20 de agosto de 2009

Coisas giras

Descobri que, coincidência das coincidências, estas brasucas lá do outro lado do atlântico, sentem exactamente o mesmo que eu relativamente a não gostar de falar ao telefone - mais, o pai de uma delas também não gosta - e aos amigos virem com livrinho de instruções:

http://eleteialilian438.blogspot.com/2009/08/instrucoes.html

http://redemaistv.blogspot.com/2009/08/manual-de-instrucoes-diz-se-muitas.html

Já esta, por seu lado, também se baseia em médias mais ou menos um desvio padrão, embora eu desconfie que na verdade ela não saiba o que é um desvio padrão:

http://lalinhavd.wordpress.com/2009/07/29/as-putas-das-excecoes/

E esta também não tem pachorra para gajos "drama queen":

http://lambosguinha.blogspot.com/2009/06/sou-lesbica.html

Acho tudo isto fantástico.

23 comentários:

  1. Não acho possível! Ainda a semana passada enviei um e-mail à Kitty Fane porque, andava a pesquisar blogues na net, e deparei-me com uma situação idêntica. Acho lamentável. Eu, por vezes, quando me identifico com os textos coloco-os no meu blogue, mas nunca deixo de referenciar o autor do mesmo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. incrível. em calhando são apenas meninas que não sabem colocar um linquezinho.

    como descobriste?

    ResponderEliminar
  3. Copyscape.com

    Umas serão meninas, sim, mas outra já é avó. :|

    ResponderEliminar
  4. Custa-me tanto tanto acreditar nestas coisas ... mas que las hay, hay!

    A sério, estou chocada! eu sei que já não é a primeira vez que te acontece, mas de cada vez fico chocada!

    E, já agora, como descobres estas coisas? há algum site tipo kinja ou algo assim que te alerte?

    ResponderEliminar
  5. Engraçado, comecei a ler o primeiro e senti que era igual ao teu. Depois no segundo tive a confirmação.

    Também já apanhei alguns no copyscape.

    Ferramenta muito útil!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Arre, que és uma predestinada com os plágios!!! Ainda só vi o primeiro. O Brasil ama-te, não há dúvida!

    Não me aguentei e deixei lá um comentário (que não será publicado, claro):

    «A cara menina COPIOU descaradamente um post de uma blogger portuguesa a viver na Holanda.

    Este:

    http://horas-perdidas.blogspot.com/2009/08/manual-de-instrucoes.html

    Se não lhe sai nada da cabecinha e precisa de fazer passar por seus escritos de outrem, para que diabo tem um blogue?»

    Será que esta também vai apagar o blogue como fez a outra brasuca em tempos?

    Eu tenho ocasionalmente na Gota uma rubrica a que chamo "Entrada da Semana", em que transcrevo na íntegra coisas que li na blogosfera e de que gostei. Mas vêm com aspas, nome do/a blogger, nome do bliogue, link e até a imagem do blogue ou a que acompanhava o texto.

    'Ca nervos!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  8. Tem piada que ainda ontem estive a pensar precisamente quais seriam os direitos que um autor de um blog tem/ não tem/ pode vir a ter. Aconteceu que durante o jornal das 9 da noite com o Mário Crespo (SicNoticias), um dos entrevistados finais, veio comentar um assunto da nossa actualidade e para tal utilizou um comentário de um leitor da publicação online de um jornal diário. Até aí, nada de especial, até porque o comentário em questão foi assinado. Mas e se não fosse? Parece-me que o comentador/ entrevistado em questão iria à mesma ler essa opinião cibernáutica, referindo ao primeiro sujeito como "um leitor não identificado". E se fosse eu? Será que iria gostar que os meus comentários/ opiniões fossem para além do computador? Se assim fosse tentava escrever para uma das televisoes, não seria? Por muito bem que a coisa em questão estivesse redigida ou explicitada. Sendo assim, é fácil transpor que para o mundo Blogger, qualquer pessoa pode chegar aos nosso cantos e, sem mais demoras, utilizar um dos nossos textos como seu. O que vale é que temos um registo de mensagens, pelo que, se o facto fosse mesmo grave, existiria sempre uma prova de quem teve a "ideia" em primeiro lugar: nós ou os copistas. Geralmente costumo utilizar posts de outros blogs no meu, principalmente quando acho que a minha imaginação está nas lonas e preciso mesmo de escrever sobre determinado assunto. Geralmente também, sem qualquer excepção, informo sempre qual o autor e qual o blog ou site informativo. De resto, não me parece boa ideia copiar só por copiar. Não é, nem boa ideia, tal como não é ético, porque de resto, roubar é, sem dúvida, humano e, consequentemente, estúpido.
    Em resumo: no mundo Blogger, copiar torna-se muito fácil.

    ResponderEliminar
  9. Lindo, e tu foste caca-las (nao vem de caca... eu e' que nao tenho cedilhas nem acentos!)

    ResponderEliminar
  10. Impressionante. Speechless. Acho que nao teem muito a noca do que e' plagiarismo diria...

    ResponderEliminar
  11. Um dado curioso: o post do primeiro link que puseste foi apagado, mas ainda assim teve a cara de pau (para falar como os brasileiros) para fazer uma entrada sobre plágios, que remete para uma mais antiga. Já havia precedentes, pelo visto. Não foste a única pessoa que ela plagiou. Vá-se lá perceber esta gente!

    ResponderEliminar
  12. Mas o texto é incrível, a pôr os plagiados como maus da fita, no fundo, os invejosos. Muito bom.

    ResponderEliminar
  13. Primeiro achei que es bastante convencida. Ainda assim (mas mesmo muito ceptica) la segui os links, no primeiro aquele texto sobre plagio (tenho dificuldade em ler textos com o novo acordo ortografico, pelo que so ziguezei por la) mas no segunda e o terceiro vi que realmente tens toda a razao...

    Vinha aqui perguntar como detectas os plagios, mas ja foi respondido acima, pelo que deixo so um obrigado pelo "abrir de olhos" de que ha por ai muitas pessoas sem escrupulos...

    ResponderEliminar
  14. Não é questão de se ser convencida, mas de escrever coisas sobre mim, sobre o que sinto e sou, usando expressões típicas minhas, mais, num dos textos falava até sobre o meu pai, e de repente dou de caras com o que eu escrevi sobre mim na boca de outra pessoa. Pode ser excesso de zelo, mas fico piursa.

    E quem não percebe, é só tentar pôr-se no meu lugar. Gostavam de escrever um texto onde falam da vossa família, e ve-lo noutro blogue, como se aquela tipa que não conhecem de lado nenhum também tivesse o mesmo pai ou mesma mãe?

    ResponderEliminar
  15. Já nem consigo entrar no primeiro blogue. Aparece uma mensagem a dizer que o mesmo não existe. Tal como da última vez, apagaram o blogue e nada de reconhecer o erro. Isto está bonito!

    ResponderEliminar
  16. Consegues, Filipa, é só usares o link do blogue propriamente dito. O que não existe é o post do plágio, porque ela apagou-o.
    E de caminho podes escangalhar-te a rir são as sandices que escreveu hoje sobre direitos de autor e plágios.

    ResponderEliminar
  17. Thanks. Vou ler até aonde vai a "lata" das pessoas.

    ResponderEliminar
  18. Já li. Sem palavras... demasiado mau para ser verdade.

    ResponderEliminar
  19. Acabei de verificar que os meus posts são maus demais para serem copiados na íntegra. Menos mal...

    ResponderEliminar
  20. O que acho incrível é a indignação de uma delas que se defende dizendo que pode utilizar os textos porque não foram tirados de um livro...lá está, é uma ideia um pouco antiquada essa, não? Ele há gente de má fé mesmo!
    O único positivo é que os teus textos valem a pena ser copiados:)

    ResponderEliminar
  21. Acho que nao me entendeste muito bem. O achar-te convencida veio depois de ler o teu post. Pensei que achavas que so tu e' que tinhas certos pensamentos/ideias/sentimentos. Claro que quando vi que realmente estavas a referir-te a plagio nu e cru, compreendo perfeitamente o teu post e realmente de convencida nao tens nada, quanto muito estaras a ser (como eu seria) zelosa da tua individualidade.

    Espero ter corrigido o equivoco que veio com o meu primeiro post. Parabens pelo blog.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário vai ser mal intepretado, vou parecer a advogada do diabo... Mas eu também já fui acusada de plágio neste blog e também recebi vários comentários menos agradáveis de quem te visita. Sempre tive a consciência tranquila, seria incapaz de plagiar o que quer que fosse, mas na altura o meu blog ainda era uma criança e aquilo caiu um bocado mal.
    Percebo a tua indignação, as nossas ideias, a forma como as escrevemos, devem ser preservadas e defendidas. Mas como nem sempre o que parece é, às vezes uma simples chamada de atenção poderia resolver a situação em vez do achincalhamento público. Não conheço estas pessoas, não sei se foi esquecimento, ignorância ou má indole, vou abster-me de julgá-las. Percebo que te incomode, que reclames os direitos de textos que são teus, percebo que vás a esses blogs e marques a tua posição (e muito bem!), mas não percebo que outras pessoas o façam.

    ResponderEliminar
  23. Cara Inês

    acontece que as chamadas de atenção existiram, através de comentários - se não há e-mail disponível, essa é a única forma - que nalguns casos foram sistematicamente apagados. Isso para mim é má fé, e má formação. E temos o direito de nos indignar com isso.

    Mesmo que não sejamos assim tão giras e inteligentes e esas coisas todas, e seja por isso que merecemos afinal ficar sós, porque não valemos um caracol.

    Mas pelo menos não nos valemos do que o que os outros escrevem para nos evidenciarmos.

    ResponderEliminar