28 de fevereiro de 2009

Standards

Ter muitos amigos rapazes tem coisas boas e coisas más. Se por um lado nos ajudam a manter a sanidade mental, ensinando-nos uma visão prática e mais simples do dia a dia e prevenindo-nos de congeminar histórias mirabolantes nas nossas cabeças sobre tudo e sobre nada, por outro podem trazer-nos uma carrada de problemas. É que, convivendo (e vivendo) quase exclusivamente com rapazes, entramos num limbo de não feminilidade, estatuto quase gajo, o que acaba por ser péssimo para a auto-estima. Porque, sendo quase um deles, não faz sentido o flirt, e não havendo interesse, não há elogio. Não há reparos a um corte de cabelo ou um vestido novo, nem mesmo a um decote ou mini-saia. E se há, é em tom de gozo, transformando o eventualmente sexy em ridículo, o que nos leva a questionar a nossa sensualidade. E depois há as conversas sobre gajas no geral, gostam assim ou assado, não toleram isto ou aquilo, e os standards parecem sempre tão incrivelmente altos que, a certa altura, nos convencemos que de certeza nos acham a rapariga mais feia e sem graça à face da terra, aquela em que não pegavam sequer se fosse a última. Até que os vemos aparecer com verdadeiros camafeus. E aí, meses ou anos de auto-inferiorização e espectativas elevadíssimas, dão origem a uma desiludida indignação: "Isto? É que só pode estar a gozar!" E à revelação de que, afinal, talvez não sejamos assim tão más. Mesmo que nunca nos digam.

Adenda: Estou em Leiden há 5 meses e, para além de partilhar casa com um rapaz, ainda não tenho amigas raparigas. Só me dou com gajos. Confesso que começa a ser testosterona a mais.

12 comentários:

  1. O pior nisto tudo é quando precisamos de algum sinal exterior (como eles aparecerem com o camafeu ao lado) para pensarmos que afinal não somos assim tão más. A humildade é uma virtude, mas desde que não coloque em causa que, na maior parte dos dias, conseguimos e somos fantásticas.

    E mesmo quando eles já sabem que somos fantásticas e não nos tomam como uma deles, raramente reparam no corte de cabelo ou no ar sexy (a menos que seja óbvio demais). Já está nos genes masculinos...

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Os homens sao um bocado despistados e, convenhamos, broncos. Sao raros os exemplares que reparam nessas pequenas mudanças. :)

    Mas os amigos rapazes sao sempre mais divertidos e verdadeiros.

    ResponderEliminar
  3. adorei o texto, às vezes quem desdenha quer comprar. Talvez essas manobras de alheamento façam parte de uma estratégia de aproximação à tua pessoa. Já pensaste que podes ser tu a pessoa que os afasta??

    ResponderEliminar
  4. tens de estar mais atenta ao SPAC, miuda.

    e que venham de la essas mini saias, vestidos e decotes...:p

    ResponderEliminar
  5. testosterona não devia ser igual a cegueira... é o que é.

    ResponderEliminar
  6. Além do meu flatmate, tivemos um amigo hospedado lá em casa cerca de 3 semanas, antes de voltar para o Brasil. Fez-se uma festa de despedida, que eu estive a ajudar a preparar.

    Escusado será dizer que não estava vestida nem arranjada para a festa depois de um dia de trabalho, idas ao supermercado, e preparativos para a festa, enfiada nuns jeans surrados e camisola de gola alta de lã.

    Então não é que quando eu disse que finalmente ia tomar banho, arranjar-me e pôr-me com um ar decente, o meu amigo me respondeu: para quê?

    Para quê?!!!

    E como se não fosse suficientemente mau, ainda continuou, dizendo que não fazia diferença nenhuma eu estar toda sujinha ou de vestido, que era sempre igual.

    Vá lá que a festa tinha umas raparigas, felizmente. Ao menos elas elogiaram o vestido novo...

    ResponderEliminar
  7. Senti-me bastante identificada, também eu penso/sinto várias vezes o mesmo.
    Adorei, portanto :)

    ResponderEliminar
  8. Mas será que se o contrário acontecesse, e se a aprovação surgisse, levando provavelmente à atracção da maioria, não surgiria o comentário de que os homens afinal são incapazes de ter uma amizade desinteressada com uma mulher? Não será a maior prova de camaradagem possível não fazer distinção com base no género?
    Ou a premissa é apenas aquela do "look, but don't touch"? Será que os amigos, onde nada mais está em causa que a fraternidade, são "broncos" porque supostamente não reparam nas características de beleza (sexuada claro) que poderiam levar a uma grande bronca por falta de correspondência?
    Porquê a aprovação de quem supostamente até nem nos interessa por aí além?
    Quanto aos camafeus, bem, só analisando para ver. :)
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  9. Vamos cá a ver, eu não defendo que o elogio ou um comentário simpático tenha obrigatoriamente de significar interesse ou atracção. Não é disso que se fala. Aliás, é prática normal entre as mulheres: "o teu vestido é tão giro!", ou "esse corte de cabelo ficou-te bem". Sabe bem e faz bem ao ego, e não tem de significar mais do que simpatia.
    Eu não me inibo de dizer aos meus amigos que têm uma camisa gira ou o que quer que seja, lá por não estar minimamente interessada neles.
    Não tem a ver com o "look, but don't touch", porque não falo de sedução, e muito menos de provocação. Mas coisas como eu ter cortado um palmo de cabelo e não haver nem um comentário "it's ok".
    E quando chega ao ponto da total indiferença, como no caso em que o meu amigo basicamente me disse que tanto fazia eu ir horrorosa como arranjada que era igual, não faz nada bem ao ego.
    É quase como dizer: é que nem te dês ao trabalho, que assim como assim ninguém vai reparar mesmo. É chato. E é companheirismo a mais.

    Até o meu pai e o meu irmão, que obviamente não estão interessados em mim, são capazes de fazer uns elogios de vez em quando, especialmente se eu estiver mais arranjada. Custa assim tanto?

    ResponderEliminar
  10. Sim, entendo e concordo com o que dizes, nem defendo que a ideia de elogiar esteja sempre ou maioritariamente associada ao interesse, mas perante "Porque, sendo quase um deles, não faz sentido o flirt, e não havendo interesse, não há elogio.", acho que é defensável que a outra perspectiva tenha aparentemente vindo ao de cima.
    Mas ainda assim, e tens razão, entre gajos raramente ou nunca surge qualquer coisa que se assemelhe a um elogio nesses termos, o que tendo em conta o que surge como companheirismo ou camaradagem, parece quanto muito , natural.
    Entre gajos não há a necessidade desse tipo de reconhecimento, acho eu. Mas claro que ninguém gosta de ser ou sentir-se invisível, e aí concordo contigo, embotra talvez em moldes diferentes.

    Bjs. :)

    ResponderEliminar
  11. Já pensaste que o aspecto para ele não conte?? e que o importante é o conteúdo??? o Teu conteudo??

    ResponderEliminar
  12. A frase que mais ouço dos meus amigOs mais chegados é: tu és one of the boys!
    Pensam eles que me estão a fazer um grande elogio, e como tão bem descreveste acima, não é que não seja bom e até muito mentalmente são ter amigos rapazes em maior qtdd que raparigas mas...quem foi que disse que eu quero ser one of the boys mesmo? Tal como tu, não é por uma questão de flirt, sinceramente adoro os moços mas nem me passa pela cabeça ter algum deles como algo mais que bom amigo, mas...eu sou uma mulher senhores, gosto, tal como tu, que o denotem com um pequeno elogio de vez em quando e não com um: tás bem assim!! Vais mudar de roupa pra quê?
    Mas tb é certo, que apesar de tudo, há um ou outro que por ser bastante crítico, faz o seu reparo e até às compras chegaram a ir comigo.
    Só te posso dizer que conseguiste em poucas palavras dizer o que eu sinto há muito :)

    PS: As gajas são umas complicadas do caraças.Por cada 5 miúdas que conheço, se ficar amiga de uma é um pau!

    ResponderEliminar