30 de março de 2009

Definições

Depois de 6 meses na Holanda, creio-me habilitada a afirmar que toda a essência deste povo, literal e alegoricamente, para o bem e para o mal, cabe numa frase:

Os holandeses são o povo que não se desvia.


(Se quiserem eu depois explico. Ou talvez não.)

8 comentários:

  1. Como não te explicaste vou presumir que sei do que estás a falar e dizer que concordo plenamente! Os que vão de bicicleta não só não se desviam como por vezes parecem fazer pontaria aos peões; os que entram nos eléctricos nem dão tempo a quem quer sair; se fores atrás de alguém que está a segurar numa porta para passar é melhor não contar com nenhuma gentileza e segurar logo também na porta ou arriscas-te a levar com ela na cara!
    Acertei?

    ResponderEliminar
  2. Posso continuar: os peões podem estar no meio da ciclovia, que preferem que leves com um carro nas trombas que dar um passo para o lado e subir o passeio; levo encontrões na rua constantemente porque nunca ninguém dá um jeitinho; no supermercado são capazes de te empurrar literalmente para ir à prateleira onde estás a escolher ao mesmo tempo; etc. Depois há ainda o sentido mais geral e figurado, a inflexibilidade nas regras; a incapacidade de mudar planos; a total falta de maleabilidade em qualquer aspecto da vida.

    ResponderEliminar
  3. Esse "sentido mais geral e figurado", infelizmente, não conheço bem porque tenho pouco contacto com holandeses apesar d também cá estar há 6 meses. Mas pelas dificuldades que há em marcar um jantar com pessoas que não têm nada para fazer a não ser estar em casa... dá para ver que sim, não se desviam.

    ResponderEliminar
  4. No último ano arrecadei 3 amigos holandeses. Só consegui combinar um encontro com eles 4 vezes, à razão de um por trimestre. Achas que com esta consigo fechar o teorema?

    ResponderEliminar
  5. Estou a ver que nisso a Holanda e a Alemanha têm muito em comum :-P

    ResponderEliminar
  6. É um fenómeno transfronteiriço. Já grunhi a muita gente por invasão do meu território. Se são gordos, que façam dieta!

    ResponderEliminar
  7. É como na Bélgica. Eu juro que não sei como é que ainda estou viva. E logo portugueses, que levaram com o código da estrada a dizer que ciclistas nunca têm prioridade, etc etc. Eu sempre que oiço aquele "tri-tri" das bicicletas, já sei que o melhor é mesmo trepar à árvore mais próxima e esperar que passe.

    ResponderEliminar