3 de dezembro de 2008

Pois...

"Não é tanto uma questão de a cidade ser ou não plana, mas mais de mentalidade. Já reparaste que a zona da expo não tem praticamente caminhos de bicicletas? Porquê? É plana, é nova - mas ninguém se lembrou. É triste ver aquela avenida D. João II com seis faixas de rodagem, nem uma para bicicletas e uns passeios minúsculos (outra que não percebo, pq é que em Portugal se fazem sempre passeios que nem duas pessoas cabem)."


Mais uma boa questão, recebida por e-mail.

7 comentários:

  1. A Margarida levantou um ponto interessante. Numa zona da cidade (re)construída há pouco tempo, como o Parque das Nações, podiam perfeitamente ter feito isso. Aliás, é um local de eleição para os ciclistas de fim-de-semana. Porque não tentar implantar essa cultura em zonas onde é possível?
    Veja-se o caso de Aveiro, que por ter uma dimensão mais reduzida e ser bastante plana, há já bastantes pessoas a usarem as bicicletas, sobretudo os jovens.

    ResponderEliminar
  2. Olá Luna!
    O comentário não é de todo oportuno mais achei piada estares em Leiden quando eu, esta sexta-feira vou para aí ter com uma amiga!
    Coincidências...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nao sei o que se passa com os passeios portugueses. Ha uma fobia a fazer coisas largas, espaçosas. Isso fez-me mta confusao quando vim para Madrid, em que ha imenso cuidado em fazer espaços em que caibam 6 pessoas lado a lado. Suponho que as camaras nao dao solo para construir passeios, o chao eh caro e calcetar tambem. Alias, porque nao acabam com o horror da calçada portuguesa, que so serve para destruir sapatos e dificultar a vida aos carrinhos e cadeiras de roda?

    ResponderEliminar
  4. Se os passeios fossem mais largos eram utilizados como parques de estacionamento. Já vi carros estacionados entre as palmeiras perto da Torre Vasco da Gama, pelo que lancis altos tb não são a solução.

    As bicicletas poderiam circular nas ruas, desde que existisse uma cultura de civilidade na estrada. Se calhar deviamos começar por ai.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem observado! já para não falar que é impossível andar na rua quando está a chover, alguns passeios mais parecem lagos...

    ResponderEliminar