20 de abril de 2010

Síntese química

Se me pedirem para escolher, de todas as cadeiras que tive nos meus anos de Técnico, aquela que mais odiei, que mais dores de cabeça me deu, chegando a fazer-me temer não conseguir acabar o curso nunca, só por causa dela, responderei sem qualquer hesitação: Química Orgânica II. E creio não estar só no sentimento. Talvez por isso, quando passei com 11 e me senti como se me tivessem tirado um peso de cima, pensei aliviada que nunca mais na vidinha teria que pensar em sínteses e reacções orgânicas, e ataques nucleófilos e essa treta toda. Para isso existe a Sigma. Até hoje, em que vou aprender a sintetizar um composto, e temo que a brincadeira não fique por aqui, que agora que vou começar a brincar com coatings e targeting ligands, estou a ver que ainda vou ter de mandar vir o Solomons para estudar tudo outra vez.

*Ou então mando as moléculas ao sobredotadozinho e pergunto-lhe como fazer para as ligar, que é coisa para lhe levar uns 30 segundos a pensar. Também me parece uma boa solução.

20 comentários:

  1. Penso que já apanhaste a divisão do curso original em 3 e pela descrição que fazes, QOII correspondia no meu curso (antes da divisão) à QOIII que também foi o maior desespero de todo o curso e também foi feita com 11.

    Viva a Sigma!
    Consulta o sobredotadozinho.

    ResponderEliminar
  2. Sim, entrei em 98, ou seja, no segundo ano após a divisão nos 3 ramos. Aquilo foi o meu pesadelo durante 3 semestres - sim, só à terceira é que tive coragem de finalmente ir ao exame.

    ResponderEliminar
  3. Química Orgânica! Como te comprendo! Eu fiz exame uma data de vezes! perdi-lhes a conta! e no final ainda acabei com 13!

    ResponderEliminar
  4. Eu ando em Eng.Química na FEUP e também achei QO II puxadote. Mas agora, que tenho coisas chamadas Engenharia das Reacções II e Processos de Separação II só me apetece dizer, volta QO, estás perdoada!

    (O Solomons ainda lá mora na prateleira)

    eu ia ao sobredotadozinho...

    ResponderEliminar
  5. O Solomons!!! Pesadelo! E só fiz uma Química Orgânica... Pior que o Solomons só o Chang!

    ResponderEliminar
  6. Same thing... Química Orgânica foi o meu pesadelo. Mas não me lembro desse livro. Nem desse, nem de outro. Foi mesmo traumático.

    ResponderEliminar
  7. Foi das que mais gostei :)
    Desde entao ja tirei 3 cadeiras de quimica de polimeros, uma das quais com o grande K Matyjaszewski.
    Beijocas, relax e estou certo que tudo vai correr em grande.

    ResponderEliminar
  8. Quimica Analitica foi o meu pior desastre, rsrsrsrs...

    Nem gostava da cadeira nem da prof. Meu deus!

    http://naruadaamargura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Eu trabalho num laboratório químico, como auxiliar de laboratorista- sem gostar?

    http://ivandaluz.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  10. Eu trabalho num laboratório químico, como auxiliar de laboratorista- sem gostar?

    http://ivandaluz.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  11. Alguém aqui já fez uma frequência de Sintaxe analítica? Pois... Química orgânica são chocolatinhos...

    ResponderEliminar
  12. ai são, ai são? para ter 6 gramas de trimetil chitosano demora uma semana. o que achas disto?

    ResponderEliminar
  13. e eu deixei Química Geral para o ano depois de ter feito o exame e ter tido 8. uhuh.

    ResponderEliminar
  14. como te entendo. química orgânica (só tive uma, salvé) era do meu primeiro ano e foi a última cadeira que fiz no curso.

    ResponderEliminar
  15. Quimica Organica realmente soa a coisa do demo...
    Por outro lado diz quem sabe que aquilo em geral é como fazer culinária (sem a parte degustativa). Se as reaccoes funcionarem, claro. Quando nao funcionam é que é o cabo dos trabalhos.

    Vai buscar o número de telefone ou email do tal do sobredotadozinho assim como quem nao quer a coisa... só para assegurar :-D

    ResponderEliminar
  16. Só uma dica. O polímero que referes é utilizado bastante em c. de polímeros (dependo do MW da cadeia e do g. de desacetilaçao). Porque não contactas alguém que já tenha trabalhado com ele, no caso de precisares assim de tão pouco, e pedes uma amostra, só para checares se de facto precisas de te afundares em síntese. Aliás porque depois da síntese vem sempre trabalho extra- tipo purificações, etc..., primeiro que o utilizes no teu trabalho vai demorar um pouco.

    ResponderEliminar
  17. Foi uma das minhas preferidas...

    Eu tinha pouco jeito para números e para isso Orgânica era excelente! De facto gostava daquilo e o Solomons é o primeiro livro que levo comigo quando mudo de país! Cada maluco a sua mania...

    ResponderEliminar
  18. Também eu andei a estudar por ese famoso Solomons (e também pelo Volhardt) mas ali para os lados do Campo Grande. O que me fui lembrar ao ler isto hehehe

    ResponderEliminar
  19. Helena

    o composto tem sido mais que usado no meu lab, com vários papers sobre ele e suas propriedades como adjuvante, e o protocolo para a síntese está mais que definido - demora cerca de 3 horas por batch, com mais 5 dias de diálise, antes da liofilização. That's not my problem.
    A parte mais complicada para mim será a de posteriores modificações químicas com ligandos específicos.

    ResponderEliminar