20 de setembro de 2009

"What would you have done?"


Finalmente vi The Reader, um dos melhores filmes que vi este ano. Um filme que nos faz pensar, que nos incomoda e interpela, que nos obriga a pôr a questão: e se fosse eu, teria feito diferente? Gostamos sempre de pensar que sim, que em cenários horrendos, como o do holocausto, não seríamos como eles, os coniventes, os que fecharam os olhos e pactuaram com o regime, que seríamos capazes de dizer não, que poríamos em causa a nossa própria vida para defender a dos outros. A história diz-nos que não é assim, e que são poucos aqueles que se rebelam. Queremos todos acreditar que estaríamos nesses dois ou três por cento de heróis, mas sabemos que a população toda não cabe nessa fatia. Estaríamos mesmo? What would you have done?

O que mais incomoda não é a existência de Hanna's Schmitz. É sabermo-nos não assim tão diferentes.

(Kate Winslet é a melhor actriz da sua geração)

15 comentários:

  1. eu vi... amei e chorei... e sem duvida mereceu o oscar.....

    ResponderEliminar
  2. Foi o filme de que mais gostei de todos os Oscar nomenees. É muito bom e a Kate Winslet é absolutamente extraordinária, o argumento é fantástico, a filmagem é ...olha, não tenho mais palavras senão: deu-me o chamado "murro no estômago".
    Não sei se dadas as circunstâncias seria capaz de fazer diferente, a fome e o medo fazem-nos revelar o pior de cada um de nós.

    ResponderEliminar
  3. É de facto um dos melhores filmes dos últimos tempos. Andei dias e dias a pensar nele e em todas as questões que me deixou. E ela está óptima. Mereceu o óscar, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  4. Adorei o filme e tens toda a razão, Luna. É muito fácil acharmo-nos heróis, quando não nos vemos confrontados com uma situação destas na realidade...

    ResponderEliminar
  5. Adorei o filme, e a Kate Winslet esteve em grande...
    A parte que mais me tocou foi quando ela preferiu ser condenada a admitir não saber ler...foi intenso...
    Não quero aqui armar-me em heroína, mas sinceramente tenho certas certezas sobre a minha pessoa, nunca iria envolver-me sexualmente com um miúdo, por mais que fosse o desespero de uma solidão enlouquecedora, e não teria problema algum em admitir não saber ler, coisa que pouco me importa é preocupar-me com o que os outros pensam...seria mais grave a acusação em tribunal..sobre a situação de pôr a minha vida em risco em nome de milhares de pessoas, seria uma situação que teria que sentir na pele...mas tentaria de certeza oferecer ajuda sempre que tivesse a oportunidade...
    Não quero ser heroína, sinto que faz parte do meu caracter não me identificar com a personagem desde filme...

    ResponderEliminar
  6. A Kate Winslet esteve grande este ano. Vi com muito pouca distância este The Reader e o Revolutionary Road (também um grande filme). Sendo personagens difíceis, ela consegue sempre conferir-lhes uma duplicidade que nos permite sentir alguma empatia. Foi o caso desta personagem. Seríamos Hanna's Schimtz? Gosto de pensar que não. No campo mais restrito, envolver-me-ia com um adolescente? Estou segura que não. Mas ela torna-a de certo modo comovente, não é?

    ResponderEliminar
  7. Quando me pergunto se seríamos assim tão diferentes nas mesmas circunstâncias, obviamente não me refiro ao caso com um adolescente. No meio do que está em causa, o affair é um detalhe insignificante.

    ResponderEliminar
  8. Já alguém leu o livro e tem opinião? Ainda quero lê-lo, a história é muito intensa.

    ResponderEliminar
  9. o filme é muito, muito bom, e Winslet é extraordinária.

    ResponderEliminar
  10. Adorei o fime e deixou-me a pensar, tal como tu. A história mostra que a maioria faria igual, basta olharmos para todas as guerras. É mesmo algo que se estuda em psicologia e que passa por alguma desresponsabilização das próprias pessoas que actuam de acordo com as ordens superiores...
    A Kate Winslet é simplesmente fabulosa.

    ResponderEliminar
  11. Adorei este filme. Também o vi há pouco tempo. E para mim este sim devia ter levado para casa o Óscar de melhor filme, e não aquela banhada do Slumdog.

    ResponderEliminar
  12. Nem me fales do slumdog que eu começo a espumar de raiva. É que qualquer dos filmes que mais gostei este ano punha o slumdog a um canto. Não consigo mesmo entender como é que ganhou.

    ResponderEliminar
  13. Vamos criar um clube do "slumdog sucks"?

    ResponderEliminar
  14. O Slumdog ganhou pq o puto caiu no charco de esterco. Tens mais alguma dúvida que eu possa esclarecer? hehehe

    ResponderEliminar