15 de janeiro de 2010

Gajos do meu país, advise me

Ando a pensar comprar uma televisão - sim, não tenho televisão - e até já visitei algumas lojas, onde senhores muito simpáticos e que percebem muito de televisões me começam a explicar todos os detalhes acerca da resolução e HD ready e blá blá blá whiskas saquetas, enquanto eu inutilmente lhes tento explicar que sou gaja e que me estou bem cagando para os pixeis e o contraste assim ou assado, que tenho vivido muito bem sem televisão desde há mais de 6 meses, pelo que certamente entenderão que não é uma prioridade na minha vida, e que até comprava uma das antigas se ainda existissem à venda, porque no fundo o que eu quero é apenas uma televisão que dê imagens, o mais barata possível, ou como diz o meu amigo Vasco com certo desprezo "queres a coisinha mais rasca que anda por aí", and I couldn't put it better myself. Único requisito, ser grandita, que entre o sofá e o sítio onde vai ficar ainda vão uns bons 4 metros e apesar de eu ver muito bem, desde que miraculosamente deixei de ter miopia aos 18 anos, e de até estar habituada a ver televisão de longe, convém conseguir ver alguma coisita de modo que decidi que queria uma de 32 polegadas. Ou seja, muito simples, três requisitos apenas: quero o LCD de 32" mais barato que conseguir encontrar. Depois de muita pesquisa, cheguei a 2 modelos que preenchem os requisitos básicos e se encontram dentro da mesma gama de preços:

LG ELECTRONICS 32LH2000

Samsung LE32B350

Comparação side by side


Qual a melhor?

22 comentários:

  1. São as duas Made in Korea, mas são ambas marcas de prestígio em LCD. Apesar disso, deixemos a poesia um pouco de lado para te referir que deves comprar mesmo um LCD HD Ready. Apenas assim poderás ver com nitidez os borbotos nas camisolas das personagens dos filmes e séries que te vão fazer uma mulher culturalmente muito, mas mesmo muuuuuuuuito, mais rica. Pá, e já que vais comprar opta por fazê-lo num produto de qualidade. Já te contei a história daquela miú... blá, blá...?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Parou tudo. Deixaste de ter miopia aos 18 anos? Que inveja... Se há coisa que eu gostava era de ver melhor caramba..E de não me perder na praia quando saio da água e enfim..vou parar de choramingar.

    (de tv's não percebo nada)

    ResponderEliminar
  3. Luna:
    Eu voto na Samsung que além de ser ligeiramente mais barata é boa!
    Eu tenho 2 dessas em casa e nunca tive problema nenhum. Felizmente!
    Just my opinion...

    ResponderEliminar
  4. Sim, mas usei óculos antes disso desde os seis anos, com todos os traumas associados. :)

    (Quanto à TV, não esquecer que sou emigra e pobre, e que provavelmente daqui a 3 anos mudo de país e terei de me desfazer da TV por uma ninharia, ainda a terei de vender no marktplaats por 50€, logo não é um investimento a longo prazo)

    ResponderEliminar
  5. Ainda vais trazer-me uma, ai vais, vais!

    Olha aqui o preço na Worten :)

    http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04276360&oid=13|15&c=1018399

    ResponderEliminar
  6. Passei pelo teu tormento há pouco tempo.
    Por um pouco mais, compras uma Samsung série 5 ou mesmo a 6, que são melhores.
    Mas entre as duas, e a menos que vejas muitos filmes (DVD) em HD 1080, sem dúvida a Samsung. A LG parece-me ter sempre muito grão. Acho a imagem da Samsung muito mais definida e limpa.
    Mas não há nada como comparares as duas numa loja e tirares as tuas conclusões.

    ResponderEliminar
  7. Ah, não tinha lido o teu último comentário.
    Esquece então a parte da série 5 ou 6 :)

    ResponderEliminar
  8. Mas que discriminação é essa?!
    Então as gajas não podem perceber de TVs e assim?! :)

    Cá vão os meus 2 cents: se é para ficar a 4 metros da TV, 32 polegadas é minúsculo. 32 tem o meu e está a 2,5 metros. Sugiro 40" ou mesmo 42" ou não vais conseguir ler as legendas.

    Eu tenho um LG e estou satisfeita - embora não dê para desligar completamente (fica sempre em stand-by).

    ResponderEliminar
  9. Qual a parte do é para ser barato que não perceberam? 32" é o que está ao meu alcance monetário e me parece razoável (esta parte não estava em discussão porque no meu bolso ainda mando eu e eu é que sei o que posso ou não posso comprar, além de que 81 cm não me parece nada minúsculo).
    Obviamente um home cinema a cobrir a parede inteira da sala era melhor e mais bonito, infelizmente teria de deixar de comer durante uns 3 anos. Há razões para se fazerem opçoes e restrições nos tamanhos.

    ResponderEliminar
  10. P.S. Vivo na holanda. Quais legendas?

    ResponderEliminar
  11. Esquilinho.... eu tb tenho uma LG q fica sempre em Stand By...MAS E HÁ SEMPRE UM MAS, os meus pais compraram uma LG muito identica ou igual à deste post...e o botão apara desligar existe. Esta na parte de trás do televisor, em paralelo com os botões de mudança de canal e etc.

    Aliás, o sr da worten até disse q EU é q não devia ter visto bem na minha, porque todas trazem esse botão! (imagine-se, a chamar-me de pitosga ou lerdinha!)

    Sinceramente gosto mais do design da LG. E estou muito satisfeita com as minhas!

    ResponderEliminar
  12. Teresa: só comprando online. Este site é óptimo:

    www.precos.pt

    ResponderEliminar
  13. Eu também não percebo nada de televisões mas há cerca de um mês comprei uma LG que penso que é esse modelo e estou bastante satisfeito!

    ResponderEliminar
  14. Eu diria para escolheres a do meio...



    ...mas também sou um bocado parvo.



    PS -Lá em casa há Samsung e, tirando alguma intereferência com o comando da box, o resto recomenda-se.

    ResponderEliminar
  15. eu tenho esatamente o mesmo samsung e não podia estar mais satisfeita!

    ResponderEliminar
  16. Viva a televisão!

    ResponderEliminar
  17. Até podia dar-te umas dicas sobre televisões - sim, sou "gaija" ;) - mas perante o que já foi dito, pouco iria acrescentar. Talvez optasse pela samsung porque já passou uma cá por casa e não tive qualquer queixa (em termos de imagem, som, etc.).
    Agora, parou tudo! Deixaste de ter miopia aos 18?!? (Mesmo tendo usando óculos desde os 6, numa altura em que não havia lentes de contacto, e com toda a crueldade dos miúdos). É que, então, deve ter passado para mim. Eu fiquei miope aos 23 ;)

    ResponderEliminar
  18. 6 meses? Eu estou sem televisão há 9. :D

    Por acaso nunca vi essa LG ao vivo, mas pela descrição dela, parece bastante boa.
    Tenho uma amiga com essa mesma Samsung, e a imagem é óptima. Mesmo sem vendo a outra, não tenho dúvidas que farias uma boa escolha ao ir pela Samsung.

    Coisas como o contraste são importantes. Os LCD são ecrãs totalmente iluminados, por isso até o preto tem um certo grau de claridade, parecendo cinzento. Quanto maior o ratio de contraste, melhor. Isto significa que a cor preta no teu ecrã mais se aproxima da ausência total de cor, e a imagem parecerá menos esbatida.

    Podes não te importar com isto agora, mas se quiseres ver um DVD, ou até um Blu-Ray nela, vais notar a importância.

    Quanto à resolução, a não ser que uses Blu-Ray para ver filmes, não te importes com isso. Nem sempre uma resolução mais alta significa uma melhor qualidade de imagem considerável, depende também da "fonte" (ie, do Blu-Ray, da qualidade do sinal de TV, etc.).

    Mas para futura referência, uma TV "HD Ready" suporta uma resolução de 720 pixels, enquanto que uma HD Capable ou Full HD suporta a resolução máxima de 1080p. Honestamente, mesmo aí não há grande diferença, na maior parte dos casos.

    Boa compra!

    ResponderEliminar
  19. Luna,

    Samsung. Ofereci um ao marido e desde esse dia que ele é um homem muito mais feliz. Eu também, vá.

    ResponderEliminar
  20. Na Hooigracht, no lado oposto ao Olier, quase no AH, tens uma loja que vende TV's em segunda mão; foi onde comprei a minha, uma velhinha Black Trinitron que me serve muito bem...

    ResponderEliminar
  21. Yes, mam! Foi só uma sugestão, podias não estar consciente da proporção do tamanho do LCD face ao tamanho da sala. Às vezes na loja é difícil ter essa percepção. ;)

    E se calhar por mais 200 euros já consegues um de 40" - não será o último modelo, mas andará ao nível desses dois. 200 euros já são só uns 6 meses sem comer :D

    ResponderEliminar
  22. Se eu pedi ajuda para decidir entre estes dois modelos específicos, que custam 326 e 337 euros respectivamente, parece-me óbvio que é porque não quero gastar mais 200 euros, ou seja, mais 60% daquilo que estou disposta a pagar - que também devia estar implícito na frase "o mais barato que conseguir encontrar" algures no texto. Porque se quisesse, teria posto em comparação LCDs de 47 polegadas e que custam para cima dos mil euros, e que, curiosamente, são muito melhores.
    Acontece que para mim 200€ é dinheiro, é por exemplo uma ida e volta a portugal, se comprada a tempo. E ao receber este tipo de comentários dá-me a sensação de que estão a gozar com a minha cara.
    Além de que, como já disse anteriormente, terei de me desfazer da televisão por uma ninharia daqui a 3 anos, pelo que é idiota fazer um grande investimento.

    ResponderEliminar