19 de fevereiro de 2010

A piada do dia


"Join me for a look at Holland's rich food history, culinary influences, daily eating habits and trends."

a sério, isto está mesmo escrito aqui.

A seguir apresentam-nos uma lista com os ícones culinários holandeses, a saber:
  1. o arenque - atenção, eu gosto muito do arenque, que gosto, mas é peixe cru com cebola picada metido num pão, não é propriamente o prato mais elaborado de sempre.
  2. os Drop - são uma espécie de rebuçados doces e salgados de alcaçuz, dos quais apenas pessoas nórdicas gostam, sendo absolutamente intragáveis para todas as pessoas do resto do mundo. da primeira vez que provei tive de ir discretamente à casa de banho cuspir. da segunda, cerca de 13 anos depois, limitei-me a tirar da boca e deitar para o caixote do lixo, que já não fazia cerimónias.
  3. chocolates Droste - ok, são bons. but then again, aqui ao lado está a Bélgica. e a Godiva, e a Neuhaus, etc.
  4. queijo Gouda - gosto muito do queijo, especialmente do velho, e costumo comprar no mercado um com 2 anos que é uma maravilha. para mim a melhor coisa que tem a holanda.
  5. pão com manteiga e pepitas de chocolate (daquelas para cobertura de bolos e brigadeiros) - no comments
  6. os mexilhões - pois, diz que também são holandeses, mas, curiosamente, na holanda, só os consegui comer nos restaurantes Belgas
  7. Pepernoten - são uns biscoitos de canela que se comem na altura do Sinterklaas. são bons e viciantes, mas, enfim, nada que umas simples areias do Gregório não ponham a um canto.
  8. Croquetes - schhhiu... eles acham mesmo que são o único país do mundo onde se comem e consideram-nos uma refeição. aliás, é só o que há na cantina além das sandes e das sopas liofilizadas, ao almoço.
  9. Salsicha fumada - enfim, infelizmente para os holandeses existe a Alemanha.
  10. Tarte de maçã holandesa - infelizmente para os holandeses, existem todos os outros países europeus onde também há maçãs
  11. Stoopwaffles - bolachas típicas, recheadas de syrup. muito boas. a seguir ao queijo, o melhorzito que por cá se faz. (estou tentada a dizer que no entanto, nada que um pastel de belém não ponha a um canto, mas também não posso dizer só mal)
  12. Panquecas holandesas - gosto muito, sim senhor. tal como gosto das panquecas e dos crepes de todos os outros países que têm crepes e panquecas.
  13. Speculaas - bolachas de canela, que se comem na altura do Sinterklaas, tal como os pepernoten.
  14. Poffertjes - mini panquecas. ainda não percebi bem para que servem.
  15. Heineken - infelizmente para os holandeses, existem 500 cervejas belgas melhores.
E pronto, aqui termina a lista de iguarias iconográficas da riquíssima gastronomia holandesa. Descobriram algum prato principal?*

Mais sobre a história e "riqueza" da cozinha holandesa aqui.

*o único prato principal holandês que conheço é o stampot e consiste em puré de batata e couve, geralmente acompanhado de carne guisada, aparentemente herança espanhola dos tempos da ocupação. ou seja, nem o único prato típico é realmente deles.

46 comentários:

  1. A propósito das panquecas, eu acho sempre muito curioso eles não distinguirem bem doces dos salgados (pelo menos os holandeses que eu conheço)... Eu presenciei a refeições cujo prato principal eram panquecas em que os holandeses presentes não se coibiram de lá pôr queijo e bacon e tudo polvilhado com (mt) açúcar em pó e regado com aquele sirup típico (n me lembro como se chama). Se calhar sou eu a sensivelzinha mas não acho isto normal.

    ResponderEliminar
  2. Posto isto, como é que essa malta é magra?

    ResponderEliminar
  3. As pepitas de chocolate confundiam-me... Não percebia como é que aquilo se segurava no pão sem rebolar e cair por todo o lado. Quando descobri que metiam manteiga antes para segurar fiz uma cara tão incrédula que quem acabou a rir-se foi a holandesa que me contou.

    ResponderEliminar
  4. O queijo e as stroopwafels são realmente do melhor que há por aqui.
    Quanto às drops, devo dizer que após algumas tentativas já consigo gostar das doces. Das salgadas, ainda não consegui. :)
    Heineken... bem... até se bebe, mas há várias cervejas holandesas bem melhores. Mas lá está, essas cervejas de que falo são muito parecidas com as belgas. Facilmente escolho uma cerveja belga ou alemã em vez de uma Heineken. Se bem que, quando comparada com uma Grolsch, a Heineken é fabulosa... :)

    ResponderEliminar
  5. Então mas os mexilhões não "são" da Bélgica?
    Quando lá morei venderam-me isso como uma verdade absoluta! Era isso e as famosas french fries!
    :)

    ResponderEliminar
  6. Posso rir à gargalhada?

    A Bélgica também não foge muito. Aproveitam-se os chocolates e os waffles. Cerveja não é culinária.

    Quando estudei na Bélgica elegia como prato superior de gourmet o Macdonalds (Que, por sinal, não aprecio nada mas lá era como ir ao Olivier.). E a cantina... esmurrarei o próximo estudante português que disser mal das nossas!

    Valham-nos os países do sul. Que bem que se come em Portugal, Itália, Grécia...

    ResponderEliminar
  7. É incrível, só nos apercebemos da riquíssima gastronomia mediterrânica quando nos damos conta de outras tão deprimentes.
    In other news, há séculos que este blog de cozinha holandês me inspira em todas as visitas:
    http://www.kayotickitchen.com/
    Warning: gorgeous food ahead (tanto holandesa como de inspiração africana ou italiana, por exemplo). Algumas são, já tentadas, de comer e chorar por mais. Noutras estranha-se as escolhas de ingredientes...

    ResponderEliminar
  8. Deveras engraçada a tua justificação a cada "prato". Mas tens razão... n me parece que à excepção de um ou dois nomes, tudo o resto, já se conhece..

    ResponderEliminar
  9. Calíope: no outro dia fui comer panquecas com uns amigos, um deles holandês. Pediu uma de bacon, e regou-a com syrup... :P

    ResponderEliminar
  10. O melhor mesmo é convidares alguém a vir a Portugal um dia... ;)

    ResponderEliminar
  11. Luna, no fim de semana passado descobri os travesseiros de Sintra. Mas como é que eu vivi 27 anos da minha vida sem ter comido travesseiros de Sintra?

    ResponderEliminar
  12. Não sendo de Sintra? (nem de lisboa?)
    Eu pessoalmente não aprecio - é muito doce para mim - mas já as queijadas amo.

    ResponderEliminar
  13. Alexandra, em que cidade é que estudaste?

    ResponderEliminar
  14. Uma falha na lista: slagroom (ou lá como se escreve) basicamente chantilly que eles põem em tudo o que é doce.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  16. Mais que isso, falta o frikandel.

    ResponderEliminar
  17. Este post esta muito fixe!

    Frikandel? Chama-se Fricadelle, vem da Belgica e ate na Alemanha se come.

    Speculaas? O original chama-se Speculoos e foi inventado na Belgica. Sao das melhores bolachas que ja provei.

    Em tudo o resto concordo com a tua apreciacao.
    Para quem falou sobre manter a linha: se tivesse que pedalar todos os dias entre 5 e 10 km para chegar ao trabalho, ate o Fernando Mendes (o do Preco Certo...) estaria em forma.
    E o Gouda e tao bom, tao bom que se come sem mais nada (recorde pessoal: 1 bola em menos de 50 minutos). Nao e por nada que os Belgas chamam aos holandeses "Les Mangeurs de Gouda".

    ResponderEliminar
  18. Petinga: na holanda é Frikandel, a não confundir com frikadel ou frikadelle, que são coisas diferentes na alemanha e dinamarca:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Frikandel

    Quanto às Speculaas, na bélgica são chamadas speculoos, e são comuns a ambos os países, pelo que não sei até que ponto se poderá falar de original. No entanto, na Holanda, é assim que são chamadas.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Speculaas

    ResponderEliminar
  19. Na Alemanha também há Spekulatios, mas o resto da cozinha é bem mais interessante do que a desgraça holandesa que descreves!

    PS: Petinga, garanto que é perfeitamente possível pedalar todos os dias para o trabalho ao longo de 8 meses, nao passando a comer mais e nao emagrecendo um grama. Mesmo sendo na bicicleta mais bonita da história da humanidade.

    ResponderEliminar
  20. já comi muito bem na Holanda, mas cozinha internacional. tenho uma colega que passou uns meses em casa de uma família em Delft, quando lá chegou avisaram-na que à quarta feira não cozinhavam e encomendavam comida chinesa para o jantar. Ela detestava comida chinesa, mas conta que passado pouco tempo já só ansiava pelas quartas feiras :)

    ResponderEliminar
  21. Isabel

    de facto, quando se vai a restaurantes consegue-se comer bem, tal como se cozinharmos em casa. O grande problema, para mim e para a maioria dos estudantes/trabalhadores internacionais, é nos lugares onde não podemos evitar comer e não temos outra escolha, isto é, nas cantinas, ao almoço.
    A maioria começa a trazer almoço de casa, mas como hão de calcular, nem sempre a pessoa tem comida preparada, e por vezes tem mesmo de almoçar na cantina. E aí é mesmo mau.
    Eu passo fome muitas vezes, porque só há sandes - mas não pensem que é sandes tipo companhia das sandes, é sandes de queijo ou tosta mista de pão de forma e viv'ó velho -, croquetes, e sopas de pacote, e ainda por cima é tudo caríssimo - uma sopa e uma sandes e uma garrafa de água fica aí em 5€. Obviamente, passadas 2 horas estamos a morrer de fome, mas nada a fazer. Ainda por cima, como é fora da cidade, no meio do nada, não há mesmo outra opção num raio de aí 2 km, pelo que temos de comer lá. Muito mau. :(

    ResponderEliminar
  22. Fantástico!
    Adoro ler o teu blog!
    Como tenho amigos holandeses dás-me sempre ideias fantásticas para uma piadas.
    Mas no essencial gosto do que escreves. Continua.

    ResponderEliminar
  23. Só uns 5 para cada lado, mas devia fazer alguma diferença...

    ResponderEliminar
  24. passei pelo mesmo na Suiça, sopa de pacote e umas sandes sempre com cornichons, horríveis. Mas tinha um chefe que me convidava muitas vezes para jantar divinamente :)

    ResponderEliminar
  25. E qual é mesmo o motivo que te leva a ficar neste país?? se tudo é assim tão mau tens sempre a possibilidade de voltar às tripas à moda do Porto ou ao cozido!!! talvez assim fiques mais satisfeita! não consigo entender as pessoas que veêm viver para outro país e depois só falam mal deste.

    ResponderEliminar
  26. Luasol

    o meu doutoramento, que foi para isso que vim.
    E eu não digo só mal, digo mal do que é mau, neste caso, a comida. (ou o tempo, muitas vezes)
    Mas em termos de trabalho é muito bom, muito melhor que portugal.
    Agora, se não soubermos criticar o que é mau e brincar e rirmo-nos disso - neste caso a ironia reside na primeira frase - então é só sinal de que não temos capacidade de observação, ou mesmo de pensar e opinar sobre nada.
    Ao contrário da maioria dos portugueses que conheço, a primeira coisa que procuro no estrangeiro não é um restaurante português, e não passo a vida a falar das tripas ou do cozido, de que não gosto, nem sequer falo do cafezinho, que quase todos os tugas morrem de saudades depois de 3 dias fora do país.
    Agora, experimenta passar um ano e meio a comer sandes de queijo e sopas de pacote ao almoço, porque não há mesmo mais nada, e talvez entendas o desabafo.

    ResponderEliminar
  27. Ainda estou aparvalhada com o teor do comentério anterior... a sério... Mas é suposto sermos todos acéfalos e abanar sempre a cabecinha e dizer a tudo que sim e que é tudo muito lindo e maravilhoso?
    Olha agora... se calhar devia dizer que a comida é muito boa, a melhor gastronomia do mundo, quiçá do universo, só porque vivo cá?
    Valham-me as pessoas que passaram aqui tempo no benelux para compreenderem e sorrirem de cumplicidade.

    ResponderEliminar
  28. Luna, não fiques aparvalhada pois não há necessidade de tal!! vieste fazer o doutoramento, então a Holanda não é assim tão má... sempre serve para ficares com um curriculum invejável quando chegares a Portugal! ;)
    Eu vivo na Holanda há muito mais de ano e meio... e o que me irrita profundamente é a forma como os portugueses falam de Portugal como se fosse o maior país do mundo e como se a Holanda fosse apenas uma cambada de porcos, nojentos, sem educacão e,neste caso, sem qualquer tipo de raízes gastronomicas. Sabes que afinal as tão tipicamente "rabanadas" e o tão tradicional arroz doce português é também partilhado como sendo um prato tradicional holandês?
    Mas pronto... não vou entrar em dissertacões que não nos levarão a lado nenhum, apenas a ficarmos mais irritadas... e tal não vale a pena num dia tão bonito como o de hoje!!! apenas comentei pois acho que os teus comentários ao "tradicionais" pratos holandeses se tornaram demasiado depreciativos depois do terceiro "gourmet"; e se não gostas das sopinhas e das sandes de queijo, sempre existe o filet americain, ou a rosbief com pesto e rúcula, já pensaste em algo diferente?
    Sucesso

    ResponderEliminar
  29. brincadeirinha??? já parece o comentário da Maitê Proenca depois do tão falado video sobre Portugal...

    ResponderEliminar
  30. Luasol

    eu costumo dizer que uma das vantagens de se viajar e viver em vários países é semos capazes de ser críticos relativamente aos mesmos e também ao nosso.

    Conseguimos ver os prós e contras de cada, os seus pontos fortes e fracos. Por um lado desmitificando a ideia que tudo cá fora é melhor que em portugal - não é - e por outro sendo capaz de reconhecer aspectos que Portugal só ganharia em adorptar.

    E um dos pontos fracos da holanda - para além do tempo absolutamente horrível - é a sua falta de tradição ou sofisticação gastronómica - até van gogh retratava os holandeses como potato eaters -, e nem com muito boa vontade é possível negar isto. Ver escrito num site sobre comida que a tradição gastronómica holandesa é rica, é no mínimo risível, porque não é de todo, por mais voltas que se dê, e isto não é a opinião dos portugueses, mas de todos os estrangeiros que cá vivem, e dos próprios holandeses.

    Além de Portugal, já passei por Itália e pelos Estados Unidos, de modo que não falo como a emigrante de primeiras águas que nunca saiu do país e nunca viu mais nada na vida e passa o tempo a falar do bacalhau. Não. Até vivo muito bem sem os pratos típicos e sem a comida portuguesa - sinto falta do peixe grelhado -, desde que coma bem, ainda que diferente. Eu já viajei, já vivi noutros sítios, e não há sítio nenhum onde tenha comido tão mal como aqui, e isso é uma realidade.
    Por isso, ao ver a lista das melhores iguarias da holanda, é difícil não gozar, especialmente porque nem um prato principal têm.
    Tanto em Itália como nos States fiquei uma lontra por comer demasiado bem, porque até nas cantinas do trabalho/universidade se comia maravilhosamente, por metade do preço daqui. Em itália pagava menos de 2€ por um prato de pasta, e nos states pagava $6.5 por sushi feito à minha frente. Aqui pago mais que isso para comer mal e ficar com fome. E quem me dera a mim ter sandes de rosbife com pesto e rúcula na cantina, seria bom sinal. Quanto muito, em dias especiais, aí de mês a mês, aparecem uns bagels com salmão fumado e cream cheese que custam uns 4.50€, ou fatias de pizza a 3€ cada uma.
    Talvez tenhas experiências diferentes, mas sem ser em restaurantes internacionais, ou de fusão, e a pagar bem, no dia a dia e nas instituições, come-se muitissimo mal. E isso acontece porque eles não ligam, e também não comem melhor com o que trazem de casa. Por isso, embora ache que a holanda tem imensas qualidades, especialmente a nível de trabalho e social, boa gastronomia continuarei a achar que não é uma delas.

    ResponderEliminar
  31. P.S. nos meus primeiros 3 meses emagreci 4 kg.

    ResponderEliminar
  32. Ok, depois do teu último comentário, Luna, está decidido.

    Vou para a Holanda.

    ResponderEliminar
  33. Alexandra: mas é só no início, depois com tanto pão o corpinho habitua-se e estaciona e nem com 400 km de bina por dia se perde mais uma grama. Mas lá que passei muita fome passei.

    ResponderEliminar
  34. Sim, sei. Aconteceu-me o mesmo na Bélgica. Até porque comecei a substituir as refeições da cantina por MacDonalds e Gaufres.

    Foi brincadeirinha.

    ResponderEliminar
  35. O Mac mais próximo aqui do lab fica a 2 km. :(

    ResponderEliminar
  36. Luna,

    Também não sou principiante na experiência de outras culturas/países. Também como tu andei a estudar fora de Portugal. Talvez por ter tido uma avó alemã, um avó português, um pai africano, uma mãe dinarmaquesa... ter frequentado o colégio Alemão no Porto,e outros afins, tive a oportunidade de lidar com outras culturas/sociedades o que me tornou um pouco humilde na matéria de saudosismos gastronómicos... mas enfim, depois do teu último comentário, compreendo o teu ponto de vista. Não concordo com o que escreveste mas percebo o que queres dizer.
    Quando precisares de conselhos sobre bons restaurantes de comida holandesa, avisa!
    A propósito,ao contrário de ti, depois de tantas Stroopwafels, pão e outras iguarias, o resultado foram 10 kilinhos em terrinhas baixas! o que vale é que até me ficam bem ;)

    ResponderEliminar
  37. Olá Luna.

    Agora que falaste no EUA lembrei-me duma coisa: tu quanto é que gastavas assim mais ou menos mensalmente (em dólares).

    É que eu vou para lá fazer o doutoramento no Verão, e queria ter uma ideia se a bolsa da FCT (1710€, actualmente são 2300$, mas a este ritmo chega ao Verão e são pra ai 2000$) dá levar uma vida mais ou menos confortável.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  38. Miguel,
    depende para onde vais. Eu morava em são francisco, que só por si é caríssima - pagava $1250 de renda por mês.
    Mas de resto, a vida é relativamente barata, e embora ganhasse mais que tu - ganhava 2200€ mensais, transformados em dolars numa fase em que o dolar estava muito baixo -, mas pelo que sei, 1700€ é suficiente para fazer uma boa vida. Eu gastei muito porque viajei como se nao houvesse amanhã, mas para o dia a dia, o que ganhas dá e sobra.

    ResponderEliminar
  39. Obrigado Luna.

    Eu vou para Washington DC (mais propriamente para Arlington, mas é só atravessar o rio...), que sendo a capital não deverá ser dos sítios mais baratos... no entanto o meu (futuro) orientador disse-me que para a casa uns 1000$ mensais deviam chegar, por isso em princípio deve-me sobrar outro tanto para viver (e ir a Nova Iorque...).
    E se tudo correr bem a partir do segundo ano torno-me Research Assistant o que deve dar mais uns trocos.

    ResponderEliminar
  40. Acho que washington é mais em conta que SF: o meu primo pagava em washinton por uma vivenda de 2 andares e jardim o mesmo que nós pagávamos por um andar com 2 quartos em SF, de modo que até és capaz de conseguir por menos de $1000. Se decidires partilhar casa consegues de certeza. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  41. Pois aqui em Madrid, pelo-me por um café de jeito. Ao fim de 3 anos, acho que tenho esse direito :)

    ResponderEliminar