19 de dezembro de 2009

As não polémicas que aqui passam a ser

De cada vez que escrevo qualquer merdinha, qualquer piadinha, por mais inofensiva que seja, há sempre de haver uma série de virgens ofendidas a reagir como se lhes tivesse insultado a honra da mãe. Eu, tão fã de um sarcasminho, de uma ironia, de um bom gozo à moda antiga, vejo-me a ter de pensar 30 vezes antes de publicar qualquer coisa, não vá ferir susceptibilidades e criar inimigos para todo o sempre. Sinceramente, já não há pachorra. Agora é porque ousei gozar com o "ai está tanto frio em Lisboa" e o alerta amarelo. Pessoas: eu vivi em Portugal durante 27 anos, não me estão propriamente a contar novidades sobre o país. Acontece que, ao mudar para uma realidade diferente, aprendi a relativizar e olhar para as coisas em geral, e o clima em particular, com outros olhos, e sendo este um blog pessoal - pessoal, pessoal, pessoal, acham que se repetir mais vezes se torna mais claro? - é natural que aqui partilhe a minha visão pessoal sobre o mundo em geral, e sobre Portugal em particular, sendo, obviamente, essa visão pessoal extremamente influenciada pelas minhas vivências em geral, e a vivência num país diferente com realidades diferentes em particular. Estar fora faz-nos olhar as nossas singularidades com um espírito mais crítico, de quem está de distante o suficiente para com elas fazer humor. Mais, passamos a ver as coisas boas que temos e a que antes não dávamos valor com maior clareza, como por exemplo, o clima. Vamos cá ver, eu não ando propriamente de blog em blog a dizer às pessoas que se queixam do frio que são umas grandes estúpidas, que não vêem que não está nada frio, que estão 10ºC, e que no resto da europa está bem pior, e que em Moscovo estão -30ºC. Não, eu não faço isso, ao contrário de quem aqui vem ripostar. Eu escrevo aqui no meu bloguezinho pessoal umas piadas comparativas, devido à minha vivência pessoal num país diferente onde as temperaturas são diferentes, e onde ainda assim faço 5 km de bicicleta diariamente, independentemente das condições atmosférimas, e aproveito para postar umas fotinhas que tirei porque até tinha levado a máquina fotográfica comigo. Ou seja, falo da minha realidade, no meu blog. Mas claro, já devia saber da falta de poder de encaixe e capacidade de rir de nós próprios, e lá me cai em cima o sindicato dos friorentos portugueses em peso a dizer que sou má, e que não tenho o direito de gozar só porque vivo uma realidade diferente, ai ai ai, quem és tu para escrever no teu blog pessoal o que pensas, sua grande insensível? Ou seja, afinal as pessoas têm o direito de se queixar ininterruptamente durante uma semana, mais ai de quem, sacrilégio, goze com isso e as faça por 3 segundos pôr a mão na consciência e pensar que talvez afinal até não seja o fim do mundo e não sejam as mais desgraçadinhas de todo o planeta azul e sistema solar. Isso é que não. Mas têm razão, são, realmente, as pessoas mais coitadinhas à face da terra. Pelo menos na cabeça, que é onde interessa.

25 comentários:

  1. Ora, minha querida, na blogosfera a profusão de opinadores críticos é uma medida de sucesso. Diga o que lhe dá na veneta e só se dê ao trabalho de pedir desculpa quando tiver a certeza que errou - ou nem isso.

    ResponderEliminar
  2. "Mas têm razão, são, realmente, as pessoas mais coitadinhas à face da terra. Pelo menos na cabeça, que é onde interessa."

    lolololol adoro a tua frontalidade!

    ResponderEliminar
  3. Amazing. Triste as razões pelas quais tens de escrever isto mas amazing.

    A Elite

    ResponderEliminar
  4. lool é que às vezes criticando dão mais nas vistas :P

    ResponderEliminar
  5. estou sinceramente pasmada com tamanha polémica em relação à meteorologia. E estou saturada das pessoas que não têm mais nada que fazer senão andar pelos blogues alheios a tentar denegrir as opiniões dos autores. Críticas sim, desde que tenham algum fundamento que não seja apenas o de chatear..
    Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  6. Mas alguém se ofendeu com esse post?? Looooooooooooooooooooooooool

    ResponderEliminar
  7. Mas há gente que vem mesmo só para criticar e todas as críticas que dizem não são construtivas. =/
    Ignora os comentários e continua com os teus belos post's!

    ResponderEliminar
  8. Sabes escrevas o que escreveres, seja a tua opinião ou não há sempre alguém que se sente ofendido. Eu li o teu post sobre o tempo, não comentei, mas concordei com o que dizes- Somos um povo que só se sabe queixar, quando há pessoas bem pior. Sim está frio, e daí? Não estamos em dezembro? A maior parte das pessoas devia dar graças a deus por ter um tecto e uns cobertores para se aquecer, pois há por aí mta gente que nem isso tem. bjs

    ResponderEliminar
  9. Mas precisamente porque tens direito a escreveres o que queres, deixa que as pessoas digam o que querem e ignora. Não as conheces, elas não te conhecem, não lhes deves satisfações. As polémicas existem quando são alimentadas. Se não lhes deres alimento, caem por terra. E quem quis perceber, percebeu; quem não, paciência.

    ResponderEliminar
  10. Eu é que gosto destes posts :) essas pessoas devem ficar tão lixadas.

    ResponderEliminar
  11. Uma Estrela, é o que és...não vês isso??? Nem que escrevas sobre caracóis...

    E é só isso mesmo!

    Feliz Natal Luna*

    Di

    ResponderEliminar
  12. Já rimos disto no FB. Ontem mostrei os retratos recentes a uma adjunta do gabinete, até estremecemos de frio a imaginar-te a sentar o rabiosque naquele selim, à saída do jantar.

    Alguma vez viste este post da Gota sobre o que as reacções nacionais à metereologia me irritam? :)

    http://gotaderantanplan.blogspot.com/2008/05/raindrops-keep-fallin-on-my-head.html

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. P.S. Ohhhhhhhhhhhh!!! E até tem uma bicicleta!!!

    ResponderEliminar
  14. Gabo a tua paciência, para além de leres os comentários, respondes, e ainda te explicas.

    Se fosse a ti parava de pensar duas vezes no que publicas, porque já sabes que alguém vai pegar contigo de qualquer da maneiras.

    Não há como ganhar, portanto o melhor a fazer é mesmo fazeres o que quiseres no teu próprio blog, mais nada. :)

    ResponderEliminar
  15. Teresa: mas rapei cá um frio. Já quando ia a caminho do jantar pensei que se calhar não teria sido má ideia levar umas calças por cima, ou umas botas para o caminho, mas era só 5 minutos e achei que era na boa. Quando saí do jantar é que me ia dando um treco, porque não estava à espera que nevasse - aqui é raro nevar, pela falta de altitude. Felizmente o meu casacão é grande o suficiente para me proteger até aos joelhos, pelo que só gelei dos joelhos para baixo - e o pior mesmo é o piso escorregadio, ia caindo não sei quantas vezes quando parava a bina para tirar fotos: gelo e salto alto não combinam.

    ResponderEliminar
  16. Continua com os teus posts fantásticos. Esquece quem não tem mais nada para fazer: irão sempre criticar, independentemente do tema. Será que alguém lhes disse... que são livres para não ler esses posts?

    Acredito que não tenha sido nada fácil, mas, digo-te valeu a pena: as fotografias ficaram muito giras. Obrigada!

    ResponderEliminar
  17. O problema não está nas virgens ofendidas que por aqui deixam umas postas de pescada.. o problema está em ti que ficas ofendida com isso e ainda por cima lhes dedicas um post de indignação!! :-)) Que tal começares a seleccionar os comentários e sem medo e com a mesma frontalidade com que escreves, também seres capaz de apagar o que não te interessa?!

    ResponderEliminar
  18. Credo! Acho tão engraçados os teus posts sobre o tempo. Gabo-te a coragem para andar de bicicleta com esse gelo todo.

    ResponderEliminar
  19. Amiga, não li os comments que originaram o post, mas este post és tu no teu melhor, adorei! Mandei uma gargalhada valente com o "o sindicato dos friorentos portugueses em peso" loool
    A Petzi não quer sair à rua, e eu....tão menos 5 man, tb não ;)
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  20. Na blogosfera como na vida, não se agrada a gregos e a troianos! Caga nisso e mete ao peito! :)

    ResponderEliminar
  21. lol, nao ligues continua, qd sai de casa estava -15, q friozinho, mas neve ja nao a vimos ha uns dias, esta a esperar pra o natal,

    ResponderEliminar
  22. Tenho um blog onde ponho apenas fotos, normalmente sem mais nada: nem título, nem legenda… Chego estar um mês inteiro sem receber visitas. Mas há dias tive o primeiro comentário do blog: Um visitante que se queixava, de forma pouco educada, da falta de conteúdo do blog..
    Se comentar blogs até dá algum trabalho, porque é que não se limitam a fechar a página?
    Não há quem entenda essa gente…

    ResponderEliminar
  23. i find portuguese people by culture compulsive-complainers in fact they have picked up this bad habit so much that they do not realize but they are ALWAYS complaining and moaning and bitching about all...but at the same time they seem to be unable to overcome the problems...ja nao aguento mais este povinho parolo e tolinho da moina!FOSGA-SE. Tens toda a razao!! brr brr ta frio, poois ta mais frio em casa que na rua....essa merda tem alguma logica? a mim ja nao me apanham mais em PT NO INVERNO. tenho dito.
    pessoali que vem comentar so para dizer mal, ide mas e plantar batatas em dezembro para um pais onde estejam temperaturas negativas, so com umas galochas vermelhas e uma lingerie pirosinha assim para condizer com o ridiculo do que dizem e deixai a Luna em paz, que a rapariga sabe bem do que fala.
    parolos!!!

    ResponderEliminar
  24. Olha, caga nisso e põe ao peito!

    ResponderEliminar
  25. O que é sui generis neste blogue é que alguns comentários são maiores do que os posts.

    ResponderEliminar