26 de junho de 2009

As minhas bloggers

Gosto mais de blogues femininos do que masculinos, e, neste mundo virtual, a maioria das pessoas por quem nutro uma admiração especial são mulheres. Ao contrário dos homens, salvo raras mas notáveis excepções, que geralmente escrevem por exibicionismo intelectual e pelo reconhecimento público do seu brilhantismo, sem nunca entrarem muito no campo do pessoal, as mulheres escrevem sobre elas, dão-se, mostram-se, abrindo-nos o seu mundo e vivências numa enorme generosidade. Mostram-nos o que são, e não a projecção do que gostariam de ser. E isso aproxima-nos delas, na sua humanidade e imperfeição, e acabamos por gostar da pessoa por trás do blogue, e não apenas do que escreve enquanto blogger. E de entre tantas, há as que me marcaram especialmente e que continuo a ler religiosamente, quase como se fosse a primeira vez.
Tal quanto a amizades na vida real, sou conservadora relativamente às predilecções nas leituras, e os blogues que sigo são na maioria os mesmos que sigo há anos. Costumo dizer, em tom de brincadeira, que demoro cerca de dois anos a tornar-me amiga de alguém - com excepção do estrangeiro, que o exílio aguça a carência de proximidade -, embora depois seja para sempre. O mesmo se passa com os blogues, raramente me deixando entusiasmar por novidades excitantes, que tantas vezes acabam ao fim de poucas semanas.
Um blogue só ganha realmente alma com a constância e alguma maturidade. É fácil criar um num momento de inspiração, já mantê-lo requer dedicação, coisa que reconheço e a que dou valor. Não que eu seja constante, que não sou, mas já se sabe, bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz. Acho que sou assim uma espécie de blogger bipolar, que tanto passa por períodos de seca sem nada que postar como depois não consegue parar. Felizmente os dois vão alternando com regularidade q.b., suficiente para não deixar o blogue morrer.
Quando comecei a escrever, há coisa de quatro anos e meio, fi-lo mais ou menos por imitação da minha amiga Raspa, que tem um blogue lindíssimo, delicado, de uma sensibilidade tocante e enorme subtileza, onde se tem de entrar em biquinhos de pés, com cuidado para não partir, como se se tratasse de uma caixinha de porcelana. Foi por causa dela que me aventurei a criar o meu, e dei os primeiros passos na escrita.
Por essa altura, algumas mulheres marcavam já a blogosfera com a sua escrita, personalidade e irreverência, sendo os seus blogues os primeiros que li e segui, amores à primeira vista, as minhas primeiras paixões, salvo seja. São a Charlotte, a Vieira e a Rititi, todas diferentes, com estilos inconfundíveis, e que, goste-se ou não, deixam uma marca indelével na blogosfera lusa. Depois vieram outras, que fui descobrindo com agrado ao longo do tempo e que continuo a ler. Lembro o assombro que foi descobrir a Ana de Amsterdam ou a Menina Limão, dona do blog mais bonito da blogosfera. Ou a elegância da Laura, a sobriedade da Sara, o charme tropical da Mónica. Como foi rir-me com as aventuras da Pipoca e da adorável Kitty Fane, ou com a recém descoberta Dra. Muxy-Muxy. E como foi um prazer conhecer pessoalmente a Carlota, a Sinapse, a Dinada e a Teresa. E depois, claro, há os blogues das minhas amigas, mas essas não precisam de um para que lhes guarde um imenso carinho.

20 comentários:

  1. (tens ali um typo em excepções,resolvi avisar)

    ResponderEliminar
  2. Opáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que fixe, muitos obrigados e vénias e salamaleques.
    Eu já gosto do teu blogue(de ti) há mais tempo... é a única coisa que me sai da vergonha agora.

    ResponderEliminar
  3. Inteiramente de acordo na preferência por blogues de mulheres, ainda há dias me tinha ocorrido isso, que não são muitos os blogues masculinos que acompanho.

    Inteiramente de acordo naquilo que assinalaste como sendo as razões por que preferes os blogues femininos.

    Clap! Cplap!

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Não sei se vem ao acaso ou não, mas um mimo sabe sempre bem e no que toca a referências, o teu blogue é o meu número 1.
    Desde o início :)

    ResponderEliminar
  5. opah, fiquei toda vaidosa, mimada e, e,e...olha com saudades de nos juntarmos todas para uns copos e refilices com a vida e sessões de corte construtivo. (eu vejo logo pelo pico de site visitors que tu me linkaste algures, não falha, heheheeh)
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  6. Olha Luna, digo-te isto: não há corações enganados :)

    *

    ResponderEliminar
  7. ouch, mariazinha, que amanhã ainda estarei com a cabeça à roda e não será da bebida. "simpática só para enganar" uma ova. ;)



    (por falar em homens que fogem à sua 'condição' de medidores de pilinhas, um post muito apropriado)

    ResponderEliminar
  8. Concordo!!! Tb prefiro blogs no feminino e a mim, estar no estrangeiro, tb me faz aproximar mais rápido!

    ResponderEliminar
  9. obrigada, luna.
    (não me vou pôr aqui a mandar beijinhos e essas merdas, que isso ia dar cabo da minha "sobriedade" ;)

    ResponderEliminar
  10. Olha meu amor,

    A meu ver, os blogs do Pacheco Pereira, Daniel Oliveira e afins (de homens) te^m mais a ver com eles do que com o mundo que os rodeia. Eu leio o teu blog para saber de ti, mas vejo muito do mundo que te rodeia, mais do que em muitos blogs "masculinos". Mas sim, concordo contigo, os blogs das mulheres sao muito mais engracados, menos manientos, mais descontraidos, mais descomplexados, arejados, desempoeirados, etc...
    beijinhos e fica bem

    ResponderEliminar
  11. Sara

    sobriedade relativamente ao blog. :) Eu por acaso até ia dizer clean, que é o adjectivo que me parece mais aplicável, mas depois lá me vinham chamar a atenção para o uso excessivo de estrangeirismos e desisti.

    Beijinhos! :D

    ResponderEliminar
  12. Alex: há excepções, felizmente. :)

    ResponderEliminar
  13. Tenho de fazer esta análise para mim. Para ver a que conclusões posso chegar. Escrever sobre isso é que já é outra coisa.
    Olha, também para mim foi um prazer conhecer-te. Aliás, foi graças a isso que deixei de embirrar contigo. :)

    ResponderEliminar
  14. Obrigada, Luna. Encheste-nos de mimos.

    ResponderEliminar
  15. Se algum dia fizer um post assim, certamente estarás na minha lista. Juntamente com a ana de amesterdan, mônica e a menina limão. Blogs que embora siga religiosamente, como é o caso do teu, raramente comento.

    ResponderEliminar
  16. Rainha, o teu comentário chegou até mim por e-mail. Pela minha parte agradeço, que eu cá não sabia dessa boniteza.

    ResponderEliminar
  17. Vim parar ao teu blog por causa do post da Teresa.
    Não tenho muito tempo para o ler, estou no trabalho e creio que não seria perdoada.
    Identifiquei-me bastanta contigo neste post, mesmo que só sejas minha amiga no ano 2012.
    Beijinho

    ResponderEliminar