15 de outubro de 2009

Os portugueses e o sentido de humor

Sem puxar do episódio Maitê, que me parece um caso gritante de piadas de mau gosto mal sucedidas, onde não é tanto falta de sentido de humor, mas exagero de indignação à volta de uma coisa insignificante, a verdade é que nos falta, no geral, esse tal do sentido de humor. Basta ver como as pessoas reagem normalmente a ironias e provocações, se não souberem de antemão que são piadas nem estiverem inseridas num programa humorístico, de forma a poderem programar o cérebro para o modo "rir" em vez de "indignar".
Um bom exemplo, é a reacção de algumas pessoas ao humor cáustico de Sarah Silverman. O que me leva a uma das mais hilariantes trocas de e-mail a que alguma vez assisti, sobre os célebres, e na minha modesta opinião, absolutamente geniais, vídeos "Sorry Matt Damon", "I'm fucking Matt Damon"e "I'm fucking Ben Affleck" de que um elemento do grupo fez forward para toda a gente. E aos quais obteve belas reacções, das quais destaco a mais hilariante:

"Nem sei que te diga! Não consigo ver quem foi a pior pessoas nesta merda toda! Acho que pessoas abusam nalgumas coisas e aqui esta um caso desses! Não se deve brincar com as pessoas nem porque podes ofender uma pessoa, ou então podes ter uma resposta à grande!
Gosto de tirar lições de tudo que vejo, mas para ser sincero ri-me no primeiro vídeo, no segundo, mas no terceiro já não! E Lições, tirei que existe muita gente a gozar com outras! Às vezes é triste! E existe muita pessoa que gosta de vingança! Está mal também! Mas que posso eu fazer!"

Ora, esta reacção a uma clara brincadeira é ilustrativa da nossa capacidade de nos sentirmos ofendidos e começarmos a assinar petições como se não houvesse amanhã e coisas ridículas do género, num coro de indignação nacional. E este é dos vídeos mais inocentes de Silverman, comparando com o que postei anteriormente, ou com o "I had a dream, too". E relembro as ondas de indignação quando o Herman resolveu parodiar a Raínha Santa Isabel. Infelizmente, essa indignação é quase sempre dirigida na direcção errada. Ou como diz o Miguel, "de facto, o português indigna-se com o acessório (ou vídeos), não com o essencial."



So take it easy, people.

12 comentários:

  1. Eu considero o humor portugues bem mais forte que o da belissima Sara Silverman. Eu a fazer humor sou mais forte do que ela. Tenta contar 'a Sara Silverman uma anedota do Hitler tao popular no Portugal dos anos 90, ou uma de bebes. Eu contei uma bem suave do Hitler e foi o tumulto absoluto.

    ResponderEliminar
  2. They're cute when they're little:

    http://www.youtube.com/watch?v=VkTDSisywSg

    (on nazis)

    ResponderEliminar
  3. No comentario anterior referia-me aos EUA, para alem disso, eu subscrevo tudo o que a Maite Proenca disse. Principalmente a parte do Salazar. So mesmo um Pai's de velhos atrasados mentais elege Salazar como o maior Portugues. Acho que o numero de Portugueses a achar piada 'a Maite e' bem superior aos que se indignaram. E' normal nao se fazer um abaixo assinado de "eh pah, bem engracado".
    Lembra-te que existe 2 versoes de Portugal: a Direita Conservadora Nacionalista e a Esquerda Republicana Liberal. Acho que estas a caracterizar o todo por uma das partes.

    ResponderEliminar
  4. Oh Alexandre, se não generalizasse já não tinha blog. A verdade é que, fora as excepções, que existem muitas, eu sei, uma grande parte é ainda muito dada a sentir-se ofendida com muita coisa.
    E a prova disso está também no facto de eu ser, possivelmente, das poucas pessoas que não ficava ofendida contigo e com as tuas piadas, se bem me lembro.

    ResponderEliminar
  5. Oh Ana, o humor Portugues e' bem mais cruel, qualquer anedota do Hitler e' bem mais forte do que a que acabaste de referir. E nao e' so o humor, nao sei se viste o Camara Clara com a Paula Rego, os contos portugueses sao os mais crueis tambem. Nos em media somos mais politicamente incorrectos do que os americanos e eu bem sofro na pele a intolerancia aqui do Yankees.

    ResponderEliminar
  6. esta bem meu amor, e se tu nao generalizasses eu nao comentava. Pelo menos tenho o prazer de comunicar contigo. Beijocas
    ps- eu tb te acho muita piada

    ResponderEliminar
  7. Então explica-me o porquê do exagero à volta do caso Maitê. Há uma petição contra ela chamada "portugueses cospem em Maitê" ou coisa assim. É uma manifestação do quê? De tolerância e poder de encaixe?

    ResponderEliminar
  8. eu penso que a revolta em relação à Mait~e foi o facto de o que ela disse não ser uma piada mas uma falta de respeito. e eu sei bem distinguir uma piada de algo feito sem inteligência nenhuma. Porque para mim piada não é fazer figuras tristes em frente a uma câmara como ela.
    de facto acho que os portugueses até têm bastante sentido de humor e somos os primeiros a rirmos do nosso país. no entanto há uma linha muito ténue entre humor e idiotice. aí é que está o problema. ela não teve piada foi simplesmente insultuosa. há quem considere isso engraçado mas eu não. e olha que eu até tenho um sentido de humor apurado e bastante sarcástico.

    por acaso tb gosto muito do humor da sarah silverman.

    ResponderEliminar
  9. "Sem puxar do episódio Maitê, que me parece um caso gritante de piadas de mau gosto mal sucedidas"

    Estava a tentar desligar um bocadinho do assunto Maitê, sobre o qual já dei a minha opinião, e que até vai de encontro à tua, mas passando para o geral. Sim, temos sentido de humor, mas desde que não se ultrapassem certos limites e nos avisem antecipadamente que é uma piada e é suposto rir. Quando não está escrito em letras garrafais "pessoal, estou a gozar"é-se quase apedrejado publicamente. E sei por experiência própria, neste mesmo blog, quando ao fazer piadas auto-depreciativas, vinham-me bandos de ofendidas que se sentiam atingidas com piadas que ainda por cima eram sobre mim, só porque eu não explicava que era uma piada.

    ResponderEliminar
  10. sim claro, sem dúvida. tenho muitas vezes que reforçar que estou a brincar não vá alguém levar a mal... ainda para mais porque tenho um humor um bocado negro... :)
    e há quem não entenda esse sentido de humor. seja como for devemos sempre respeitar as individualidades de cada um. desde que não se falte ao respeito acho que ninguém tem de se chatear. o que algumas pessoas não sabem fazer é certo.

    ResponderEliminar
  11. Os videos "I'm fucking matt damon" e sequelas, estavam p mim, absolutamente geniais!
    O que me ri com eles qdo saíram e mesmo que os vejo agora em repeat

    ResponderEliminar
  12. Ao apreciar esta cena e as repercussões que teve, não posso deixar de concordar com aquela inteligência que vai argumentando que este está ao nível dos maiores insultos alguma vez proferidos contra o inocente Portugal - só superado, em minha opinião, por aquele proferido por Carlos Queirós à data de mil nove e noventa e poucos, em plano Estádio San Siro em Milão, quando disse: "é preciso varrer a porcaria da Federação".

    Aliás, este insulto e esta falta de respeito são cerca de 375 vezes pior do que todo o oiro que pudéssemos ter subtraído ao povo brasileiro (para construir Mafra, ou para os arranjinhos nos claustros dos Jerónimos), ou que todo o negócio de escravos que possamos ter promovido com recurso a carne brasileira e africana.

    Tudo isso está bem, agora dizer que os tipos de um hotel são incompetentes é que não! Despedir 600 funcionários da Qimonda, tudo bem. Agora, cuspir numa fonte é que não pode ser.

    Nós até já tivemos por cá um humorista brasileiro com manifesta falta de piada (é a minha avaliação) que representava diversas personagens portuguesas com sotaque da "terrinha" e uma conhecida personagem chinesa.

    E nem os portugueses promoveram abaixo-assinados, nem as tríades chinesas entraram em acção para pôr esse senhor humorista na ordem.

    Este país precisa urgentemente de ser lançado para dentro do caldeirão para ver se acorda para a realidade. E oxalá este último parágrafo não me valha uma petição a solicitar que seja eu lançado para dentro do caldeirão por despeitar a intocável pátria lusitana.

    ResponderEliminar