18 de novembro de 2009

Identidade?

- Olá, eu sou a Maria, tenho 27 anos e sou professora.
- Olá, eu sou a Joana, tenho 30 anos e sou loura.

34 comentários:

  1. Olá, sou a Vera, tenho 28 anos, gosto de chocolate de leite, estive para ser professora e sou loura.

    *encolhe os ombros*

    Como diz Shakespeare, "what's in a name"? Ou numa cor de cabelo?

    ResponderEliminar
  2. É uma private joke a um comentário ao post abaixo.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo com o reconhecido tom de piada, nao consigo de deixar de ficar apreensivo ao reparar que, 'a excepcao do q e' relativo 'a nossa Eng e Ciencia Biologica, tu tendes a olhar para os conceitos e temas da realidade humana com um com um nivel de analise pouco mais desenvolvido do que o proveniente do senso comum.

    ResponderEliminar
  4. Oh Alexandre, e tu tens dificuldade em relacionar o que escrevo com generalizações sobre a blogosfera, em especial um mundo que certamente não conheces, e que é o dos blogues de gaja. Como já vi 300 blogues "qualquer coisa de uma loura" e nunca "qualquer coisa de uma morena", creio que há algo em ser loura que as faz crer ser especiais, como se ser loura fosse um traço mais marcante da personalidade, ou identidade, do que ser morena.
    Era com isso que estava a gozar - e era o que estava a fazer: a gozar.
    Mas peço desculpa, não pensei que te ofendesse com observações tão básicas e primárias. Mas fico esclarecida quanto à consideração intelectual que tens por mim.

    ResponderEliminar
  5. Oh Ana, nao me senti ofendido de alguma maneira com o que escreveste. E quanto a consideracao intelectual, tu sabes bem que te adoro. Mas palavras para que? Eu leio o teu blog mais do q 1 vez por dia. Se tivesse pouca consideracao intelectual por ti, estaria tambem a ter por mim. E de facto o teu blog e' o unico blog "de gaja" que leio.
    A blogosfera faz parte da cultura popular do sec XXI, mas nao se encontra dissociada das restantes componentes mais tradicionais da cultura popular hoje globalizada. A nouvelle vague, o cinema americano dos anos 50-60, a eugenica na primeira metade do sec XX e a popularidade da Barbie sao alguns dos sintomas historicos e sociologicos em como ser loira (o) e' uma identidade com nuances e referencias que vao muito alem da simples cor do cabelo.
    So relativamente 'a Pop Art, existe uma panoplia teses de pos-graducao sobre este tema.
    A identidade da mulher na era pos-moderna e' algo que me interessa muito e relativamente 'a qual eu passo horas dos meus dias a ler e a pesquisar.
    A ti nao, simplesmente e' isso.
    Desculpa se te ofendi de alguma maneira com o meu comentario.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Só uns exemplos:

    http://loiraonblog.blogspot.com/

    http://blondehavemorefun.blogspot.com/

    http://devaneiosdeumaloiraecompanhia.blogspot.com/

    http://amaisloira.blogspot.com/

    http://loiraolivia.blogspot.com/

    http://sanpipa.blogspot.com/

    http://asquasememriasdeumaloira.blogspot.com/

    http://diariode1loira.blogspot.com/

    http://atribulacoesdaloira.blogs.sapo.pt/

    http://reflexoesdeumaloira.blogspot.com/

    http://inmynameinmyplace.blogspot.com/

    http://bloguedeumaloura.weblog.com.pt/

    http://loirasdiarium.blogspot.com/

    http://coisasdeumaloira.blogspot.com/

    http://diarioloiraneurotica.blogspot.com/

    http://odiariodeumaloira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. "A nouvelle vague, o cinema americano dos anos 50-60, a eugenica na primeira metade do sec XX e a popularidade da Barbie sao alguns dos sintomas historicos e sociologicos em como ser loira (o) e' uma identidade com nuances e referencias que vao muito alem da simples cor do cabelo."

    Uma coisa é a forma como a sociedade vê uma loira. Outra é como uma loira se vê a si mesma. E esse teu comentário só veio reforçar o meu ponto de vista - que não percebeste, mas que também não vou explicar.

    ResponderEliminar
  8. Admito que posso nao ter percebido e sinto muito se isso te irritou. Em geral, o que tu e's e' uma combinacao complexa do que a sociedade diz que tu e's e do que tu pensas ser. O ser humano nao e' uma entidade isolada da sociedade, todo o seu conhecimento de simiotica e' proveniente da sociedade. Fora da identidade feminina, a identidade Judaica e' um bom exemplo em como esse fenomeno acontece.

    ResponderEliminar
  9. Alexandre, o que me irritou foi teres-me chamado primária - não o fizeste por estas palavras, mas o significado foi esse.

    Sinceramente, da minha parte acho triste que uma mulher considere que o traço mais importante da sua identidade seja ser loira. É sinal de que evoluímos muito pouco.

    ResponderEliminar
  10. Sinto muito ter-te irritado. Nao era esse o meu intuito. Beijocas de quem te adora!

    ResponderEliminar
  11. Não queria,mas vou ser mázinha: achei o "Beijocas de quem te adora!" muito bom mesmo. :P

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Estou com uma vontade terrível de comentar mas depois deste diálogo a duas vozes tão intimista não tenho coragem...

    ResponderEliminar
  14. Alice: eu e o Alexandre, apesar de discordarmos imenso, somos amigos há 10 anos.

    Só mais uma coisa: por eu ser mulher e fazer ciência, muitas pessoas dirão que "sou cientista, apesar de ser mulher". Eu não faço questão de referir o meu sexo na minha "identidade científica". O meu reparo era no sentido de que só as loiras fazem questão de referir que são loiras, reduzindo-se a isso. E eu acho uma pena, porque é, de facto, só uma cor de cabelo. Pena que as próprias ainda não consigam ver isso - apesar de todo o enquadramento sociológico e blá blá blás da objectificação da mulher.

    ResponderEliminar
  15. Credo abrenuncia não sabia que existiam tantos blogues com essa frase. Que piroseira, Meu Deus. quando falou que existiam muitos , não imginei taaaaaaaaanntos. falta de motivação e imaginaçao para um titulo de blogue.Mais valia.www.coisasdelouraburra.blogspot.com ou ainda www.soulouraeestupidaporporestetitulonoblogue.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. É nestas alturas que mais valia estar calada. Desculpa aos dois. ( pelo menos agora percebo o porquê do adoro-te)

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. olá... eu sou a Ana, tenho 29 anos e sou FELIZ! ;)

    jocas

    ResponderEliminar
  19. não é um traço de personalidade, mas na minha faculdade parece que sim. ser loira e inteligente é algo que não entra na cabeça nas pessoas simplesmente (levando este e o anterior posts para outro lado). estou numa aula teórica, num anfiteatro, e o prof quando faz uma pergunta é capaz de dizer "ala loira, dê uma resposta por favor". é gozo atrás de gozo. depois com blogs como aqueles que mencionaste a coisa só piora.

    btw, sou a ana, vou ser médica e sou loira, loiríssima!

    ResponderEliminar
  20. Realmente é uma coisa extremamente importante para a cientista preocupar-se!

    Mas vamos ver se tiras algum proveito, colocaS o cérebro morenito para funcionar e crias uma nova fórmula de descolorantes para as gajas, hum, assim além de trabalhar, corre grande risco de ficar rica(rsrsrs).

    Na boa, só estou tentando ser tão divertida quanto vc!

    ResponderEliminar
  21. Yea, I got the joke.
    Foi uma maneira de mostrar uma posição desinteressada sobre o assunto, sem ignorar a relevância do assunto, porque se não ligasse de todo ao assunto... não teria comentado, claro. :)

    ResponderEliminar
  22. (Uhhh, devia ter relatado a vez em que conheci uma morena de cabelo asa-de-corvo, que tomou as minhas pontas de cabelo entre os dedos com uma expressão assombrada, entrando logo na possibilidade de os meus antepassados serem nórdicos. True story!
    Mas isso foi antes de lixar os fios com pinturas à la Clementine no "Despertar da Mente". Por isso, não, já não sou uma loura que fascina. *suspira*)

    ResponderEliminar
  23. Mas é a pura verdade: as gajas louras fazem questão de sublinhar que são louras, como se isso fosse grande merda.
    by the way: eu também já fui loura e sentia-me o máximo! chegar aos sítios e dizer: vejam como sou loura platinada, a melhor raça de louras... meu deus, a decadência a que uma gaja chega.
    Mais? Só depois de fazer o teste da Pinkaholic das SA!

    ResponderEliminar
  24. He he he

    A Capitú, agora, já não usa mais o artifício de Loira para se gabar... pois ser Loira nada é perto de ser "boa de bunda". Mostra a cara raimunda!

    A "aryabodhisattva", já está a tomar conclusões... E nem percebe o que me fez vir aqui, opnar, foi o fato do meu nome ser Joana.

    E a Luna, como vai?
    Deve estar a trabalhar ou a visitar blogs de Loiras, rs, porque pior que ser Loira e se gabar disso, é perder tempo a meditar sobre.

    ResponderEliminar
  25. Pois Senhora Dona Joana, pensar sobre as coisas deve ser qualquer coisa que lhe mete aflição. Isso e... escrever português correcto!

    P.s. Dona Luna me perdoe minha intromissão, mas essa menina é muito metida!

    ResponderEliminar
  26. pois acho que devias "blogar" mais à tua volta. há um sem número de blogs que dizem "nao-sei-quê" morena e nao sao mais nem menos dos que aparecem por aí.
    joder tía, un montón de nosostros estamos por ahí afuera, sea en europa, sea adonde - bueno, los que hay - y vas tu a juzgarlos(las) por el color de su pelo?
    há algum tempo que leio o teu blog, e sinceramente, pensava que tinhas algo mais em que pensar que sobre a cor do cabelo das demais.

    ResponderEliminar
  27. Olha, eu tou como diz a Tuxa: here we go again!!

    ResponderEliminar
  28. Mau, Dona Luna, isto começa a ficar feio. Tem que começar a pôr ordem na casa.

    ResponderEliminar
  29. Chuva Boa

    se os há, nunca com eles me cruzei, pelo menos diariamente. E, ao contrário do que entendeste, isto é tudo menos uma reflexão sobre a cor de cabelo, que para mim é, apenas, uma cor de cabelo, e não faço juízos de valor baseada em. Pena que muitas ainda o façam, e era também por aí que passava. Mas lá está, se não percebeste, também não vou explicar.

    Quanto ao "Acho que devias escrever sobre", desculpa lá, mas era só o que faltava. Escrevo sobre o que me apetece e bem entender, o que engloba simples observações como esta, ou melhor, como a outra abaixo, esta era apenas um exemplo. Até porque escrever só sobre mim, além de enfadonho, é assunto que se esgota.

    ResponderEliminar
  30. Bolas, parece que já não é possível escreveres nada sem ofenderes alguém.
    Esta gente é toda muito susceptível...

    By the way, concordo contigo. A partir do momento em que ser 'loira' ou 'morena' ou 'ruiva' passa a ser traço de personalidade, torna-se um caso preocupante.

    ResponderEliminar
  31. Capitú, afirmo a ti que, o que me causa aflição é pensar os motivos que levam uma pessoa estampar seu blog com uma "bundona" em vez de qualquer outra coisa mais inteligente, que pense de preferência, de forma que sobre isso, prefiro não pensar!

    Quanto ao erro de Português, o fato de faltar um "i" ou um "u", se você fosse capaz de pensar perceberia, que pode ter sido um erro de digitação (não estou a escrever no New York Times), meu teclado poderia estar agarrando, ou ainda, teimoso não obedecendo ao comando de todas as teclas) enfim...
    E a Luna, realmente tem demonstrado que seu nível de análise não é capaz de ultrapassar a cores de cabelos, climas e temperaturas, bicicletas ...
    (o que cansa tanto quanto ficar falando só de si), de maneira que muitas loiras ou louras (como preferir), dão lhe material suficiente para uma profunda e extensa análise. ;)

    ResponderEliminar
  32. Ai Joana, como você é chata, credo! E burra, como você é burra!

    Nem percebe que o blog da capitú é todo ele ironia, e ainda acha que o seu maior problema a português se resume a erros de digitação. Você escreve muito mal, especialmente a nível gramatical, sem sequer ter noção disso. Tanto que me veio dizer que se devia escrever "que tipo de pessoas acham que" e não "que tipo de pessoas acha que". Isto resume toda a sua ignorância e atrevimento, porque a ignorância é atrevida.

    Quanto ao que escrevo ou deixo de escrever, sobre o que penso ou deixo de pensar, é problema meu, e se me apetecer escrever sobre unhas dos pés, escrevo. Como se me apetecer escrever sobre nanopartículas biodegradáveis para imunoterapia de cancro, também escrevo, só que aí a maioria das pessoas é capaz de não perceber.

    Se você gosta, ou não gosta, se entende, ou não entende - e você não entende, coitada -, se acha fútil ou superficial, isso já é problema seu, pelo que tem bom remédio, não leia, não venha, não comente, não chateie.

    Pelo menos eu não ando a perder tempo a ler quem não gosto, nem a postar comentários perfeitamente idiotas e acéfalos em blogues alheios com único propósito de provocar e chatear, chatear, chatear, e chatear. E, nossa, como você é chata, não canso de repetir. E pior, é mal intencionada, pelo que não merece a atenção de quem aqui vem e comenta de forma civilizada, como todas as outras pessoas nesta caixa de comentários.

    E acabou aqui a conversa, que a única razão porque lhe respondi foi por ter provocado outras pessoas, como menina mimada a fazer birra, por não ter a atenção que acha que merece. E se continuar a xingar outros comentadores, começo a apagar. Está avisada.

    ResponderEliminar
  33. Luna, a Joana foi o último gajo em que nem reparaste e que gostava de ti...só pode :D!

    Depois vinga-se assim. Até finge que é'brasuca' :)

    Só podes levar isto a rir, querida. Só mesmo...é que isto é muito bom. Case-study mesmo!

    Abreijão

    Di

    ResponderEliminar