26 de junho de 2009

Sensibilidade ou bom senso

Desde quando é que a objectividade é chamada para a apreciação de uma obra de arte ou escolha de literatura? Mas está tudo doido? Eu sou capaz de comprar ou deixar de comprar livros só pela capa. Esta revela também o gosto do autor, se estiver vivo, claro.
A arte, a estética, são subjectivos, e nas escolhas pessoais vamos por aquilo que mais apela à nossa sensibilidade, que sentimos à partida que nos irá agradar. Agora, objectividade? Mas eu sou lá crítica literária ou professora de história de arte para ser objectiva. Está tudo doido, é o que digo. Ou então anda tudo a ler, ver e ouvir ver coisas de que não gosta só para as poder avaliar objectivamente e de um ponto de vista racional e distanciado, sensato. Um perfeito nonsense.

4 comentários:

  1. Isso a propósito dos comentários ao livro da Pipoca?

    Fico fora de mim quando criticam literatura a torto e direito quando se esquecem que o fundamental é ler. Ler, variar e, acima de tudo, retirar prazer da leitura. É a melhor forma de auto-instruirmo-nos.

    ResponderEliminar
  2. Concordo absolutamente! Não a coisa mais subjectiva que as nossas opiniões acerca das coisas! Qual objectividade qual quê!?

    ResponderEliminar
  3. Luna, a "agent provocateur".
    É adorável ver-te bem disposta...

    Beijinhos primocêntricos

    ResponderEliminar