24 de fevereiro de 2010

Hora est

Ontem assisti à primeira defesa de tese de doutoramento aqui na Holanda. Depois do cagaço inicial, achei tudo muito engraçado, com todos os salamaleques que lhe são inerentes. Primeiro entra o público, de seguida o doutorando, acompanhado de duas pessoas, que se sentam a seu lado o tempo inteiro, e que supostamente estão lá para dar apoio, ou segurarem o candidato se desmaiar ou coisa assim. Depois, finalmente, entra o júri: 11 pessoas, que se sentam numa mesa comprida em frente ao pobre coitado que vai defender - foi aqui que me ia dando um badagaio, uma vez que também eu terei de passar por isso. Depois dos cumprimentos iniciais, começam as perguntas, e é aqui que a coisa tem a sua graça. Cada membro do júri, penso que por ordem de importância, faz as suas perguntas, a que o candidato tem de responder começando com "hooggeleerde opponent" se for Professor ou "zeer geleerde opponent"se não for - vou ter de andar a treinar isto que séculos - durante quarenta e cinco minutos certinhos. Assim, quem defende vai respondendo, e ao mesmo tempo usando de todos os truques para empatar, como repetir a pergunta antes de responder, etc., até que ao minuto 45, independentemente de quem esteja a falar, entra um tipo e diz: "hora est!", com ponto de exclamação e tudo, e acaba ali. Depois o júri sai para deliberar, e volta passados uns 5 minutos para dar o veredicto. E pronto. E depois é só festa: primeiro a recepção - tipo cocktail -, depois o jantar e por fim a festa, tudo à conta do recém Doutor. Pensando bem, o melhor é comecar já a juntar dinheiro.

4 comentários:

  1. A minha hora está a chegar!!!...
    ... mas já aprendi umas dicas.
    Abraços grandes Luna
    com carinho

    ResponderEliminar
  2. Nem te digo nem te conto. Na minha uni há DUAS (sim, duas....) defesas: a privada seguida da pública. Acho que nessa semana vou ficar sem estômago de tanto ácido que este vai produzir... o nervoso vai ser tudo menos miudinho.

    ResponderEliminar
  3. boa sorte :) eu posso doar um euro ou dois :p

    ResponderEliminar
  4. Ora esta! (Hora est)
    Então não é que a tua sabedoria científica vai deixar os opponent de queixo tão caído que os 45 min vão voar...? Boa sorte!
    Uma seguidora anónima que te aprecia com ponto de exclamação e tudo!

    ResponderEliminar