28 de dezembro de 2009

Ai a crise, que isto está muito mau, mas assim como assim vamos todos para o shopping

Dizem-me que o shopping está insuportavelmente cheio, damn, e eu que precisava tanto de comprar umas botas que as minhas faleceram terça-feira passada durante o dilúvio e nunca mais se recuperaram, apesar de horas e horas de aquecimento forçado. Concluo que em Portugal ninguém trabalha não só na semana do Natal, mas também na semana a seguir ao Natal. Se antes era por causa dos presentes, agora é por causa do quê? É segunda-feira, caraças.

(Vamos cá ver, eu estou de férias, é verdade, mas eu sou emigrante. Aquela gente a encher os shoppngs aos magotes não é toda emigrante, nem tem 42 dias úteis de férias ao ano, que em Portugal não é assim. Eu lá na Holanda só vou às compras ao fim de semana e quinta-feira à noite, não às segundas-feiras durante o horário de trabalho. Juro que não entendo.)

34 comentários:

  1. É a semana para trocar os presentes, ficar mais tempo na terra, preparar o ano novo, e atacar os saldos.

    ResponderEliminar
  2. Sim, mas para quem vai à terra. O resto das pessoas da grande Lisboa, não têm emprego? Ou metem férias durante duas semanas?

    ResponderEliminar
  3. Se calhar tudo se passou na hora de almoço, não? Mas, efectivamente, há muita malta de férias, isto aqui no escritório está às moscas...

    ResponderEliminar
  4. Os portugueses passam a vida em shoppings. Goshhh

    ResponderEliminar
  5. Qual hora de almoço, quem me deu a informação foi uma amiga que precisou de ir ao continente às 10h30 da manhã e disse que estava impossível.
    É nestas alturas que gostava mesmo de viver em Lisboa e estar a um pulinho da baixa de metro.

    ResponderEliminar
  6. (no subúrbio os shoppings mataram o comércio de rua, de modo que as opções ficam um bocado limitadas)

    ResponderEliminar
  7. Eu tirei o dia de hoje de férias e até tremo de pensar que tenho de ir ao Colombo, porque a areia de Agripina só se vende no Continente. É entrada por saída, mas odeio.

    Estava agora mesmo no chat a comentar o diparate de gente que se vê nas lojas, e ela tem uma amiga que é gerente da Worten que diz que este Natal venderam muito mais do que no passado. Eu bem os vejo a saírem de lá com plasmas enormes.

    Acaba de me dar uma fúria e limpei carradas de blogues do GR. Já não aguento tanto consumismo, tanto recebi isto, tanto vesti aquilo, tanto quero aqueloutro, tanta tralha! Isto associado a erros de ortografia faz-me saltar a tampa, palavra!

    ResponderEliminar
  8. Luna, são desempregados... :P
    Aquela gente toda deve andar a trocar prendas... Ou então não! Ele há tanta gente que gosta de passear só, no shop!

    ResponderEliminar
  9. E para voltar à vaca fria... confessa lá, Lunazinha, que podes tirar a barriga de misérias nestes dias. Apesar do dia tristonho, o computador diz-me que estão 19ºC. Em Leiden ia tudo para a praia, ou estou enganada? :)

    ResponderEliminar
  10. Também não compreendo. As prioridades do pessoal estão todas trocadas!

    ResponderEliminar
  11. Teresa: I know!!! Quando saí de casa juro que me pareceu estar a levar com ar quente, muito bom.
    Depois, por teimosia, resolvi passar no shopping - como sabes, fica muuuuito longe da minha casa - só para ver como estava: perdi meia hora a conseguir dar a volta ao parque e sair espavorida, não havia nem um lugarzinho livre, e filas paradas, um horror. Acho que o concelho de cascais em peso está no cascaishopping.
    Em compensação, consegui ir ao cabeleireiro, que além de mim tinha exactamente mais uma cliente - todas as outras estão no shopping.

    ResponderEliminar
  12. Luna, se pensares bem, para as pessoas ficarem em casa entre dia 24 de Dezembro e 4 de Janeiro basta apenas tirarem quatro dias de férias. 24 houve tolerância de ponto, 25 foi feriado, 26 Sábado, 27 Domingo. Depois só precisavam de tirar dia 28, 29, 30 e 31. E muitas pessoas deixam quatro dias de férias para esta altura. Além de que há inúmeras pessoas com profissões liberais. Professores e educadores, psicólogos a trabalhar em escolas públicas. Empresas que preferem dar estes dias, descontando-os ou não das férias dos funcionário. Conheço exemplos de tudo o que mencionei. E o que justifica as idas aos Shoppings pós-Natal são muitas vezes as trocas e claro as promoções e saldos, que começaram hje.

    ResponderEliminar
  13. P.S. Eu só queria umas botinhas secas... (pronto, tenho de andar com os botins de salto permanentemente, estou a ver)

    ResponderEliminar
  14. Ainda assim, as pessoas usam os dias de férias todos para se enfiarem nos shoppings? Caraças, eu preciso mesmo de ir às compras nestas 2 semanas, porque depois vou embora, e lá onde eu moro só há H&M e preciso mesmo de umas botas, que cá são mais ao meu tamanho, e a última vez que tinha ido ao shopping foi em Setembro, mas esta gente está cá o ano inteiro, muito tempo para esmiuçar as colecções outono-inverno inteiras, parece que não pensam noutra coisa, credo! Antes do Natal não dá para ir porque é Natal, a seguir ao Natal não dá para ir porque é a seguir ao Natal e começam as promoções, depois em Janeiro é porque é os saldos, enfim, é comprar non-stop. O que me parece muito bem, estranho é que passem o tempo a dizer que está mau e há crise e isso tudo, quando os shoppings estão constantemente a abarrotar de gente.

    ResponderEliminar
  15. É horrível!!! Os shoppinhg enchem!
    Abomino-os nestas alturas, e noutras, mas nestas em especial.

    ResponderEliminar
  16. Fui ao colombo à hora de almoço (não consegui lugar de estacionamento nas amoreiras, lá está) e confirmo: está toda a gente lá. Eu só ia à boutique dos relógios apertar a bracelete (tinha que ser mesmo lá), mas nem queria acreditar no pessoal com sacos da Area, Zara Home, Massimo Dutti, Zara, etc. Uma loucura. Arrependi-me de morte não ter apanhado o metro e ir tratar disto ao Chiado.

    ResponderEliminar
  17. Fui ao colombo à hora de almoço (não consegui lugar de estacionamento nas amoreiras, lá está) e confirmo: está toda a gente lá. Eu só ia à boutique dos relógios apertar a bracelete (tinha que ser mesmo lá), mas nem queria acreditar no pessoal com sacos da Area, Zara Home, Massimo Dutti, Zara, etc. Uma loucura. Arrependi-me de morte não ter apanhado o metro e ir tratar disto ao Chiado.

    ResponderEliminar
  18. Luna, é o crédito. É triste mas é verdade. E no nosso país há dinheiro, mas há muita corrupção sobretudo pequena mas que faz a diferença. E quanto às idas ao Shopping eu não sou fã mas há pessoas que passam lá a vida.

    ResponderEliminar
  19. É horrível. Eu trouxe os presentes todos da holanda, já para não ter de me chatear com isso cá, com excepção do do meu pai, que gosta de receber livros, mas infelizmente não sabe ler holandês. Lá fui ao shopping para ir à fnac, mas tive de fugir, e acabei na Bertrand. Pensei que apesar de precisar de fazer umas comprinhas para mim, que o melhor era esperar passar o Natal: big mistake. Hoje estava ainda pior que dia 22, e vim-me embora a correr. Ainda volto para a holanda com as botas molhadas.

    ResponderEliminar
  20. Quando eu trabalhei na fnac durante a altura do Natal verifiquei que o periódo pós-Natal é bem pior do que o antes.

    ResponderEliminar
  21. Há muita gente que gosta de repartir as férias entre esta altura e o Verão. A mim também me chateia ter que apanhar um transito medonho sempre que passo no shoping, que é todos os dias :/ se antes eram os presentes, agora são as trocas e os saldos que começaram hoje. Eu até entendo. Não me agrada, mas entendo. E, ainda há muita gente com poder de compra. Ó se há!

    ResponderEliminar
  22. Luna, é vir até Lisboa e ir dar um salto à Av. da Liberdade/Baixa/Chiado ou então vir até às Amoreiras (não tão agradável, é certo), que, bem vistas as coisas, é quase comércio tradicional. :)

    ResponderEliminar
  23. Eu tirei férias estas duas semanas e hoje passei no Colombo.Normalmente faço as minhas compras na Baixa/Chiado ou na Guerra Junqueiro, mas é uma ilusão achar que na rua há menos gente. Apenas enjoa menos.

    ResponderEliminar
  24. Portugal não é nada original... em Agosto e no Natal o país pára porque é quando toda a gente tira férias! No Verão vão para o Algarve, no Inverno enfiam-se nos shoppings a gastar o salário de Dezembro que acabaram de receber... e os que não receberam salário sempre têm o subsídio disto e de mais alguma coisa que tb são gente e têm direito a fazer compras!

    ResponderEliminar
  25. É uma coisa que também me faz uma certa espécie.

    ResponderEliminar
  26. Relativamente à crise um pequeno apontamento:
    A verdadeira crise só se faz sentir para pessoas que estão neste momento desempregadas e tem obrigações financeiras como créditos à habitação, filhos na escola, etc, etc;
    Para quem continua a trabalhar, as rendas das casas estão mais baixas do que nunca porque os juros estão em mínimos históricos, logo sobra mais dinheiro ao fim do mês;
    A inflacção tem vindo a ser sucessivamente negativa o que fez os preços cair incentivando o consumo por isso não é de estranhar ver os shoppings cheios.
    Por outro lado os shoppings vieram destruir o comércio tradicional, lojinhas de rua, cafés e restaurantes, posicionando-se muitas vezes estrategicamente em locais fora do centro da cidade tornando-se muito mais acessíveis para quem mora nos subúrbios. E sim, o português gosta de shoppings, nada a fazer.
    Tenho inveja de ti porque em Leiden não existem centros comerciais, se bem que ter apenas a H&M me parece um pouco de menos..

    ResponderEliminar
  27. Eu trabalhei ontem, mas fiquei com a ideia que, à minha volta, estava tudo parado, literalmente. Não se entende!

    ResponderEliminar
  28. Na verdade Luna, tu tb vieste para Portugal no Natal, tiraste férias nesta época, tb não foste nada original! E ainda por cima tb vais aos shoppings! Por que é que os portugueses tb não podem tirar férias nesta época e ir ao shoppings?? É como quando queremos ir a um local ao Domingo e está tudo cheio, filas de carros, todos nós pensamos "Raios que quer ir tudo para o mesmo sítio, e agora não vou poder gozar o meu momento em paz! E que tal se o pessoal ficasse em casa!?" Pois, mas eu tb quero sair, certo? É que bem no fundo não deixa de ser algum egoísmo da nossa parte e até algum snobismo: "Que chatice, vem uma pessoa passar férias a Portugal e estes melgas dos portugueses aqui a atrapalhar e a encher as lojas que eu quero ver... vão mas é trabalhar que eu é que tenho direito a descanso!" Não achas? ;-)

    ResponderEliminar
  29. Destination

    por acaso já estava à espera de um comentário deste género, e sim, também eu precisei de ir ao shopping, com a diferença que a última vez que fui a um shopping foi em setembro, e possivelmente só voltarei daqui a uns 6 meses, e se pudesse evitar pôr lá os pés nesta altura, evitava, só que como só venho duas semanas, se não for neste período, não posso ir de todo. E precisava mesmo de comprar umas botas, porque as minhas deixam entrar água e não tenho outras que só trouxe estas na malinha, e andar de pés molhados não é bom.
    Além disso, se quero passar o Natal e ano novo com a família que só vejo de 3 em 3 meses, em vez de passar sozinha em casa num país que não é o meu e onde não tenho família, tenho mesmo que tirar férias, e não dá jeito voltar para trabalhar 3 dias entre Natal e Ano Novo e voltar para cá outra vez, mas se cá estivesse iria trabalhar com certeza, e esperaria por uma altura melhor para ir às compras - até porque já teria tido 3 ou 4 meses para comprar as coisas da colecção de outono inverno de que precisasse.
    O que me faz confusão é que independentemente do dia da semana ou período festivo, parece que as pessoas não fazem outra coisa que se enfiarem nos shoppings, seja na semana antes do Natal, seja na seguinte, e aposto que na primeira de Janeiro será o mesmo com o início dos saldos. E não acredito que sejam todos emigrantes em período de férias que não podem mesmo ir noutra altura e precisam de comprar botas, ou artigos que dificilmente poderão comprar pelos mesmos preços nos países ou cidades onde habitam - as mesmas lojas são muito mais caras lá, para além de na minha cidade, das marcas que conhecemos, só haver H&M.

    ResponderEliminar
  30. 42 dias úteis de férias?! Isso não Holanda é assim para toda a gente ou é só para quem trabalha na Universidade?! Em Portugal só mesmo os professores é que se podem gabar de ter tantas férias...
    Por acaso também me mete impressão tanta gente nos shoppings a qualquer hora de qualquer dia do ano, e ao domingo isso é levado ao extremo, passa-se nas estradas de acesso a eles e são filas atrás de filas (eu perdia logo a vontade de lá ir, mas o mais impressionante é que há pessoas que fazem isso todas as semanas. Eu prefiro mil vezes ficar em casa a pastar e ir ao shopping quando tem pouca gente - leia-se qualquer dia nas duas primeiras horas após a abertura)

    ResponderEliminar
  31. É assim para os estudantes de doutoramento. O normal na Holanda é 30 dias, se não me engano, mas no nosso caso temos mais 12 de compensação porque somos pagos por 38 horas semanais mas trabalhamos 40, e em vez de nos pagarem extra dão-nos mais férias.

    ResponderEliminar
  32. (se reparares, ao fim do mês, o número de horas a mais são 8, ou seja, um dia de trabalho, que ao fim do ano dá 12)

    ResponderEliminar
  33. Luna, tu já conheces os fatreinos?

    http://jiboiacega.blogspot.com/2009/03/primavera-e-os-fatreinos.html

    ResponderEliminar
  34. 42 dias??? tambem quero!!!!!!
    Mas verdade seja dita... Portugal "pára" nas ultimas 2 semanas do ano.

    ResponderEliminar