Ai que canseira, que uma pessoa tem de explicar tudinho. Não é inveja, meninas, nem invejosa é o adjectivo que procuram, vamos lá tentar um raciocínio mais elaborado do que aqueles dos tempos de liceu em que chamávamos invejosas umas às outras porque não sabíamos mais palavras.
inveja
s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).
não ter inveja a: não ser somenos; não ficar atrás de.
invejar - Conjugar
v. tr.
1. Ter inveja de.
2. Olhar com inveja.
O que se aplica aqui é despeito, D-E-S-P-E-I-T-O, embora eu entenda que não atinjam a subtileza. São coisas diferentes, sabem? E ao que eu estive aqui a brincar este tempo todo foi à (falsa) despeitada, não à invejosa. Entendido?
inveja
s. f.
1. Desgosto pelo bem alheio.
2. Desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor).
não ter inveja a: não ser somenos; não ficar atrás de.
invejar - Conjugar
v. tr.
1. Ter inveja de.
2. Olhar com inveja.
O que se aplica aqui é despeito, D-E-S-P-E-I-T-O, embora eu entenda que não atinjam a subtileza. São coisas diferentes, sabem? E ao que eu estive aqui a brincar este tempo todo foi à (falsa) despeitada, não à invejosa. Entendido?
despeito
s. m.
1. Ressentimento por desconsideração ou ofensa leve.
a despeito de: apesar de.
despeitar - Conjugar
v. tr.
1. Causar despeito a.
v. pron.
2. Ressentir-se; melindrar-se.
Vá, comecem lá consultar o dicionário e aprendam palavras novas e seus significados, e parem de me aborrecer com a vossa falta de vocabulário.
*dedicado às pessoas que não entendem piadas nem sabem distinguir uma ironia, e que tipicamente são aquelas que acham que eu acho mesmo que se deveria comer o gato. recomendo doses massivas de monty python.
Ou então pode ser só uma dorzita de cotovelo... Não sei se vem, assim, no dicionário, mas acho que, no que toca a significados, todas o conhecemos.
ResponderEliminarPS: Também acho mais giro o IPhone, pena é que a Apple não faça campanhas semelhantes!
Estou baralhada. Mas ficaste assumidamente invejosa por não teres recebido um Samsung, certo? Anyway, tirando o rosa de um dos modelos, não vejo ali vantagem nenhuma em relação ao iphone.
ResponderEliminarDor de cotovelo: ciúmes.
ResponderEliminarciúme
s. m.
1. Receio ou despeito de certos afectos alheios não serem exclusivamente para nós.
2. Inveja.
3. Receio.
Não, não se aplica, tal como não se aplica a inveja. Porque:
1. Não fico desgostosa com o facto de outras pessoas terem recebido o telemóvel - ou seja, o desgosto pelo bem alheio não se aplica.
2. Eu não queria o telemóvel para nada - logo, não se aplica o desejo de possuir o que o outro tem, e muito menos odeio as possuidoras, credo.
3. Não queria ter sido exclusivamente contemplada com o telemóvel - ou seja, o ciúme enquanto receio de não ser alvo exclusivo de afectividade não se aplica.
4. Não tenho medo de perder o telemóvel - não há receio.
Ou seja, o sentimento aqui pretendido era mesmo despeito: ressentimento por desconsideração.
Ai que caraças, mas esta gente não tem sentido de humor?! É que a mim aqueles posts quase que me levavam às lágrimas de tanto rir.
ResponderEliminarFuschia: desculpa, mas não vou voltar a explicar a este ponto, especialmente depois deste post.
ResponderEliminarSegui a brincadeira desde o seu início e adorei! Fartei-me de rir! Acho que quem não entendeu é porque lhe faz falta assistir, como diz, a doses massivas de monthy python (ou qualquer outro tipo de humor non-sense).
ResponderEliminarQueria só para deixar um pequeno reparo em relação a este post. Na frase "E ao que eu tive aqui a brincar este tempo todo foi à (falsa) despeitada, não à invejosa." penso que quer dizer estive (do verbo estar) e não tive (do verbo ter).
E já agora permita-me que diga que esta minha "correcção" não se trata de presunção, mas tão somente de respeito, pois acho que escreve muito bem e que lhe fica mal este tipo de "gralhas".
LOL
ResponderEliminarClaro que era verbo estar.
É o problema da escrita coloquial, a certa altura acaba-se a escrever como se fala e a deixar passar estas gralhas - no limite poderia ter escrito 'tive. Já corrigi, obrigada.
Jesus Christ, toca de receitar Monty Python a esta toda esta gente sem sentido de humor nenhum.
ResponderEliminarEu cá acho que o telemóvel horroroso e fico com o meu velhinho (porque é que agora quem tem uma opinião negativa ou contrária é sempre rotulado/a de invejoso/a?)...
Ui,
ResponderEliminaré bom dizer tudo o que quiser, mas aceitar o que os outros dizem não...
Não lhe fica bem. Não não.
Conseguia fazer melhor.
Sim, devo aceitar todas as opiniões acéfalas que aparecem aqui no blog e abanar a cabecinha a concordar, Solteira, please, não seja chata. Eu não quero entrar em conflitos parvos nem bate bocas, mas veja se entende de uma vez: estou-me cagando para o telemóvel, que acho horroroso, mas serviu de pretexto para eu brincar. E rir. Coisas que eu gosto de fazer e nas quais I get carried away. Só isso. Percebeu?
ResponderEliminarE já não é um problema de opinião, mas de falta de vocabulário.
beijinhos e passe bem
Ahahaha! Ainda dás-te ao trabalho...
ResponderEliminarEu despeitada me confesso. Depois fiquei a matutar. Espera lá, já tenho um Star. E não é que, na verdade, os senhores da Samsung fizeram as contas certas?
"Ela já tem um Star, que tem tutti, tutti, à excepção do diamante falso e da tampa que faz lembrar os sofás de plástico dos anos 50. É cor de rosa metálico e tudo mas muito clean, girly not Paris' Style. Realmente, o que ela merecia era um patrocínio da Nestlé! Vitalício! "
E eu acredito mesmo. Acredito que, neste momento, a Samsung está em negociações com a Nestlé, com grandes pressões, para que me concedam o patrocínio, à minha altura. Aquele com fornecimento dos consumíveis e viagens ao Rio, terra do Leite Moça, mensais.
LOL...
ResponderEliminarTemos aulas de gramática particulares e direito a definições de palavras e tudo! Muito bom =P
ResponderEliminarRealmente... Que falta de sentido de humor... Ou então são simplesmente picuinhas e não têm mais nada que fazer. Percebo-te perfeitamente Luna, trata-se apenas de tristeza por não terem reconhecido o teu blog. Mas deixa-me que te diga, tu fazes-nos rir. Deixas uma pessoa bem disposta depois de ler o teu blog, ao contrário de outros blogs que andam por aí... Quem vem aqui dizer mal é que é invejosa ou "recalcada"!
ResponderEliminarCom o lixo que eu costumo andar nas bolsas, aquele acolchoado branco ia ficar imundo em 3 tempos.
ResponderEliminarEm relação ao post... curti mesmo, foi o comentario de alguém, de pois de ler o post, a perguntar "mas tu tens inveja?".
Só consigo ficar agarrada à barriga a rir à gargalhada!!!
ResponderEliminarHá pessoas muito pobres de espírito Luna, não ligues ;)
"ressentimento por desconsideração"
ResponderEliminarAté compreendo, mas o alvo foi o errado.
Parece-me obvio que o alvo deveria ter sido quem fez a desconsideração.
Desconsiderar/troçar quem recebeu os presentes, diz muito mais sobre quem desconsidera do que quem foi desconsiderado. Parece mais uma projecção de assuntos mal resolvidos.
E que começa a ser recorrente.
Se estas pantominices têm graça? Ah, pois têm...no entanto resistir à piada fácil seria muito mais interessante.
Uma pessoa fica dois dias sem espreitar e depois chega, ri-se com os posts (eu ri-me) e, às tantas, fica sem perceber onde nasceu o raio da "confusão".
ResponderEliminar(e acho que é a primeira vez que aqui comento, nem sei bem)
Parvoice,
ResponderEliminarnome que se dá às pessoas que não gostam do Samsung Diva mas que fazem posts a implorar um.
Parece que também tenho sentido de humor.
SSA
Ó Spazzi, como disse já noutras caixas de comentários, eu não andei a desancar as pessoas que receberam o samsung - fizeram elas muito bem -, só a samsung.
ResponderEliminarE as montagens não tinham como alvo essas pessoas, mas o telefone em si. Gozei com o telefone, que acho piroso, e não com quem o recebeu.
Ai solteira de salto alto, here we go again: eu não quero o caralho do telefne para nada. Não quero mesmo. Tenho dois telemóveis dos quais gosto muito e não preciso de mais nenhum - a não ser que fosse um iphone, esse queria. Por isso não fiz posts a implorar um. Fiz posts a gozar com um. Arre, que não entende.
E não, isso não é sentido de humor, porque lhe falta inteligência - e vocabulário.
Luna, acabei de fazer uma vénia ao teu sentido de humor!!!Bem como à tua paciência!
ResponderEliminarÉs demais, é só o que te posso dizer!
Eu fartei-me de rir, e cada vez me rio mais com isto!
bjs
Sofy
Luna, se me permites, os últimos posts têm sido hilariantes mas melhor ainda têm sido as caixas de comentários e os bate-boca que te tens dado ao trabalho de ter.
ResponderEliminarNem Jó!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLuna, peço-vos licença para dizer:
ResponderEliminar-És uma graça! Pode ser que não acredite, mas gosto muito do que escreves. E mesmo que (começarei a piorar o vocabulário, prepara-te) eu já tenha vos "enchido o saco", vá, releve, eram apenas brincadeiras para testar vosso humor:)
Onde é que voto em vosso blog como um dos bastantes legais?
;o)
Este post para rematar tudo o resto é de "mijar a rir", desculpa a expressão, que é um elogio!
ResponderEliminarMais do que despeito, acho que se trata aqui, também, de (in)justiça
Joana
ResponderEliminarainda bem que já fizemos as pazes. Seja bem vinda.
Porra, é que há gente, desculpem a expressão, muito burra! Caraças, deixem lá a mulher gozar com a Samsung e com o feioso do telefone! Mas vem algum mal ao mundo por isso?
ResponderEliminarObrigadinha, Luna:)
ResponderEliminarAlguma coisa me dizia que você é mesmo muito fixe.
Só alguém muito legal perdoa tão rápido tanta pentelhação que fiz.
Ah, desculpa viu!
Abç
desculpem-me. mas eu mijei-me a rir com as arrojadas montagens do telemovel e da paris hilton
ResponderEliminarahahaha
: D
adorei todos os posts e como sempre as tuas respostas são formidáveis...
ResponderEliminarfantástico... :)
a samsung é a h&m dos telemóveis: mandam press releases a blogs com 40 seguidores mas aos que têm 170, e até são assinados por jornalistas, não mandam... eu não queria o telemóvel para nada - sou fiel ao meu sharp, que em 2010 comemora seis anos! é tudo uma questão de coerência. a mim, de facto não fazia sentido mandarem o diva: estou longe de ser uma, e como não tenho a minha vida esparramada no blog, não há cá trocas de confidências para ninguém; mas há certas e determinadas pessoas (sempre quis utilizar esta expressão) que estão há anos na blogosfera, têm centenas de leitores, e fazem muito mais pela dita "cultura feminina" do que quem escreve meia dúzia de banalidades com linguagem sms e raramente actualiza o site. sim, a haver alguém a ganhar um telefone, poderia ter sido a luna.
ResponderEliminarmas a samsung não quis - luna, acho sinceramente que eles não te acham fashion. como também não me acham a mim, na certa, nem a dezenas de bloggers cujas caras desconhecem. lá está, é exactamente como a h&m, que tudo o que seja a nível nacional está banido do meu blog - não me dão informação, não a transmito. mesmo se, por mês, lá enterre centenas de euros. ainda não mostrei as cuecas vermelhas com folhos, parva de mim!
Não conhecia este blog. Vim cá ter por intermédio de uma leitura num outro blog, "A Pipoca mais doce". Achei-o um pouco descolorido, sem sumo, no pouco tempo que devotei a dar-lhe uma vista de olhos. Lê-lo-ei com um pouco mais de atenção, para uma 2ª análise.
ResponderEliminarObrigada Homem, obrigada por mo dizer, e mais ainda por me dar uma segunda oportunidade. Every sperm is sacred, every sperm is great.
ResponderEliminar