4 de fevereiro de 2010

Sem querer ferir susceptibilidades

Mas serei só eu a achar que agora (quase) todos os blogues de gaja são cópias descaradas do O amor é um lugar estranho? Só muda a cor do fundo, ou outras vezes nem isso. Cada vez que abro um novo, já espero sem surpresa a fotografia no cabeçalho, de preferência de uma modelo da victoria secret, mas não obrigatoriamente, repetindo-se o mesmo padrão nos posts, fotografia de gaja seguida do texto. Sem tirar nem pôr, haja falta de originalidade.

58 comentários:

  1. mas que queres?!
    ficas já a saber que adoro a modelo da victoria secret no meu blogue!
    LOL!

    JOCAS!

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que dos 325 que lerei quase nenhuns sao sequer parecidos...mas é natural que existam mil imitaçoes de formatos bem sucedidos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca vi nenhum assim, ainda bem. Como o da Kitty não há nenhum ;)

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nunca apanhei nenhum. Mas talvez.

    ResponderEliminar
  5. Sabemos que há determinados "truques" pra aumentar a leitura do blog, certo? Um deles é terem fotos de mulheres bonitas, por exemplo, ou porem nomes que no google resultam sempre como: Heidie Klum. Se não têm audiência e a querem... lá vai bomba.
    O certo é que a malta se esquece que a consistência do que se escreve tem de ser superior à foto p'ra eu (e muitos, graças a Deus) perder mais do que 1 minuto a ler e outro segundo a fechá-lo para nunca mais abrir.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo esclarecimento. Assim sempre fico a saber que ainda tenho um bocado de tomates entre as pernas e que tão depressa não hei-de deixar cair o meu blogue na penúria das auto-comiserações e na loucura dos saldos. Ámen.

    ResponderEliminar
  7. eh, é um género. Quantas pessoas é que realmente dizem o que lhes vai na alma e é original? os blogs são exercicios de ego, andamos todos à procura de audiencia. Se escapa muito do normal, ou é genial e safa-se, ou se é normaloide, fica na obscuridade.

    digo eu, que tenho 5 visitas por ano. Mas boas.

    ResponderEliminar
  8. Já um comentador me acusou disso mesmo. O objectivo nunca foi esse apesar de gostar muito do blog da Kitty fane e nem sequer me chateia esse tipo de comentários.

    BJS*

    ResponderEliminar
  9. o meu n é!
    [n faço ideia dos layouts dos outros, leio tudo no greader e a maioria são blogs de gajos].

    ResponderEliminar
  10. Gosto do que escreves, apesar de não deixar comentários. Porém, hoje, escreveste exactamente aquilo que tenho vindo a constatar há já algum tempo.
    Já não posso mais com a típica imagem de gaja boa/gira a introduzir os posts.

    ResponderEliminar
  11. Sou obrigado a concordar com este post... a verdade é que há muita falta de originalidade por aí. Não sendo um supra-sumo na escrita, prefiro a minha eventual falta de jeito para o fazer, do que partir para imitações. Também é verdade que, coincidências podem existir...

    ResponderEliminar
  12. Modelos da Victoria Secret's... ou então, não podemos esquecer, imagens da Carrie Bradshaw/SJP... isso... isso é que não falta por nada neste mundo. A unica coisa que me pergunto é onde encontram tanta (boa) foto e quase nunca vejo as mesmas?

    Bref...

    A Elite

    ResponderEliminar
  13. Pois que a Kitty Fane tem um blogue todo pipoca...tem! Pois que é susceptível de ser imitado... é! O que não quer dizer que as "imitações" sejam maus blogues. Às vezes uma imagem vale mais que mil palavras, não é? Eu pessoalmente só documento os meus post com fotografias quando a situação assim o exige... e quando dá mais força ao texto! E estou muito contente com o meu, modéstias à parte! Mas concordo com a falta de originalidade que se vê... até mesmo no que escreve para além da imagem. Nos textos, nos temas... mas cada um sabe do seu! E gere-o conforme quer.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Cara Luna, não és só tu a achar!
    Eu também acho!
    E acho que cada vez proliferam mais...

    ResponderEliminar
  16. Acho que é algo natural haver milhentos blogues semelhantes a esse. Tem um layout bastante básico e, quanto às imagens, penso que é algo bastante intuitivo, para ilustrar ou reforçar a ideia dos posts. Por vezes, também utilizas fotos de mulheres seguidas do texto, não é?
    Claro que acredito que em alguns casos se trate de imitação, mas acho que na maioria dos casos trata-se simplesmente da forma mais intuitiva de fazer a coisa.

    kiss

    ResponderEliminar
  17. ... ainda bem que o meu blog não é um blog de gaja! ;)

    Mudando de assunto ... O que escrevi não vai surpreender-te minimamente. lol! vai lá ver, vai lá ver! ;)

    ResponderEliminar
  18. Eu acho que os blogues de mulheres tendem a falar sobre os mesmos temas e a colocar imagens apelativas, normalmente ligadas ao mundo da moda, mas saí a serem parecidos com o amor é um lugar estranho..não necessáriamente..eu dos que leio acho que nenhum é sequer parecido porque só leio blogues que interessam e todas as imitações são de si más...
    Agora que os blogues mais visitados, ou os blogues que lemos diariamente nós sugestionam disso não tenho dúvida e para isso nem tem sequer de haver vontade em imitar

    ResponderEliminar
  19. Ando aqui há 5 anos, e antes da Kitty Fane se lembrar de começar a ilustrar os seus posts com fotos de mulheres bonitas, apenas mais um blog o fazia, embora num género completamente diferente: o Bomba Inteligente no seu "Eu hoje acordei assim" - de resto, também imitado à exaustão. Havia as fotos dos desfiles da victoria secret no "e as fadas, também se enganam no caminho", e pronto, ficava-se por ali.
    Mas de repente começaram a proliferar blogs com template quase igual, com estrutura quase igual, com as mesmas fotos - das modelos da victoria secret, das personagens da sex and the city e mais recentemente das gossip girls. Como eu digo, só muda a cor, e quase todos os dias encontro mais um.

    ResponderEliminar
  20. Por isso é que o meu é mais bolos!:)

    ResponderEliminar
  21. Pois talvez lol como não leio o blogue não posso fazer comparações, já lá passei e com o meu não é parecido de certeza ;)

    ResponderEliminar
  22. Sim também já tenho encontrado muitos do género. Sei que estavas a fazer apenas uma constatação, mas eu acrescento que, copiar um bom modelo não é uma má ideia. Para mim até seria bom sinal, o que me aborrece é muitos desses blogues também me parecerem falar todos das mesmas coisas.

    ResponderEliminar
  23. eh pah... jamais me passaria pela cabeça ter um blog que tivesse um fundo cor de rosa choque... =P

    Felizmente não costumo passar por blogs assim, e se passo de imediato os esqueço. Mas infelizmente deves ter alguma razão...

    ResponderEliminar
  24. O que vale é que o original é muito bom e não dá vontade de ler mais nenhum!

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Como tudo, há que se seleccionar o que se lê. Já fui ter a alguns blogs 'pipoca doce' mas por serem alvo de critica, o próprio layout do blog pôs-me a fugir em dois segundos. Lá por haver muita imprensa cor de rosa, e há muito publico para isso nem sequer se discute, não somos obrigados a ser publico, certo?

    ResponderEliminar
  27. Eu continuo a achar que a Kitty Fane tem uma maneira de contar as coisas inimitável...ou se tem personalidade própria e se vai buscar alguma coisa ali e se cria um blog próprio com textos nossos inconfundíveis ou então arranjamos uma cópiazinha má de um blogue bom. eu tb uso fotos de 'gajas' às vezes de gajos seguidas de texto, mas quase sempre o fiz e n é por isso que sou menos ou mais original...não é por aí, acho eu! Agora eu sou sincera, sou mto influenciada pelo aspecto do blog, e ter imagens apelativas é uma das coisas que capta a minha atenção e por isso recorro a elas com frequência...para além disso, há blogues com contéudos parecidos, isso sim há muitos...que tentam fazer a mesma abordagem aos temas que a Kitty fane tb é verdade...

    ResponderEliminar
  28. Talvez, talvez… E estarei a ver mal ou também aqui vejo alguns posts ilustrados com fotos de mulheres?

    Mas só posso falar do meu caso. Quando criei o blog "inventei" aquele template que ainda nunca foi alterado e se no início ilustrava os posts com pinups dos anos 40 e 50, depressa se esgotaram e como não dava para continuar na mesma linha embarquei em fotos de actrizes, modelos e desconhecidas, desde que se enquadrassem naquele conceito de mulheres e muito ao género de blogs e sites sobre moda e celebridades, na sua maioria anglo-saxónicos e porque têm ver com o meio em que estou. Na época não conhecia sequer o blog da Kitty Fane, aliás conhecia poucos, e há cerca de dois meses, quando encontrei O Amor é um Lugar Estranho, através de uma pesquisa no Google, já não sei sobre o quê, já tinha aquele molde. Aliás o modelo não é exclusivo da Kitty Fane, se googlar um bocadinho, irá encontrar imensos blogs (principalmente anglo-saxónicos) dentro do género. Acaba por ser um modelo, como os há com desenhos, outros com bonecadas, outros com fotos de paisagens e ainda outros que misturam tudo o tipo de ilustrações e/ou fotos, mas não é por isso que vou achar que este ou aquele blog se copiaram. No meu caso a maior parte das fotos nem são as que acabei por ver no Amor é um Lugar Estranho, é que há muito mais onde ir buscar caras e expressões que ilustrem os meus posts, uma delas é a Harper’s Bazaar, que por acaso nunca vi por lá, com modelos que nem são os mais conhecidos e com a devida referência, não para que constem como palavras para chegar ao meu blog, mas por questões de direitos e respeito de um trabalho que não é meu, é que nem o Google analytics alguma vez as apresentou como uma das formas de me encontrarem.

    Se estivéssemos a falar de fotografias da sua propriedade exclusiva, aí sim, haveria lugar a este tipo de ideias, mas não estamos, todas aquelas fotos são retiradas da net e ainda ninguém as reclamou como sua propriedade. Mais importante do que tudo isto, são os conteúdos e não há template que valha se o que lá estiver escrito não tiver interesse e/ou esteja mal escrito. Como a Kitty Fane escreve muito bem, a quantidade de comentadores e seguidores provam que os textos têm interesse, não percebo sequer qual a questão e a meu ver, este tipo de posts não são saudáveis para uma blogosfera que já de si volta e meia anda às turras.

    E já que estamos na onda das cópias, imitações e tal, pior do que isto que referiu, não é só a cópia descarada de textos na sua integra, mas do tema abordado e não sendo qualquer coisa de que todos falam, porque é uma notícia qualquer, é ver passada meia hora ou uma hora, exactamente o mesmo tema a ser abordado de outra forma e sabe que mais? Até aí dei o benefício da dúvida, afinal somos muitos, mas com vivências algo parecidas, mais ou menos dentro do mesmo grupo socio-económico e faixas etárias que andam ela por ela, se há coincidências, há, a verdade é que este país é um ovo. O melhor é cada um escrever o que lhe dá na bolha, ilustrando, ou não, como quiser, porque acima de tudo os blogs vivem dos que gostam de escrever, uns melhor outros pior, mas só são lidos por quem quer e gosta do que lê ;)

    Tudo espremido, cada um é livre de se cansar disto ou daquilo a seu belo prazer, no meu caso já não posso com os templates de fundo preto e com letras de cores flashantes, mas não me passa sequer pela cabeça que se copiaram uns aos outros, é só mais um tipo de modelo, mas como vou lá pelos conteúdos, se me interessam volto, se não interessam, não volto;)

    E pronto, já chega de discurso Fidel de Castro.

    Beijinhos para si e parabéns pelo blog, gosto francamente de a ler, hoje não gostei lá muito, mas ninguém é perfeito.

    ResponderEliminar
  29. Mau! Andas a esticar a corda, querida Luna! Lol... qualquer dia não consegues sair à rua.
    No que diz respeito ao meu bloog, lamento que as pessoas às vezes não entendam a qualidade das piadas. Eu acho o máximo. Já reparei que o pessoal só gosta de falar de sexo e só comenta o que eu posto sobre sexo. Então é sexo com farturinha.
    Eu divirto-me imenso.
    By the way, tomara a senhora do blog «o amor é um...» ter títulos como os meus. Eu sim tenho títulos delirantes.
    Beijo ardente,
    Capitolina

    *E esta despedida, hã?! Só nível...

    ResponderEliminar
  30. Nem todos podem pertencer a essa 'elite blogosferica' formada pelas raparigas dos milhões de acessos, que se acham as estrelas do Universo.

    couf, couf,couf...

    Cambada de invejosos, pá.

    ResponderEliminar
  31. Haha, dá para ver a quem a carapuça serviu ! Foi tiro e queda a virem defender-se. Mesmo se muitas dessas fotos não têm absolutamente nada haver com o texto que vem logo a seguir.
    Um grande LOL que até é divertido ;-)

    ResponderEliminar
  32. Só para ti Jo Ann V.:

    um ditado.

    Luna,
    é pá, detesto vir à tua casa. Aliás gosto, mas depois irrito-me. Irrito-me porque me obrigas a escrever coisas que não quero, porque me obrigam a pensar e como eu sou burrinha, básica e preguiçosa não gosto de pensar muito.

    Além da hospitalidade vais ter que pagar um café quando aí for.

    ResponderEliminar
  33. Um único comentário à boca " E estarei a ver mal ou também aqui vejo alguns posts ilustrados com fotos de mulheres?"


    Bem, de facto, alguns post são ilustrados com fotos, fotos de mulheres, de facto, que de alguma maneira expressam o sentimento que quero transmitir. Mas, principalmente, são de mulheres em bicicletas, coisa relativamente original na blogosfera lusa. E porquê bicicletas? Porque vivo na Holanda e é o meu meio de transporte, com o qual me identifico. Ponto. And it's my thing, posting photos of chicks in bikes.
    Depois há ainda outras fotos sem bikes, de que eu gosto, mas que fogem geralmente ao estereotipo. Fotos de mulheres como a Christina Ricci, com carisma, mas não necessariamente belas, que nunca aparece nestas imitatações de estilo.
    Enfim, pegar no meu blog para tentar pegá-lo à imitação que denuncio é no mínimo ridículo, porque não tem nadinha a ver com o da Kitty Fane e suas imitadoras, Simplesmente não é o mesmo estilo.
    Mas se quiserem usá-lo para contra-argumentar estão à vontade, que eu daqui rio-me na mesma.

    (Já agora, MAC, não conhecia o seu blog, pelo que não me referia a ele de todo, e pelo que vi não se insere no estereotipo.)

    ResponderEliminar
  34. Interrogo-me se isso é uma tentativa de dizer "estou segura daquilo que sou e como tal meto fotos de moças perfeitas".

    ResponderEliminar
  35. Luna, não lhe estava a mandar uma boca, como calculará, espero, até porque não sou de bocas, mas isso não sabe, porque não me conhece, mas funciono mais com directas e estava a meter-me consigo. Seria cabotino da minha parte, por tudo quanto já lhe li, vir aqui pela primeira vez comentar com o objectivo de colar a sua imagem ao próprio post, até porque já tinha reparado exactamente naquilo que disse quanto às fotos e associei a isso mesmo, as bicicletas usadas na Holanda, mas como foi essa a ideia que ficou, lamento e peço-lhe desculpa.

    A linguagem escrita tem destas coisas e muitas vezes por mais que façamos não conseguimos transmitir a mensagem, falta-lhe a voz, as expressões, os risos e sorrisos, enfim.

    E comentei, porque agora que já ando mais nestas lides, incomodam-me as situações em que se geram mini conflitos, em que aparecem logo não sei quantos comentadores a deitar fogo ao circo e no final ninguém sai mais rico em experiência, nem ninguém ganha nada com isso. Até porque especificamente quanto ao que escreveu, acredito que existam, mas o que ganham com isso? Se aquilo que escrevem não interessar, acabarão por ser meros books de modelos e actrizes, que ainda por cima não precisam deles, porque ou já os têm e feitos por quem sabe, ou já nem precisam deles. No final, não lhes sobra é nada.

    Beijinhos para si :)

    P.S. Desta vez não a vou fazer rir, talvez um dia destes.

    ResponderEliminar
  36. Chicks in bikes, não me parece muito bem, já bikes in chicks também não me parece muito bem, mas por motivos mais escabrosos.
    Não seria melhor chicks on bikes???

    Tomaaaaaaaaaaaaa......apanhei-te uma!!!
    nha nha nha nha nha!!!!!

    ResponderEliminar
  37. Eu gosto de fotos de mulheres. Especialmente de lindos modelos fotográficos. Pá, não é por nada, apenas porque gosto de as ver trabalhar.

    ResponderEliminar
  38. Partilho da mesma opinião que tu... Parece que é regra a seguir e quem não segue é que é "outsider". O meu blog não é sequer comparável ao "O amor é um lugar estranho" (em nada, muito menos nas visitar diárias ;-)), mas afinal o meu blog não é o típico blog de gaja.

    ResponderEliminar
  39. É verdade, apanhaste-me, é realmente "chicks on bikes" e não "chicks in bikes". Parabéns.

    (Tenho mesmo de deixar de beber, isto de beber 5 cervejas after work e depois vir para casa e responder a comentários tem destas coisas.)

    ResponderEliminar
  40. O que é que bebes aí? Amstel, Heineken? ... :P

    ResponderEliminar
  41. De preferência Palm, Leffe, La Chouffe e outras belgas, mas "on tap" muitas vezes só há Heineken mesmo. Ou Grolsch. Neste caso, foram umas quantas Heineken no bar que abriu hoje lá na faculdade (por 1€ não se pode pedir grande escolha) e uma Palm num bar onde ainda fomos antes de ir para casa.

    ResponderEliminar
  42. Jesus, quase que li "dykes". Estou com sono :)

    A Elite

    ResponderEliminar
  43. Depois nenhuma escreve como a Kitty, portanto bem podem tentar copiar. E sim tb reparei nesse "boom" de se usar fotos de celebridades em tudo quanto é blog.

    ResponderEliminar
  44. Nááá, isso é tudo impressão tua!!
    Eu gosto do teu blog por causa disto... Da irreverência, diferença e inteligência. Fazes os outros pensar, não tens necessidade de te gabar de como és ou do que compras. No entanto também acho piada ao espaço da Kitty com o seu estilo característico. Assim como sigo o da Cocó, a Rititi, as Cartas à Filo-Sofia, Há vida em Markl, a Paracuca. E não, não tenho nenhum blogue... Mas se o tivesse tentaria que tivesse um estilo muito meu. E sim, já me passou pela cabeça criar um mas rapidamente cheguei à conclusão que não é para mim: por um lado era incapaz de me expôr sem ser no meu caderno (talvez até me fizesse bem), por outro lado iria perder horas neste mundo (ainda mais que aquelas que já perco).
    Bêjos e continua assim!

    ResponderEliminar
  45. Vamos cá ver, só para fazer um esclarecimento: este post não é uma crítica à Kitty, que eu adoro e de quem sou amiga. Só acho que o seu estilo tem vindo a ser imitado constantemente, o que é coisa para me fazer um bocadinho "espécie".

    A sua imagem de marca no blog são posts ilustrados com mulheres bonitas, todos os seus posts são assim. E se não foi a primeira a fazê-lo - não o posso garantir com certeza -, foi certamente das primeiras. E agora há 300 blogues iguais.
    Eu não critico que se ilustre um post com uma foto de uma mulher de vez em quando, mas a imitação. Daí que seja diferente que eu de mês a mês ponha aqui uma foto de uma gaja, ou passe a ilustrar todos os meus posts com fotos dos anjos da victoria secret.
    Cada um com o seu estilo, é o que defendo. E a imitação de um estilo, mesmo que de sucesso, é sempre mais pobre que um original, mesmo que com menos audiência.

    ResponderEliminar
  46. Eu entendi a mensagem que tentaste fazer passar.

    ResponderEliminar
  47. Há aquelas coisas más na blogosfera =/
    Gosto imenso dela, escreve muito bem :)

    ResponderEliminar
  48. ainda bem que o meu é mais gajos. Para mulher já basto eu

    ResponderEliminar
  49. (Menina MAC, não diga que só conhece o meu blogue há dois meses que lhe fica mal mentir. É que já no final do Verão do ano passado eu recebi um e-mail seu.) :-D

    ResponderEliminar
  50. Tem toda razão, menina Kitty, foi no dia 17 de Setembro, mais precisamente ;)
    (até fui ver as catacumbas do e-mail)

    Mas olhe que não tinha essa noção, não tinha mesmo, o tempo teima em passar e o que parece ontem, afinal foi há uma semana, uma maçada, é o que é.

    ResponderEliminar
  51. Apesar de admirar o blogue da Kitty, acho que temos de ter criatividade o suficiente para imprimir um pouco do que somos no nosso espaço. Pessoalmente os headers são sempre da minha autoria assim como as fotos laterais. É uma maneira de passar uma imagem e de mostar a pessoa original que sou. Mas isto é como tudo, cada um sabe de si.:)

    ResponderEliminar
  52. Obrigado, fiquei a saber qual era o original. No entanto, admito que não sejam só imitações mas também a expansão/demonstração de características de personalidade comuns às autoras, não podendo a “receita” ser patenteada assim como as Igrejas não se podem apropriar dos valores humanitários (apesar de tentarem). Isto, claro, sem ir por caminhos que tenham subjacentes uma maior intencionalidade oculta… que também haverá.

    ResponderEliminar
  53. em termos de post's, os meus são quase sempre assim: imagem (quase sempre foto), seguida de texto. mas não obrigatoriamente. às vezes só tenho texto. no blogue que tenho com outras duas pessoas já não se passa o mesmo.
    se queres que te diga, nunca tinha pensado nisto assim mas talvez sejam influências de 'o amor é um lugar estranho', porque foi o primeiro blogue que comecei a ler, antes mesmo de escrever um! claro que não há comparação entre mim e a kitty fane. talvez nem nos assuntos que abordamos nem nos modos de escrever, e muito menos na experiência de vida! a kitty fane é a kitty fane e eu sou apenas a kikas :p

    ResponderEliminar
  54. Não posso opinar com total conhecimento de causa, pois não visito esses blogs. Aliás, só visito um e de tempos a tempos.
    Ao que em parece, as 3000 frequentes utilizadoras da blogoesfera são uma comunidade fechada que têm blogs e vêm os blogs umas das outras, não saindo desse universo, logo não conhecendo mundos paralelos. Eu sou mulher, tenho um blog há quatro anos e está longe de se encaixar nessa descrição.

    ResponderEliminar