30 de março de 2009

IRS


Audrey Hepburn


Hoje mandei o meu IRS. Preenchi os dados todos do programa que descarreguei para o efeito com a ajuda de colegas holandeses sem perceber muito bem o que estava a fazer, mas usando intuição e recolhendo os documentos necessários. Ninguém nunca, em parte alguma, me informou que possivelmente teria dinheiro a receber de volta por só ter trabalhado 3 meses de 2008, embora tenha tratado de toda a papelada e pago todos os impostos até agora. Embora sejam expeditos a cobrar, não o são tanto a devolver. Se não fosse uma pergunta casual de uma amiga portuguesa, continuaria na santa ignorância até hoje, possivelmente até sempre, deixando passar a oportunidade de receber de volta aquilo a que tenho direito, isto é, 1395€. Agora é fazer figas para estar tudo em ordem, que estes trocos vinham muito a calhar.

10 comentários:

  1. Claro se te podem ficar com o dinheiro para quê informar-te?
    No geral a informação sobre as declarações de IRS é muito escassa, ou então sou eu que sou muito burra.

    ResponderEliminar
  2. Ahhh, é um bom troco hein!

    espero que consigas receber!!!

    gostei do blog.

    Bjuss

    ResponderEliminar
  3. Pergunta de 1 ignorante:

    Comecei a trabalhar em Abril de 2008, no mês passado recebi do HR um género de apanhado fiscal do ano de 2008....ainda nao faço ideia o que fazer com esses dados...

    Que site é esse?

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Daniel:

    esse apanhado fiscal (que eu deitei fora e depois tive de pedir novamente) é o resumo do que recebeste e pagaste durante 2008, e são esses dados que tens de inserir nos impressos ou no programa para o IRS de 2008.

    O site é o dos impostos holendeses:
    http://www.belastingdienst.nl/download/

    Aqui podes tirar o programa para preencher o IRS e ver se tens alguma coisa a receber de volta, mas precisas de alguém que te ajude pq está tudo em holandês.

    Também precisas de ter a DigID para assinar a declaração. se não tens, tens de fazer. Demora uns 3 dias a chegar a chave de activação - já não dá para entregares dentro do prazo que termina a 1 de Abril. Mas podes ir fora de prazo e tens 5 anos para reclamar devolução caso tenhas direito.

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  5. Olha sorte a tua, eu soube ontem que vou ter de desembolsar quase 400 éros. Não é justo. Sniff.. Sniff.. :-(

    ResponderEliminar
  6. Tb quero! Boa maquia! A única cena que me chateia ao pedir ajuda aos meus colegas holandeses é o facto de eles virem a saber qto aufiro mensalmente. Se for mto mais do que eles, é mto chato. Mesmo assim sou uma idiota pq deixei passar o prazo. Acabava a 1 de abril, não é?

    ResponderEliminar
  7. Suponho que saibas que tens direito a isenção parcial (acho que só pagas 40% ou tens isenção de 40%) de impostos por não seres holandesa.

    ResponderEliminar
  8. Estou para ver como vai ser o resultado do meu... :(

    ResponderEliminar