    Continua assim!
    Filipa

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente contigo. Por vezes vejo blogs que não gosto, ou até alguns posts que não gosto em blogs que gosto, mas nunca vou para lá dizer mal. Posso não gostar mas não digo nada. Uma coisa é expressar opinião outra é dizer mal por dizer. Além disso como é que se pode dizer:"Ah a X é uma parva", só por aquilo que lê num blog?
    Luna beijinhos e parabéns pelo bacalhau.

    ResponderEliminar
  15. Pronto, lá vou eu contestar...
    O post que falas tem 15 comments... apenas 2 são indelicados... os outros 13 são posts simpáticos de pessoas amáveis que gostaram do que leram... ora bolas, então quem tem direito a um post são os merdosos que dizem mal??? Demasiada importãncia, não??

    Bjos :o)
    Carla

    ResponderEliminar
  16. Faz de Conta

    se reparares, não há absolutamente nada, neste post, que refira a dita caixa de comentários.

    Ele não pretende, de todo, ser uma resposta a comentários particulares, mas quer antes ser uma reflexão geral sobre atitudes - por vezes tento esperar mais tempo para escrever sobre alguns assuntos, porque o sentido acaba por ser deturpado por ser visto apenas como associado a um determinado evento.
    E embora os dois comentários menos simpáticos tenham de certa forma incentivado a reflexão que está por trás deste texto, ela vem de trás, da minha vivência e do que tenho visto por essa blogosfera fora. E decidi escrever sobre isso. Sobre a gratuitidade do insulto, ou da opinião desfavorável, e a impunidade com que se o faz. Tinha que ser quanto antes, para não me esquecer do que queria dizer. No entanto, talvez devesse ter esperado mais algum tempo até o publicar, para que pudesse ser lido numa dimensão maior.

    ResponderEliminar
  17. Luna,
    concordo contigo e com a Kitty Fane. Reparei nos comentários acerca de ti no mini-saia assim como reparo, por exemplo, no blog dO Arrumadinho que é constantemente atacado por pessoas que sem motivo o atacam pelas coisas mais descabidas.
    Não te vou dizer que não ligues porque o mal do mundo é esse mesmo - o "deixa andar" em todos os assuntos. Acho que fazes muito bem em sentir-me incomodada, em sentir essas "cócegas". Eu também o faria.
    De resto, gostei muito da fotografia que puseste no post do mini-saia. E do post em si também.

    ResponderEliminar
  18. Cara Luna,

    Concordo inteiramente contigo. Quando não se gosta, não se lê. Não se vai lá todos os dias para depois vir dizer que não gosta, que se escreve mal, etc. Também já passei pelo mesmo, pior porque quem o fez era alguém que estimava.

    Basicamente, quando fechei o blogue, tive um santo leitor que se deu ao trabalho de dissertar promenorizadamente o quanto o blogue era mau, o quanto eu sou má e agradecer pelo fecho, dada a minha má escrita e qualidade.

    No geral, as conclusões só podem ser pura maldade, inveja, ausência de personalidade e vida mal resolvida.

    Cabeça erguida, cara Luna. Pelo menos temos a satisfação que é desabafar no nosso canto e os alguns que nos seguem e que gostam do que fazemos.

    Quem não gosta é mais que livre de não entrar.

    Felizmente, entro muito no teu porque gosto, e muito!

    ResponderEliminar
  19. Já tinha lido a contribuição na mini-saia mas depois desta caixa de comentários resolvi ler outra vez: está muito boa! Gosto de tudo especialmente da última resposta, ainda há muitas raparigas que não percebem que não faz mal não ser uma barbie. Não é para ninguém gostar, é para nós gostarmos e só, porque mais ninguém nos aguenta o dia todo.

    E sim, a opinião dos outros chateia principalmente quando não a sabem guardar com educação, porque um bocadinho nunca fez mal a ninguém. Para contrabalançar, por cada comentário infeliz há uma mão cheia de congratulações.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  20. Eu sei que não escreveste este post especificamente por causa da tua contribuição no Mini-saia mas não há como separar as coisas. Porque não se limitaram a dizer não gostei das dicas ou não gosto desse creme ou não gosto dessa marca? É preciso dizer que não se gosta do blog da pessoa que nem é aquele onde comentou? Não percebo... Eu, pelo menos, adoro ler-te e acompanho há muito as tuas aventuras, a tua frontalidade, a maneira como pões o mundo em causa ;)

    Quanto às tuas dicas, partilho dos 3 passos da Clinique, muito bom, é a melhor maneira de começar todos os outros cuidados. As outras ficaram-me debaixo de olho.

    ResponderEliminar
  21. Esquece esses parvos. Vê a quantidade de "seguidores" que tens. Tanta gente não pode estar enganada. E como tu dizes, não se pode agradar a gregos e a troianos.

    ResponderEliminar
  22. Eu concordo. Quem não gosta que meta à borda do prato. Se não gostam, porque perdem tempo a ir ver? Não. Vão ver e depois gostam de dizer ah não gosto, ah és uma convencida ( isso era o que se dizia no 7ºano e TODAS as raparigas que não eram nossas amigas eram convencidas..penso que tenhamos evoluido, eu sim pelo menos), ah deves é ter falta de sexo, ah e eu conheço-te e és uma cabra no trabalho ...

    Quem faz comentários negativos baseados em coisa nenhuma, faz-me sempre imaginar pessoínhas, que nunca teriam coragem de nos dizer "BUH!" se se cruzassem conosco na rua, mas que atrás de um teclado se enchem de ar.

    ResponderEliminar