9 de março de 2009

Mariquinhas

Temos fama de dramáticas, nós. Mais dadas às lágrimas e a discussões barulhentas. Mas talvez por estarmos mais atentas aos nossos próprios sentimentos, vamos aprendendo a conhecê-los e a lidar melhor com eles, conseguindo finalmente, ao longo do tempo e com algum esforço, evitar alguns exageros teatrais e cenas de faca e alguidar a que somos naturalmente mais predispostas. Ainda assim, as birras e caprichos, podem conferir-nos algum encanto como parte da condição de menina.
Já os rapazes, quando lhes dá para o exagero dramático, caem facilmente no ridículo. Porque se há coisa que não se aguenta é um gajo sensível drama queen. É que não dá. Porque não é o que deles se espera. Deles espera-se controlo e sobriedade, e quanto muito uns murros na mesa muito de vez em quando, mas nunca atitudes histéricas de despeito, ou actos mesquinhos e vingativos "toma lá que é para aprenderes". Não, não, não, meninos, não façam isso. Porque têm o efeito oposto ao que desejam, que é o de atingir, suscitando-nos apenas enfado e um certo nojinho. Nhec. Como um ex-namorico que todos os anos, no meu aniversário, me envia e-mails contendo apenas um seco "Parabéns". Para quê? Para me mostrar que, apesar de eu ser uma malvada, ele é tão bonzinho que se lembra da data e até se digna a assinalá-la, apesar de não me desejar um dia feliz em conjunto? Mais vale não dizer nada, fingir que não se lembra, isso sim é coisa à homem. Agora fazê-lo de forma rancorosa e só para mostrar superioridade moral, torna-se ridículo e pequenino. E em mim suscita apenas um "ai que menina!" acompanhado de um franzir de narina enquanto carrego no delete.

11 comentários:

  1. Longe de querer defender a classe, pelos vistos inspiração para um post também. Agradece, que vais ver que para o ano ele não chateia. Assim como assim somos todos umas meninas e borramo-nos de medo de um confronto. Eu já dei os parabéns da altura certa, não já? ;)

    ResponderEliminar
  2. Agradeço sempre. Mando de volta um "Obrigada."

    ResponderEliminar
  3. Então lamento, mas ele não é Drama Queen, é mesmo burrinho!

    ResponderEliminar
  4. eh eh eh concordo... gosto de homens com atitude com A grande ;)

    ResponderEliminar
  5. Já saiu o Sopas de Vinho, a verdadeira politica à portuguesa a ler aqui: http://portaria-59.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Realmente, parece ser uma atitude mesquinha... Concordo contigo, homens assim é mesmo de fugir!

    Bjs*

    ResponderEliminar
  7. Tem piada... mandaram-me o link para este post juntamente com a frase "hoje li um texto que me faz lembrar de ti".
    Não, não sou de fazer dramas nem choradeiras ridículas, nem tão pouco entro em jogos pseudo-psicológicos enervantes (tão típicos das gajas) para enfatizar qualquer pequena angústia ou desilusão.
    Sobriedade, calma, controlo, serenidade, impavidez, ponderação, argumentos intrincados e complexos com uma lógica nem sempre fácil de rebater; condimentado com o ocasional sarcasmo... prefiro mover-me nestes territórios por oposição ao dramatismo feminino. Agora sinceramente... o que preferem?? É que esta "estratégia" vale-me as críticas de ser frio, demasiado racional, nada emotivo, blá blá blá. A sério miúdas, decidam-se... o ideal era adoptarem, nem que seja um pouquinho, este comportamento... para pensarem melhor nas coisas, reflectirem mais, agirem menos a quente e mais a frio... experimentem, vão ver que facilita. Não é numa orgia frenética e descontrolada de sentimentos que os passam a conhecer melhor, é antes numa introspecção calma.
    Fica a opinião, com a informação adicional de que ainda há gajos que de drama queen não têm nada.

    ResponderEliminar
  8. Duarte
    cada gaja é uma gaja e sabe do que gosta ou o que prefere, e neste caso, eu só posso falar por mim, de modo que esse "decidam-se" simplesmente não é aplicável, porque somos todas diferentes. Eu sou muito directa e pouco dada a sentimentalismos lamechas, de modo que não tenho muita paciência para gajos "sensíveis". É que acabo por a certa altura sentir-me eu "o homem" da relação -a sério, já tive um ex-boyfriend que a certa altura me disse "I guess I'm the delicate flower here". E isso é que não pode ser. Mas lá está, só posso mesmo falar por mim, que não gosto de mariquinhas.

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que é má e triste estratégia independentemente do sexo do mensageiro. :)

    ResponderEliminar