5 de agosto de 2009

Manual de instruções

Diz-se muitas vezes, brincando, que o sexo oposto deveria vir com manual de instruções. O que até tem cabimento, se pensarmos em todos os desencontros e desentendimentos provocados por formas diferentes de pensar e agir, e ainda mais de sentir, e que seriam tão facilmente evitados se soubéssemos mais sobre o outro. Mas não é sobre relações de que venho falar, ou até é, mas não amorosas. Extrapolando um pouco o conceito, diria que um manual de instruções que acompanhasse qualquer pessoa seria útil, e especialmente entre amigos. Uma lista com as coisas que tal pessoa gosta e desgosta, registos de personalidade, modos de acção e sinais de reconhecimento de emoções, como avisos a desagrados e formas de evitar ataques de fúria. E este livrinho, bem estudado por todos os que nos rodeiam e connosco convivem diariamente, evitaria tantas situações constrangedoras ou simplesmente aborrecidas, que tornaria a nossa vida bem mais fácil e agradável.
No meu caso, por exemplo, os meus amigos saberiam que há pouca coisa que eu odeie mais na vida que falar ao telefone, e que o meu limite de tolerância anda ali pelos 3 minutos. Para mim, o telefone serve para dar recados e transmitir mensagens concisas, nunca para conversar, e que estender uma conversa mais do que o mínimo indispensável torna-se para mim um suplício. O facto de a partir dos 3 minutos eu começar a responder em monossílabos deveria, por si só, ser um sinal de que a conversa se está a tornar muito longa, mas não, esse sinal é sistematicamente ignorado, pelo que acabo por ter de recorrer ao plano B, que consiste em simplesmente despachar a pessoa o mais rapidamente possível, com a melhor desculpa que encontrar. Como não sei mentir -isto também não podia ser só defeitos -, pode descansar o amigo frequentemente despachado, que a desculpa é sempre verdadeira, embora, ainda assim, desculpa. E não é por mal, que não é, e quem me conhece bem sabe que posso passar umas 8 horas seguidas à conversa sem descanso, mas ao telefone é que não.
Felizmente, o meu pai também não é grande fã do aparelho, pelo que as nossas conversas nos telefonemas para saber se está tudo bem, se resumem, na maior parte das vezes, a dizer que está tudo bem, e a dar conta de alguma coisa que precise ser falada. O resto, é conversado por e-mail, que é coisa muito mais do meu agrado.
E para perceberem melhor o quanto detesto mesmo falar ao telefone, a título ilustrativo dou que de bom grado trocaria meia hora ao telefone pelo mesmo tempo a lavar louça, e sem luvas. Por isso, se me quiserem manter contentinha e simpática, contenham-se e vão directamente de A a B, sem contar o caminho inteiro entre os dois. E ambos só temos a ganhar: eu não me enfado, e vós não sois despachados.

6 comentários:

  1. ehehehehe! ainda bem que agora (antes era pelo twitter também)só falamos via blog. =)

    ResponderEliminar
  2. Ora por acaso também não gosto muito de falar ao telefone, mais ainda se for coisas de trabalho. Desperdiça-se tempo sem fazer muito mais, mas infelizmente há quem só funcione se ouvir umas palavrinhas do outro lado...

    ResponderEliminar
  3. Por essas e por outras o meu telemovel esta' sempre no silencio e nao existe telefone em casa ;-)

    ResponderEliminar
  4. Por acaso também não gosto nada de falar ao telemóvel.. Não sei como há pessoas que passam "horas" nisso.

    beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Preferias lavar loiça?? Conversas longas ao telefone também me fazem urticária, mas daí a apetecer-me enfiar na cozinha a arear tachos vai um grande passo...

    ResponderEliminar
  6. Manual de instruções? Não sei não: Quando casei, vai para mais de 30 anos, cansei de ouvir dizer que "tinha uma boca muito difícil". Dediquei uns meses a elaborar uma lista exaustiva de pratos, regras à mesa e preceitos de comportamento imutáveis, tudo com a louvável intenção de demonstrar que uma pessoa constante nos seus gostos e perfeitamente previsível não é uma pessoa difícil; difícil é uma pessoa variável e de repentes. Ainda sou, para a Mulher da minha vida e para os amigos mais chegados, o "maluco da lista". Já a minha Amiga (se posso dizer assim) vê.

    ResponderEliminar