12 de janeiro de 2009

Gaza ou Isto é muito complicado III

Antes que comece a ser chacinada publicamente, devo dizer que não, não tenho ideias arrumadas sobre o assunto, não, não sou coerente, sim, identifico-me com visões de ambos os lados e sim, tenho opiniões ambíguas e dificuldade em tomar partido. A única certeza que tenho é que tanto são inaceitáveis os ataques terroristas quanto os ataques a escolas onde se refugiam civis e crianças. E que um morto palestiniano vale tanto quanto um israelita. Ou pelo menos devia.

7 comentários:

  1. E somos dois. E basta um morto para ser inaceitável.

    ResponderEliminar
  2. Sim, também não consigo arrumar ideias em relação ao conflito, já pesquisei sobre o assunto, e não chego a conclusão nenhuma, excepto que, é tão dificil como tentar perceber um casal enfurecido em divórcio, quando os dois embirram que querem a casa.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo e acrescento. Se não há inocentes de ambos os lados e se nenhum quer a paz, merecem os dois o que estão a ter. O Hamas está a levar no focinho e quer mais, faça-se a vontade do Hamas.

    ResponderEliminar
  4. Não é o Hamas que está a levar no focinho, caro Piston. Morreram em cerca de duas semanas 1000 civis e dentro deste número contam-se 400 crianças e mulheres. quem é que achas que está a levar no focinho? pensa lá um bocadinho... O que te leva a encarar com tanta frieza esta barbárie? As minhas desculpas à Luna por tornar este post num pseudo fórum. Apesar de não concordar contigo numa série de coisas, acho os teus comentários bastante sensatos.

    ResponderEliminar
  5. Resposta simples para uma questão nada simples:
    Acredito plenamente que estejam a morrer muitos inocentes. Acho que ninguém tem dúvidas que os ataques do Hamas também causam muitas vitimas israelitas.
    Cabe a cada um dos povos a retirada de apoio a quem não o merece.
    Se é dada ao Hamas uma hipótese de cesar-fogo e o mesmo acha que está muito bem assim, venham daí mais mortes, está na altura de ver alguns palestinianos zangados contra os seus próprios meninos.

    Quem prefere partir a ceder...

    ResponderEliminar
  6. há sempre pontos evidentes nas questões mais complicadas. há sempre aquele ponto em que não se trata de acreditar ou ter dúvidas. aproveito então para te dar os números dos israelitas que morreram: 17. qt à tua última frase seguida de reticências parece-me tão triste e deplorável que termino por aqui a minha pseudo contribuição de educação cívica neste pseudo fórum. neste caso fui eu a invadir o blogue de alguém que me parece bastante informada e inteligente e que continuarei a ler com muito interesse. e estou pronta a partir, podes baixar as armas.

    ResponderEliminar
  7. Deplorável? Creio que só há uma interpretação para a minha frase mas, ainda assim, vou ser bem mais explícito:
    Se um governo vê o seu povo a ser massacrado e mesmo assim recusa um cessar-fogo, que tipo de respeito é que posso ter por essa gente?
    Confesso que não sou muito conhecedor do sistema político palestiniano, contudo, creio que é o Hamas que governa.

    ResponderEliminar