27 de janeiro de 2010

A caminho do Haiti


Na próxima sexta-feira, chega às livrarias uma nova edição do romance A Jangada de Pedra, de José Saramago, destinada a contribuir para a ajuda humanitária às vítimas do sismo no Haiti. O produto da venda do livro é integralmente destinado às vítimas do sismo no Haiti.

«As minhas palavras serão de agradecimento. A Fundação José Saramago teve uma ideia, louvável por definição, mas que poderia ter entrado na história como uma simples boa intenção, mais uma das muitas com que dizem estar calcetado o caminho para o inferno. Era a ideia editar um livro. Como se vê, nada de original, pelo menos em princípio, livros é o que não falta. A diferença estaria em que o produto da venda deste se destinaria a ajudar as vítimas sobreviventes do sismo do Haiti. Quantificar tal ajuda, por exemplo, na renúncia do autor aos seus direitos e numa redução do lucro normal da editora, teria o grave inconveniente de converter em mero gesto simbólico o que deveria ser, tanto quanto fosse possível, proveitoso e substancial. Foi possível. Graças à imediata e generosa colaboração das entidades que participam na feitura e difusão de um livro, desde a fábrica de papel à tipografia, desde o distribuidor ao comércio livreiro, os 15 euros que o comprador gastará serão integralmente entregues à Cruz Vermelha para que os faça seguir ao seu destino. Se chegássemos a um milhão de exemplares (o sonho é livre) seriam 15 milhões de euros de ajuda. Para a calamidade que caiu sobre o Haiti 15 milhões de euros não passam de uma gota de água, mas A Jangada de Pedra (foi este o livro escolhido) será também publicada em Espanha e no mundo hispânico da América Latina. Quem sabe então o que poderá suceder? A todos os que nos acompanharam na concretização da ideia primeira, tornando-a mais rica e efectiva, a nossa gratidão, o nosso reconhecimento para sempre.
José Saramago»


10 comentários:

  1. Humm.. por acaso não tenho esse..

    ResponderEliminar
  2. Excelente ideia. Vou comprar. Só espero que o dinheiro chegue ao seu destino e que a cruz vermelha faça o uso devido do dinheiro.

    ResponderEliminar
  3. Pena que já tenha todos os livros dele, menos o último!
    Encontrei um blog giríssimo, dá aqui uma espreitadela http://www.copenhagencyclechic.com/, depois diz o que achaste ;)

    ResponderEliminar
  4. Já conhecia, é um clássico. :)

    ResponderEliminar
  5. Tenho mas vou comprar. É um excelente presente.

    ResponderEliminar
  6. Será que desta vez também vão crucificar o senhor? Ou desta vez a coisa serve para todos lhe fazerem uma vénia?
    Eu farei, com certeza, como sempre.

    ResponderEliminar
  7. Desta vez, até eu que não sou fã do dito, talvez adquira o livro... ;)

    ResponderEliminar
  8. Uma excelente ideia!

    p.s. - Luninha, se passares no Postais de BXL ficas a saber quem vou ver na próxima semana ;)

    ResponderEliminar
  9. Oh é pena, já tenho o livro =/

    Mas kuddos ao Saramago.

    ResponderEliminar