10 de outubro de 2009

Prémio Nobel da Paz

O mundo divide-se entre os cépticos indignados que se perguntam o que já foi feito e os utópicos com esperança do que pode vir a ser. Estou mais ou menos no meio. Sou uma mais ou menos céptica, mas não indignada, e com alguma esperança de um mundo melhor. E é por isso que aplaudo o prémio a Obama: não pelo que ele já fez, mas pelo que pode vir a fazer. E que este prémio veio essencialmente pressionar.

7 comentários:

  1. Mas o Nobel dá-se pelos "feitos" e não pelos "afazeres"... digo eu!

    ResponderEliminar
  2. É portanto um preemptive strike, este Nobel.

    ResponderEliminar
  3. Este "Nobel" surge num momento em que o mito de Obama estava sendo questionado pela razão questionadora do tempo; de fato, Obama é um boa praça, se comunica bem, convenceu até os membros da famosa Academia Suéca.

    ResponderEliminar
  4. O Nobel da Paz não é dado pela Academia Sueca, é dado por 5 noruegueses... e isto ano temos a novidade de termos 4 mulheres entre os 5 (novidade para mim, entenda-se, não sei se é costume).
    E o Nobel poderá ser pelos feitos ou pelos afazeres, distinguindo "a pessoa que tivesse feito a maior ou melhor acção pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".
    Se fosse só pelos feitos o Ximenes Belo e o Ramos Horta só o tinha recebido depois de haver Paz em Timor, e o Al Gore e o IPCC só depois de se ter controlado o aquecimento global, só para dar dois exemplos.

    ResponderEliminar
  5. Acima de tudo acho que o deixa com uma grande responsabilidade em cima...Vai ter ainda mais o mundo com os olhos postos neles.
    Mas fiquei contente por ter ganho é verdade. Continuo a acreditar num mundo melhor e sei que ele não o podendo mudar pelo menos transmite alguma esperança.

    **

    ResponderEliminar
  6. É pena que o mundo agora funcione e se desenvolva com base nos lobbys mais fortes. Mas é um facto que isso acontece e parece-me que os Portugueses são dos poucos a ter dificuldade em entender isso.
    De qualquer forma, já que assim é, acho muito bem que uma instituição com dinheiro e alguma autoridade (na medida em que é reconhecida) faça uso disso para exercer alguma pressão sobre aqueles que mais poder têm - ou seja, aqueles que podem salvar isto ou mandar tudo para o galheiro.

    ResponderEliminar
  7. Comm retorica, nao se faz nada....seria melhor atribuirem o Nobel (ou No-ball, se entenderem cricket) ao(s) 'speech writer(s)' do Obananama.

    ResponderEliminar