21 de outubro de 2009

Outras coisas simpáticas

"Quase me bastou abrir a Bíblia à sorte para encontrar um exemplo de ódio e massacre que dá razão a Saramago: Êxodo, 33, 25-29:

E vendo Moisés que o povo estava despido, porque Aarão o havia despido para vergonha entre os seus inimigos.
Pôs-se em pé Moisés, na porta do arraial, e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.
E disse-lhes: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa: e passai e tornai pelo arraial, de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu próximo.
E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés: e caíram do povo, naquele dia, uns três mil homens.
Porquanto Moisés tinha dito: Consagrai, hoje, as vossas mãos ao Senhor; porquanto cada um será contra o seu filho, e contra o seu irmão: e isto para ele vos dar hoje bênção.

Agora os literatos beatos vão dizer-me que aquele «matar» é simbólico, que se trata apenas de obrigar a «renunciar à cidadania» ou qualquer coisa do género. E os hipócritas vão dizer que, depois, o Senhor acaba por perdoar a todos, inclusive aos mortos na matança. Garanto que, no Êxodo, tal não acontece, que o Senhor apenas instruiu Moisés no sentido de não se misturar com os «outros», de não tomar mulheres das filhas dos «outros», porque elas não mais faziam do que prostituir-se após os seus deuses. E o rosto de Moisés resplandeceu."


n'O Vermelho e o Negro

1 comentário:

  1. Claro que a Biblia tem imensos episodios violentos, sangrentos etc. Obviamente nem todos eram metáforas.

    isso faz dela "um livro de maus costumes"? Do que li da bíblia não faz.

    Também acho um exagero tanto drama à volta do que o senhor diz. Mas que ele pensa que está acima de tudo pensa.

    ResponderEliminar