9 de junho de 2009

Dúvida gramatical

Já agora, no post ali em baixo, deve ser queixar-se ou queixarem-se? Confesso que nunca sei muito bem, mas também não tenho tempo de ir ao ciberdúvidas.

11 comentários:

  1. Pelo que eu conheço de Português está bem assim queixarem-se pois falas em Bloggers e um blogger!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também é que é com M ;)
    Mas essa é uma dúvida que eu também tenho, portanto alguém que saiba que se chegue à frente!

    ResponderEliminar
  3. A parte do também, como hás de calcular, eu sei, e o facto de ter algumas dúvidas gramaticais não faz de mim analfabeta - n e m estão lado a lado no teclado, é gralha comum.

    ResponderEliminar
  4. Nesta frase é mesmo "queixarem-se", porque o sujeito já é diferente - o sujeito verdadeiro da frase são os posts, são os posts quem se queixa.

    Na 1.ª oração, e porque o sujeito dos verbos é o mesmo (os bloggers), não deve repetir-se a forma verbal, tal como tu não fizeste: "lembrarem de escreverem" seria um perfeito disparate (que muita gente faz).

    Soei confusa, não foi? :(

    Nunca daria uma boa professora.

    ResponderEliminar
  5. Também achei que era assim, mas por pura intuição - que aliás é o que guia a forma como escrevo. Há regras que sei, obviamente, mas de outras nem sempre me lembro bem, e lá surgem umas dúvidas de vez em quando. Acabo por escolher o que me soa melhor e mais correcto.

    ResponderEliminar
  6. O instinto da língua é fundamental. Tal como tu, na maior parte das vezes nem sei fundamentar a razão de ser desta ou daquela maneira, mas aprendi a confiar no meu instinto, que já me prestou valiosos serviços... :)

    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Plural. "Cada vez que se lembrarem de escrever posts a queixarem-se do tempo em Portugal"

    Visto que o sujeito está no plural o verbo também tem de estar :x

    Por isso, está certo como escreveste :P

    ResponderEliminar
  8. É queixar-se, não sei porquê porque sou nula a gramática mas uma vez fui corrigida pelo Vasco Barreto (com a devida explicação, da qual, lamentavelmente, não me lembro) e nunca mais escrevi plurais nestes casos (parece q se deve usar sempre o singular).

    ResponderEliminar
  9. Eu percebi, eu percebi! Aliás, aproveito a oportunidade para dizer que adoro o que escreves!

    ResponderEliminar
  10. Ora aí está uma dúvida que também tenho sempre e ainda ninguém me soube esclarecer de forma convicta. Estou com a Clara, que diz que nesses casos se usa o singular, embora por vezes o plural pareça o mais adequado. Ainda assim, se souberem a resposta certa, agradecia.

    Beijos ;)

    ResponderEliminar
  11. Pois, Clara, o Vasco Barreto não passa aqui. Mas se o quiseres chamar, agradecemos muito.

    ResponderEliminar