26 de janeiro de 2010

Espelho meu, espelho teu

Em tempos de sobrevalorização da imagem, auto-estima confunde-se por vezes com soberba, e o auto-elogio passou de condenável a socialmente aceite, desvalorizando-se as antigas virtudes da modéstia e recato, em prol da modernidade à força. À mulher bonita, já não basta sê-lo, mas dizê-lo, para que possa parecê-lo. De preferência em voz alta, para que todos fiquem certos do quão segura é da sua beleza e feminilidade, atingindo quase a perfeição, tal como os orgasmos de que se gaba em público. Especialmente dentro deste mundo virtual de quem se apresenta sem cara, onde o imaginário criado acaba por ter um papel mais importante do que a realidade palpável.
Talvez por ser mais dada ao humor auto-depreciativo que à gabarolice descarada, talvez por não ser assim tão segura ou certa que o deva ser de todo, contrariando esta tendência, não conseguindo dizer ai sou tão gira, e inteligente, e interessante, e boazona, e tão sexy, ai, sei lá, uma lady na mesa e uma louca na cama, tão perfeita que nem sei como é que nem toda a gente no mundo quer ser igualzinha a mim sem me rir, lá vou alegremente passando por trambolhinho para quem me lê há muito, ficando, de repente, quem me conhece a cara, extremamente surpreendido por não ser zarolha nem nada.

(não é Kitty Fane Maria?)

19 comentários:

  1. Eu quando ando por aí a explorar a blogosfera (raro mas de vez em qd lá me disponho) até me fico a sentir pindérica, com tanto que leio, parece que sou a única que não tenho tempo para pintar as unhas todos os dias, e que sou a única que não tem 124352436 pares de sapatos, e que sou a única que não tem um cabelo super lindo e que sou a única que tenho acne e que nao sou super perfeita e cheia de estilo todo o santo dia do ano. Mas é como disse uma vez, é tudo um bando de imitadoras. Há meia dúzia de bloggers com características fortes, as outras são todas e tão bem definidas por ti, queen bees wannabes.

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, quando te leio não estou a imaginar se és muita gira e boooua, ou se és um trambolho. Pela foto que tens no perfil acho que se percebe perfeitamente que não és um trambolho :D Mas também não é isso que interessa, pois não? Há pessoas (homens ou mulheres) que são consensualmente lindos e eu acho feios de morte. Chamem-me totó ou ingénua, mas a beleza das pessoas, aos meus olhos, tem muito mais a ver com o que vem de dentro do que com a mera aparência. Digo eu, que também sou mais dada à self deprecation, e não me acho um trambolho - apesar de muitas vezes andar com uma cara que benzamedeuz, unhas lascadas e cabelo ingovernável.

    ResponderEliminar
  3. Pois, como te disse ontem, confesso que antes de te ver pensava que eras a atirar para o feiotinho, avaliando unicamente pelo que lia no teu blogue. E eis que, de repente, me aparece uma rapariga giríssima. Eu só pensei: rais parta, pá, mais uma para a concorrência. :-D

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso do texto :) (identifiquei-me com ele, em vários aspectos)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Apresentando-te assim tens, pelo menos, potencial para surpresa. Elas ao vivo serão o esperado, senão mesmo desilusão. E viva o underselling, que uma boa surpresa vale mais que mil palavras.

    ResponderEliminar
  6. Kittyzinha: aquela nossa conversa dava para posts para mais de 15 dias, mas depois seríamos apedrejadas em praça pública, de modo que é melhor ter cuidadinho. :)

    ResponderEliminar
  7. I: tal como eu, mas por isso mesmo acho graça quando as pessoas mostram admiração por afinal eu ter os dentes todos e tudo.

    ResponderEliminar
  8. também eu. mais do que isso, cultivo essa imagem no blog de mulher feia. por várias razões, a primeira das quais é que não suporto o engate de blog.

    ResponderEliminar
  9. mas eu sei a verdade. muahahaha. ;)

    ResponderEliminar
  10. a verdade é que sou mesmo, ahahahah ;))

    [isto tem só um bocado a ver com aquilo que esperamos dos blogs, para que nos servem e tal...]

    ResponderEliminar
  11. clara, quando te lia sempre te pensei bonita. facto já mais que confirmado in person, por isso não sei se mesmo n querendo te escapas aos engates;)

    qt à Luna, considero-a um caso semelhante. Nunca te pensei zarolha nem com três mamilos:)

    ResponderEliminar
  12. Para mim, todos os bloggers são desenhos animados. Fico extremamente desiludida quando me espetam na cara o quão isso não é verdade.

    ResponderEliminar
  13. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  14. Gosto mesmo da ausência de rosto. Tal como a ausência de imagens nos livros. ;-)

    ResponderEliminar
  15. Luna, posso estar totalmente enganada e a confundir com outra blogger scientist que leia, mas não foste tu que um dia foste apresentada a uma alta eslava, que estava vestida como uma "tramp" e era afinal uma outra "alta" scientist?

    Pensei nisso, rapidamente, lendo o teu post.

    E ainda não li alguém que diga publicamente "sou uma louca na cama". Hmm...

    A Elite

    ResponderEliminar
  16. No, not me. Mas a história rings a bell...

    Talvez não o digam tão abertamente, mas com tanta afirmação de serem bem resolvidas e tanta diligência em chamar a outras mal amadas, mal fodidas, e coisas do género, pouco deverá faltar. Orgasmos em exposição pelo menos já há. :)

    ResponderEliminar
  17. Li isto algures "those with really interesting lives are the ones who make the less fuss about it".
    Não é para ir em extremos, mas a ideia está ai.

    A Elite

    ResponderEliminar
  18. Este tema da beleza das pessoas, e das mulheres em particular, dá pano pra mangas. Simplificando (e brincando) digamos que associado ao hardware (o corpinho) está sempre o software (a maneira como fala, como olha, o que pensa, etc. etc.) a que está na moda chamar atitude.
    Tirando os casos excepcionais de fealdade extrema, parece que somos mais "tocados" (tb sexualmente) pela atitude do que pelo hardware.

    ResponderEliminar
  19. Gostei imenso do que disseste e estou de acordo. Acho também uma piroseira a atitude, assim como mais uma expressão usada "poderosa!"

    ResponderEliminar