19 de março de 2009

Vaselina



Quem me segue no twitter saberá certamente, e até à exaustão, que há 10 dias queimei a minha rica mãozinha com sopa a ferver. Quem não segue, fica agora a saber. Resumidamente, o fundo do blender - o aparelho que serve para triturar tudinho - desmontou-se quando levantei o copo, e sopinha da boa, que minutos antes estava a ferver na panela, escorreu-me pela mão esquerda, que agarrava a base. Ora, não foi agradável, que não. Primeiro parecia ser apenas queimadura de primeiro grau, superficial, atingindo apenas a epiderme, graças à minha rapidez em pôr a mão de molho em água fria. Ardia bastante, mas não havia formação de bolhas e nem lesões maiores, deveria passar em 3 dias, tipo queimadura solar. Depois, consultando aqui os skin experts do laboratório, talvez houvesse uma zona de segundo grau, isto é, com lesão mais profunda, a chegar à derme. Este diagnóstico confirmou-se, de facto, dado que passados 10 dias ainda tenho uma mancha jeitosa na mão.
Durante este tempo todo fui experimentando tudo e mais alguma coisa a que consegui deitar a mão, desde o creme para queimaduras que comprei na farmácia e que afinal era meio placebo, segundo me explicou quem sabe ler holandês, porque eles aqui na Holanda são muito reticentes a vender medicamentos que realmente façam efeito, a outros que me recomendaram. Testei ainda mais dois que tinha lá por casa. Nada parecia resultar, antes pelo contrário. Até que depois de assistir a um colóquio sobre vernix caseosa (wikipedia, amigos) e suas propriedades reparadoras e regeneradoras, descobri a pólvora, salvo seja. Neste estudo, o controlo em ratinhos sujeitos a tape stripping - basicamente uma pequena área de pele é arrancada com fita cola - tinha dado resultados practicamente iguais à vernix sintética - o que não era lá muito bom para o estudo em si, mas que me devolveu a esperança novamente. E qual era esse controlo? A velhinha vaselina. E lá vai a Luna maria, depois dos 20 mil cremes, fazer o derradeiro teste. E se há coisa de 3 dias a mão estava assim - sexy, hum? -, neste momento está muito, mas muito melhor. Com uma cor quase normal. Até já nem está nojenta, adjectivo carinhoso que uma amiga utilizou para a descrever. E tudo graças ao potinho maravilha. Vaselina forever, é só o que vos digo.

9 comentários:

  1. A vaselina tem múltiplos usos, todos benéficos... ;)

    ResponderEliminar
  2. Quando queimei o meu dedinho (no forno!) foi com vaselina que a coisa melhorou. Mas fez alt bolha. nhaca Depos de ficar +- seco pus vaselina! e ficou bom. x)

    ResponderEliminar
  3. Vaselina é bom sim, mas eu indicaria um remédio mais eficaz: Dersani.
    Nao sei se encontra por aí, mas aqui no hospital que trabalho é isso que usamos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. o que interessa é que em breve já podes voltar a pintar as unhas de rosa shock, sem essa mancha a atrapalhar o campo de visão

    ResponderEliminar
  5. enganei-me, este comentário era para o twitter :)

    ResponderEliminar
  6. Uma altura queimei a parte interior do braço com o ferro e passar e feita parva 8como não me doeu muito) nada de pôr águia fria, creme, nada... no dia seguinte lá estava eu, com o braço todo empolado, com bolhas, cheio de pus e meio esverdeado. E era inverno e tinha que vestir casacos e camisolas...

    Adiante, na altura não experimentei vaselina mas passadas duas semanas com a coisa naquele estado deram-me folhas de cacto, que tive que descarcar e aplicar no braço.

    Foi remédio santo, só fiquei com uma cicatriz pequenina.

    ResponderEliminar
  7. Pois é, nos twittas ja muito te ouvimos a falar da tua queimadura!

    As tuas melhoras*

    ResponderEliminar
  8. É verdade a vaselina é excelente além de super hidratante!A minha avozinha ainda jura sobre as maravilhas desse creme. É o que ela leva de "souvenir" quando viaja do Canadá para Portugal em boiões tamanho XXXXL :p
    Espero que melhores e que fiques sem manchinhas :)

    ResponderEliminar