21 de outubro de 2009

É que faz diferença

Pode considerar-se que se leu um livro, quando na verdade se leu apenas partes?

Adenda: Como hão de calcular, não sou a única pessoa em Portugal com o ensino obrigatório que não deu os Lusíadas ou pedaços da Bíblia. Mas entre ter lido o episódio da Inês de Castro ou as Bodas de Canaã e dizer que se leu os Lusíadas e os seus dez cantos ou a Bíblia e os seus 46 livros do Antigo Testamento mais os 27 do Novo, vai uma (pequena) grande diferença, parece-me.

9 comentários:

  1. Pois, fartei-me de fazer isso no mestrado... Mas vai tudo "pá" bibliografia!!
    Se me perguntarem, sim, li tudinho! Ponta a ponta, incluindo as referências bibliográficas do próprio livro (ok, por acaso isso é verdade...).
    Se algum dos meus queridos júris ler isto, I was temporarily insane...

    ResponderEliminar
  2. Acho que não, mas o facto de teres lido apenas uma parte é bom. sinal de que tens personalidade, que sabes escolher? (Bem, se estivermos a falar de livros obrigatórios de estudo ou trabalho aldraba à vontade)

    ResponderEliminar
  3. Acho que sim, que podes considerar que leste porque ao menos sabes do que trata a obra e sempre podes fazer referência a passagens do mesmo! ;PP

    ResponderEliminar
  4. não. mas se é a Biblia eu li-a todinha mesmo [foi uma promessa que fiz no auge da minha febre católica adolescente]. acho que demorei quase um ano.

    ResponderEliminar
  5. Não, acho que não. E também faz a diferença se souberes o que estás a ler. Pegando nos Lusíadas, eu li-o todo, por desporto, porque adorei os pedaços que estudei por obrigação. E gostei, mas não percebi nem metade, por falta de contexto. Com a Bíblia será o mesmo - e o que faz a diferença entre ler e perceber não é ser crente, nem acreditar no que se está a ler, mas saber o que está realmente escrito.

    ResponderEliminar
  6. Eu já li a lista telefónica e as páginas amarelas.

    ResponderEliminar
  7. Não. Ou se leu todo, ou não se leu. Senão para isso já tinha lido o Ulisses do James Joyce umas 5 vezes (é o meu calcanhar de aquiles esse livro...)

    ResponderEliminar
  8. Acho que não. No máximo pode dizer-se que se leu excertos de obra X. Também não é por ter visto 5 minutos de um filme no intervalo de outra coisa qq, que se pode dizer que já se viu o filme tal, não é verdade?

    ResponderEliminar