9 de junho de 2010

Caso terminado

Desde que todo este filme começou, que a única coisa que pretendia era um pedido de desculpa, e retractação pública, reconhecendo que o que fez foi errado.

Esse pedido de desculpa chegou, pelo que darei o caso por encerrado, e apagarei os posts com a exposição do acontecido, uma vez que surtiram o efeito pretendido.

A todos os que me apoiaram nesta cruzada, muito obrigada.

Espero que não tenha sido em vão, e que não volte a acontecer, nem a mim, nem a mais ninguém.

77 comentários:

  1. Pediu desculpa??? Se eu tivesse alma, a dita estaria parva!

    enxofre

    ResponderEliminar
  2. ela disse me que te tinha pedido dscp e tb me pediu a mim, porque supostamente tb plagiou alguns pensamentos meus, "aqui e ali"...

    ResponderEliminar
  3. Hum... eu guardaria em arquivo, pelo sim, pelo não. Só por causa das coisas.... Mas ainda bem que pediu desculpas. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. òptimo então que pediu desculpa... fez o que era acertado... beijocas

    ResponderEliminar
  5. Amen to that. A consciencia pesou muito mais que outra coisa qualquer.

    A Elite

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem! Esperemos que não haja próxima, mas estou aqui para o que for preciso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que resultou pelo menos! :)

    ResponderEliminar
  8. Pedir desculpa quando se sente acossado por medo não significa nada; o que ela tem medo é de ser desmascarada publicamente, tem medo da sua imagem, tem medo de ser mal vista. O problema é que a pobre só crescerá quando perceber que há mais na vida do que os olhos dos outros. E isso só se faz com esforço e sacrifício; com derrota e vergonha. Como os meninos pequeninos.
    Um blogue é tão etéreo como tudo o resto mas este teu revisionismo caridoso e magnânimo só faz a tola respirar de alívio e continuar na mesma ignorante e triste sina. Aliviada na sua contínua miséria. Visto deste ponto de vista, chamares a louca à realidade confrontando-a com a sua miséria cada vez que alguém se cruzasse com o nome dela, seria um serviço que lhe prestarias. Mas enfim, tu é que sabes.

    ResponderEliminar
  9. um ato, aparentemente, simples, mas com efeito surpreendente de apaziguar as almas, a sua e a dela.

    ResponderEliminar
  10. Sim, o mais certo é só deve ter pedido desculpa com medo de se "entalar".
    Mas ainda assim, desculpas são sp desculpas e tb n vale a pena continuar a chafurdar no lodo!!

    ResponderEliminar
  11. Tardaram em chegar as desculpas!!!
    Vou fazer o que dizes no post abaixo.
    Abraço grande

    ResponderEliminar
  12. Aleluia Sister. Louvado seja o Senhor. Assunto encerrado, não se fala mais disto.
    :)

    ResponderEliminar
  13. ... sim, e ela tb vai apagar os postos que copiou do teu blogue?

    ResponderEliminar
  14. Confesso que me desiludiu ver-te amiga dela no facebook... mas pronto...costuma dizer-se que entre marido e mulher... aqui aplica-se um bocado...

    ResponderEliminar
  15. De outra forma, como é que a Titinha poderia pedir desculpas no meu mural, e eu poderia ter certeza de que o pedido de desculpas seria publicado também no dela?

    ResponderEliminar
  16. ainda bem que ela pediu desculpa.. ja te certificas-te se ela apagou as postagens no facebook?

    ResponderEliminar
  17. Ok tens razao nem me tinha lembrado disso. Mas achas que o pedido de desculpas dela é plausivel? Pareceu-me um bocado estranho... mas vá, também já deves tar farta desta cowboyada...

    ResponderEliminar
  18. Só quero dar este caso como encerrado, sinceramente. Ter reconhecido o que fez para mim é suficiente. E acho que todo este caso serviu de exemplo, pelo que não foi em vão.

    ResponderEliminar
  19. Sim, acho que ela aprendeu a lição, e como ela, qualquer outra pessoa que tivesse vontade de fazer o mesmo. As pessoas não entendem que plagiar não é só enganar os outros, mas enganar a si próprios...
    Coisa boa foi aprendermos a registar o blogue, coisa que eu sinceramente não sabia fazer.

    ResponderEliminar
  20. Ainda bem que a senhora teve algum juizo e que essa história finalmente terminou!

    ResponderEliminar
  21. acompanhei em silêncio até aqui. Interrompo este silêncio para dizer unicamente isto:

    - esse pedido de desculpa deve ser público, da mesma forma que essa aventesma se dedicou a dar descanso ao tico, o teco e o loiro e se limitou a escarafunchar os teus posts para o facilitismo do ctrl+c / ctrl+v expondo como seus o que é intelectualmente teu por direito, deve publicar nos mesmos sítios o pedido de desculpa, admitir que se comportou realmente como uma aventesma e, acima de tudo, procurar ajuda psicológica... uma pessoa dessas não joga com o baralho todo, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  22. A senhora publicou o pedido de desculpas no local onde usou os meus textos: no seu mural do facebook.

    ResponderEliminar
  23. Que bom! Toda esta trapalhada serviu para percebermos que ainda há preocupação com o próximo e que o exercício do direito à indignação às vezes funciona. Podemos voltar a ler os teus excelentes textos sobre coisas bem mais interessantes, com têm sido sempre.

    ResponderEliminar
  24. (só para dizer q consegui sair do grupo)

    ResponderEliminar
  25. Acho que este caso serviu de exemplo, sim. Parabéns pela forma serena como lidaste com a situação. A eliminação de alguns posts depois do pedido de desculpas é disso prova. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Como é que descobriste os plágios?

    ResponderEliminar
  27. Boa Tarde!
    posso dizer que tenho acompanhado esta pequena "novela" e realmente acho que a tua atitude é digna de uma enorme paciencia e jogo te cintura! acho que eu nao teria a mesma tolerancia que tu!
    à parte disso para quem apenas segue o teu blog e seguiu os posts com prints scream do que ela ia copiando, tambem gostaria de ver aqui postado o pedido de desculpas dela.

    parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  28. Que bom que tudo se resolveu em bem.
    Espero que o pedido não tenha sido apenas pelo medo de ser exposta, mas que também tenha aprendido alguma coisa com o processo.
    A tua atitude foi louvável no meio disto tudo.

    ResponderEliminar
  29. Acontece que se eu publicasse aqui esse pedido de desculpas, faltaria com a promessa que lhe fiz de parar de expor o seu nome neste blog. Mas é o seguinte:

    Cara Ana, lamento só hoje ter conseguido escrever. A si lhe devo um pedido de desculpas. Nunca tentei fazer-me passar por quem não sou. Acredite. Ideias suas, sim...aqui e ali fui buscar! Peço imensa desculpa pelo que aconteceu. Há história passada neste FB as quais para aqui não são chamadas nem a... Ana tem nada a ver com isso...O maior castigo já sortiu o seu efeito..."

    ResponderEliminar
  30. ok! Ainda bem e se era isso que pretendias, (o que eu acho bem!) fico contente por a história estar terminada... Não querendo parecer desconfiada, a situação em si pareceu-me um nadinha estranha - este usar sentimentos de outros... por isso, se isto não ficar por aqui, conta cmg para o que for preciso!!
    Mas espero que sim, que este seja o fim desta estranha história!

    ResponderEliminar
  31. a melhor parte do suposto pedido de desculpas da titinha a plagiadora é sem dúvida esta: " Ideias suas, sim...aqui e ali fui buscar!"

    leram bem, aqui e ali, quando foram posts inteiros.

    a minha alma está pasma, com um pedido de desculpas tão esfarrapado, para uma coisa tão grave que fez.
    e ela não só plagiou a Luna, como mentiu a todos os seus supostos amigos no facebook, atenção.

    ao menos que tivesse a decência de fazer um pedido de desculpas PÚBLICO em condições. porque este de sincero não tem nada.

    é uma sonsinha, e há-de ser sempre. agora mudou de um minuto para o outro? pelas desculpas viu-se mesmo o grau de arrependimento. quem será que vai plagiar a seguir?

    pessoas assim falsas quanto mais longe mais brilham.

    Luna, desculpa, já sabias a minha opinião, mas há quem não tenha facebook e ainda vá pensar que a Titinha é alguma santa, ou que se arrependeu mesmo.

    ResponderEliminar
  32. Finalmente esta odisseia acabou. E cá vamos nós continuar a deliciar-nos com as ideias únicas e bem escritas da Luna.

    ResponderEliminar
  33. Olá Ana.

    Eu também acho que o pedido de desculpas dela não é sincero, mas quanto a isso nada podes fazer (e existir já é para mim uma surpresa). Eu acho que fizeste tudo bem, inclusive acabar agora com esta história. Chamaste a atenção para um problema que deve ser mais comum do que gostaríamos, expuseste a pessoa que o provocou e recebeste o devido pedido de desculpas. Mais do que isso, é tentar ser mais papista que o Papa. Parabéns pela cruzada ganha. Beijinhos. Saudades :) e boa continuação.

    ResponderEliminar
  34. Luna, quero dar-lhe os parabéns por ter tido a coragem de retirar os posts do seu blog, agora que a situação se resolveu a seu contento com o pedido de desculpas.

    ResponderEliminar
  35. Ainda bem que terminou, e parabens pela tua postura. Ainda que tenha sido um pedido desculpas a soar a forçado, fizeste exactamente o que faria, dar o caso por encerrado.

    Tentei sair do grupo do Face mas ja nao o encontro.. provavelmente ja nao existe..

    Beijinho

    ResponderEliminar
  36. Ainda bem que terminou, e parabens pela tua postura. Ainda que tenha sido um pedido desculpas a soar a forçado, fizeste exactamente o que faria, dar o caso por encerrado.

    Tentei sair do grupo do Face mas ja nao o encontro.. provavelmente ja nao existe..

    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. Ainda bem que terminou, e parabens pela tua postura. Ainda que tenha sido um pedido desculpas a soar a forçado, fizeste exactamente o que faria, dar o caso por encerrado.

    Tentei sair do grupo do Face mas ja nao o encontro.. provavelmente ja nao existe..

    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. desconfio que a mulher se enganou e me fez o pedido de desculpas a pensar que eras tu Luna. É que o pedido é igual, sem tirar uma vírgula ou um ponto final.

    e não me parece muito sincero, mas mais uma maneira de não ter mais chatices... :|

    ResponderEliminar
  39. Anne,

    já fui ver o teu blogue, essa criatura, como não tem ideias próprias e não sabe escrever com palavras vindas da própria cabecinha de galinha, fez copy paste DE NOVO!
    isto parece surreal...

    ResponderEliminar
  40. E para dar a coisa como terminada, uns cugomelozinhos temperados do Continente salteados, han?!

    :-)))

    Melhor assim. É finito.

    ResponderEliminar
  41. estou a leste do paraíso... o que se passou?

    ResponderEliminar
  42. Pinkk Candy,
    Copio para aqui o que já lhe tinha dito no FB, sendo que esta é a última vez que toco neste assunto.

    O que aconteceu é do conhecimento de todos nós, e estou certa de que a Titinha terá dado maiores explicações à Luna, a grande lesada, do que as que aqui publicou. Repito que a lesada foi a Luna, não fui eu, não foi a menina, por mais indignadas e solidárias que nos mostremos. E se ela teve a generosidade de pôr uma pedra no assunto, sem mais recriminações (já conhecemos todas as recriminações de cor), não me parece que nós tenhamos legitimidade para vir aqui repisar os erros cometidos.

    É preciso ter coragem para fazer um pedido de desculpa público, mais ainda quando é TÃO público como este, infelizmente, acabou por ter de ser. A Titinha pediu desculpa, e eu gosto sempre de acreditar no que há de bom nas pessoas, mesmo podendo vir a decepcionar-me.

    Por último, fui ensinada de pequena a ser generosa. Não é uma questão de pena, é uma questão de compaixão, são coisas diferentes. Disse-lhe que não é absolutamente nada cristão bater em quem acaba de confessar publicamente um erro. Dir-me-á talvez a menina que até calha bem, que nem é cristã. Aí eu respondo-lhe com palavras de Afonso da Maia sobre a educação que estava a dar ao neto (como não me conhece, não sabe que venero Eça de Queiroz): «Mas tudo isso que você lhe ensinaria que se não deve fazer, por ser um pecado que ofende a Deus, já ele sabe que se não deve praticar, porque é indigno de um cavalheiro e de um homem de bem.» Faça as devidas adaptações. Uma pessoa de bem ao aceitar um pedido de desculpa não relembra e repisa o que o originou.
    Mas isto sou eu, que fui educada assim.

    A menina está a ser justamente o que o André tão bem referiu ali em cima: mais papista do que o Papa. O que seria necessário para aplacar de vez essa sua sanha de vingança? Que a Titinha se vestisse de serapilheira, pusesse uma corda ao pescoço, e fosse descalça, com os filhos (em iguais preparos) pela mão, prostrar-se aos pés da Luna como Egas Moniz com o rei de Castela? Não me parece que a Luna queira isso. O pedido de desculpa foi feito, e suponho até que de modo mais completo, que não tenho a Luna em conta de pessoa que se deixe enganar com facilidade. Se ela se dá por satisfeita, não devemos dar-nos todos?

    E, já agora, permita que a corrija: a menina não fica pasma, a menina fica PASMADA. Quem fica pasmo são os brasileiros, e mesmo em relação a eles duvido que seja correcto, teria de consultar o grande Aurélio Buarque de Hollanda. Que não tenho, obviamente. Já me chegam as subtilezas do português de Portugal.

    P.S. E tu, Luna, desculpa este comentário. Mas tinha de fazê-lo.

    ResponderEliminar
  43. Fez bem e tu também em terminar o assunto quando houve o pedido de desculpas ;) Tudo se resolveu e que sirva de lição para futuras cabecinhas pensadoras que pensem em apropriar-se de textos alheios e não serem apanhados!
    Beijinhos Luna*

    ResponderEliminar
  44. Nunca achei necessário comentar esta história toda mas agora não vou deixar de o fazer.
    Estou como muita gente já comentou neste post, a achar que o pedido de desculpas foi mais um pretexto para a senhora não ver o seu nome ainda mais na lama. Se calhar se não fosse descoberta pela autora ainda estaria a fazer copy/paste e a rir-se de quem lê este blog assiduamente.
    No entanto também penso que não vale a pena andar para trás e para a frente com este assunto porque acaba por cansar.
    Mas, como sou bastante vingativa, acho que merecia uma liçãozinha...

    **

    ResponderEliminar
  45. Teresa, é Egas Moniz com o rei de Leão. Afonso VII também era rei de Castela, mas aqui é Leão.
    (adoro ser picuinhas com as pessoas picuinhas)

    ResponderEliminar
  46. (mesmo quando estou de acordo com o que dizem, hehe)

    ResponderEliminar
  47. Teresa,

    e eu copio para aqui o que lhe respondi no facebook:

    "Teresa,
    não quero aqui bate bocas consigo, que não a conheço de lado nenhum.
    CORAGEM? é preciso ter CORAGEM e ser uma grande ressabiada para fazer um pedido de desculpas, que de pedido de desculpas não tem nada. entendeu? ou a Teresa, não sabe como se pedem desculpas verdadeiras, ou pensa que somos todos parvinhos e não sabemos distinguir um pedido de desculpas verdadeiro de um falso? haja paciência."


    e se quiser fique pasma ou pasmada, porque a mim a sua opinião é totalmente indiferente, porque ao que consta vossa excelência, armada em chica esperta (e coma "a" mania das típicas tias), é amiga dessa criatura. logo é igual a ela. e já fui ver o seu blogue e a ideia que tinha de si, mantêm-se, mofo, muito mofo nessa cabeça.

    e agora, se não se importa vá chatear outra pessoa, está bem QUERIDA? se não gosta de mim, azar o seu QUERIDA! ponha lá umas bolinhas de naftalina, daquelas sem cheiro, que as traças já devem andar por aí, com tanto cheiro a mofo.

    ResponderEliminar
  48. Se as desculpas foram sinceras ou não, penso que já não interessa... O que é certo é que chamaste a atenção para este problema e esperemos que não volte a acontecer ;)

    ResponderEliminar
  49. Pinkk Candy

    a Teresa não é amiga da pessoa em questão, embora tenha conhecimentos comuns.
    Mas é MINHA amiga, e mais, foi a pessoa que mais me defendeu e se bateu por mim e pela minha causa, inclusive junto das pessoas que tem em comum com a Titinha, dando a cara por mim, pelo que não admito que a destratem no meu blog. E muito menos que a acusem de ser igual à pessoa em questão.

    Mais, a Teresa sabe bem o que penso de tudo isto, e porque tomei esta decisão de deixar morrer o assunto.

    Tal como te expliquei a ti, e tão bem percebeste.

    O assunto por mim acabou aqui, e a última coisa que quero é que nasçam mais guerras, ainda para mais quando se está do mesmo lado.

    ResponderEliminar
  50. O que interessa é o blog voltar ao que era! Sinceramente já nem percebo nada desta discussão.

    ResponderEliminar
  51. Luna,
    por mim o assunto acabou lá no facebook. a TUA AMIGA é que se veio meter comigo de novo, quando eu já lhe tinha respondido no facebook, e considerei o assunto enterrado.

    acredito que não concordes que destrate a tua amiga, mas concordas que ela me destrate a mim??? lá porque eu não te conheço pessoalmente e não sou tua amiga fora da vida virtual, mereço que ela fale naquele tom comigo?

    a balança não deve ter dois pesos e duas medidas. se vale para ela, deve valer para mim também.

    se eu já tinha dito à tua amiga Teresa que não queria mais conversa com ela, porque é que ela insistiu em vir de novo, publicamente, buscar a mesma conversa? para quê? se já estava tudo resolvido.

    não gosta de mim? não lhe fiz mal nenhum. mas se não gosta não gosta, mas deixe de me mandar bocas e boquinhas.

    ResponderEliminar
  52. Cara Luna, não a conheço, nem acompanhava o seu blog e foi por mero acaso que "dei de caras" com o que lhe aconteceu. Sempre surpreendente, a estupidez é de facto infinita!! Felicito-a pela atitude cívica e pela elegância com que tratou a situação.

    ResponderEliminar
  53. Pinkk Candy

    Uma coisa é a discussão entre vocês duas, por discordarem quanto ao pedido de desculpas, em que não me meto, porque sei que têm opiniões radicalmente diferentes. Ambas são adultas e civilizadas, e podem discutir sem se ofender mutuamente, e apesar da Teresa ser picuinhas com o português - havias de ver as vezes que me manda ir corrigir coisas a correr - não creio que tivesse intenção de te ofender.

    Outra coisa é acusá-la de estar compactuada com a outra e de ser igual a ela, o que é uma injustiça, quando não tem feito mais que defender-me. Tal como tu.

    Ambas do mesmo lado. E a ambas tenho a agradecer o apoio nesta causa. E não quero que se zanguem agora, ainda para mais depois de uma vitória das forças do bem.

    ResponderEliminar
  54. Olhem, e sabem que mais? Vou dormir, que desde que este filme começou que mal prego olho.

    Beijinhos e boa noite (e não se matem while I'm gone)

    ResponderEliminar
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  56. Luna, não vai acontecer nada while you were sleeping, que estou tão cansada como tu.

    NSC,
    Ksss! Ksss!!! (como eu costumo dizer)
    Ficam duas respostas em aberto. A que lhe devo a si será um prazer. A outra não, lamento lamentar.

    ResponderEliminar
  57. Teresa e Luna,

    por mim, peace and love.

    e folgo em saber que a Teresa não é amiga da Titinha e que te ajudou, ainda bem :)

    Teresa, não devias ter falado comigo dessa forma, e eu admito que respondi mal, devido à forma que me "atacaste", por assim dizer.

    por isso se quiseres fumar o "cachimbo da paz", toma lá :p

    beijinhos às duas*

    ResponderEliminar
  58. Não tenho nada a ver com isso mas não percebo como achas que aquilo é um pedido de desculpas. Afinal de contas, segundo as palavras da senhora, ela 'tirou umas ideia tuas, daqui e dali', sem admitir que fez copy/paste do teu blog...
    Mas ainda bem que já tens o blog registado, assim não irão haver mais problemas destes ^^

    ResponderEliminar
  59. Prezada Sara, não percebe o que é um pedido de desculpas porque eventualmente nunca terá contactado com algum. Mas eu resolvo isso.
    «Sara, este é o pedido de desculpas; pedido de desculpas, esta é a Sara, que já ouviu falar de ti mas que ainda não te tinha conhecido (eu trato os pedidos de desculpas por tu, pois conheço-o desde novo)».
    (Agora é quando o pedido de desculpas me pergunta «Achas que tenho hipóteses com ela?»)

    Acho muito bem que a dona do blog (e, felizmente, de um caprichoso espírito) acabe com a conversa.

    P.S.: Teresa, uma resposta que será um prazer (ai meu Deus, será prazenteira ou prazeirosa)? Mas para os dois ou só para quem responde?

    ResponderEliminar
  60. Ai, antes que a Teresa apareça, no segundo parágrafo há um erro de concordância. Queria dizer «eu conheço-os desde novo».

    ResponderEliminar
  61. NCS,
    não havia qualquer necessidade de comentar de forma arrogante, até porque o comentário não era dirigido a si.
    Na minha opinião, não se trata de um pedido desculpas sincero porque a senhora não admitiu plagiar a Luna. Apenas disse ter 'tirado umas ideias daqui e dali'. E, repito, é a minha opinião. Se a Luna acha que é suficiente, então óptimo para ela, que deixa de se chatear com isto tipo de coisas e até já tem o blog registado evitar repetições. Para mim, não seria suficiente mas felizmente somos todos diferentes e, como referi, 'Não tenho nada a ver com isso'.

    São opiniões e deveria respeitar a minha, tal como eu respeitei a da Luna.

    ResponderEliminar
  62. Sara, vou responder-lhe aquilo que já respondi à Diabba e à Pinkk Candy:

    a Titinha escreveu-me, e explicou-se, dentro do possível.

    Pediu desculpa e eu decidi aceitar, não tanto porque me pareça realmente sincero, em termos do que fez, mas porque esta história já me custou demasiado tempo e só a quero ver pelas costas. Trocando por miúdos, não quero chafurdar na merda muito mais.

    O pedido de desculpas público é uma anedota, concedo, mas acredito que seja o pedido possível, e que mesmo assim lhe tenha custado imenso. E mais que tudo, isto foi uma grande lição.

    Enfim, isto tudo para dizer que concordo consigo, que o pedido de desculpas serviu mais para se desculpabilizar a si própria que outra coisa, desvalorizando o sucedido, mas ainda assim é um reconhecimento do que fez.

    Depois, tenho como lema "não chutar cachorro morto", ou seja, não continuar a espezinhar quem já está em baixo e se sente muito humilhado.

    A Titinha, apesar de ter errado muito, é um ser humano, e não me daria prazer nenhum arrastar isto infinitamente. Pediu desculpa, que era o que eu queria, pronto. Se podia ter sido um pedido de desculpa melhor? Podia. Mais sincero? Também. Se foi perfeito? Não. Mas foi o possível.

    Agora deixemo-la em paz.

    ResponderEliminar
  63. Ó Sara, não se chateie. E leve as coisas (incluindo o que eu digo) menos a sério.

    ResponderEliminar
  64. Luna,
    Acho que a sua (tua?) decisão foi a mais acertada. Também penso que não valeria a pena continuar a insistir neste assunto. Só achei que a desculpa, sabia a pouco, tal como a Luna achou. Nada mais ^^

    NSC,
    Vou tentar levar a coisas um bocadinho menos a sério quando deixarem de fazer comentários 'engraçadinhos'. ^^ Fora de brincadeiras, só não percebi muito bem o objectivo do seu comentário e daí ter respondido como fiz. No harm feelings.

    ResponderEliminar
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  66. Bom, eu não tenho nada a ver com isso, mas...
    Sara, eu faço quase sempre comentários «engraçadinhos» quando vejo pessoas a acicatar desnecessariamente outras (a não ser que seja num tom primaveril).
    Mesmo quando não têm nada a ver com isso (esta frase, além de deliciosamente cínica, promove uma segurança moral mefistofélica, não é? Vou passar a usar. Aliás, voltei acima só para a empregar).

    ResponderEliminar
  67. NSC, mais uma vez, já que parece que aqui quem gosta de acicatar outras pessoas é você... Estava a dar a minha opinião. Se a própria Luna compreendeu aquilo que eu queria dizer, porque está a tentar arranjar problemas? Para mim, isto acaba aqui - até por não ter compreendido muito bem porque razão sequer começou.

    ResponderEliminar
  68. Sara, são duas coisas distintas.
    Uma é eu confrontar (ou acicatar) uma pessoa sobre algo acerca do seu comportamento. Ela pode não gostar e reagir e coisoetal, tudo bem. Mas dirigi-me directamente.
    Outra é incentivar uma pessoa contra uma terceira. Faz-me lembrar um bocadinho o Iago, ou os putos da primária que depois do episódio de porrada entre dois colegas no recreio e com as coisas já calmas vão ao pé de um deles e dizem «Olha que o gajo ainda se ficou a rir» a ver se aquilo não fica por ali. Parecem desfrutar do sangue dos outros.
    Mas isto sou eu, e pouco tenho a ver com isso.

    ResponderEliminar
  69. NSC,
    A resposta que será um prazer é esta, mas não se assuste, é um prazer para ambos. Quando a sua correcção à história de Egas Moniz entrou eu estava justamente a conversar com a Luna. Escangalhei-me a rir, principalmente por causa da adenda. Até a avisei «Tenho más notícias para o teu amigo. O rei é Afonso VI.» A mula calou-se muito caladinha, a gozar o pratinho. Enquanto íamos falando, ia consultando o Sr. Google (tendo a História de Portugal de Veríssimo Serrão completa na estante mesmo por trás de mim, são os tempos modernos). Um pouco depois anunciei qualquer coisa como «Damn! Ele tem razão! É Afonso VII!»
    E foi aí que a nossa Luna, perdida de riso, me disse qual era a sua área.

    Serve de desculpa para o meu Afonso a menos o facto de nunca mais ter pegado neste período da História de Portugal depois da primária, do episódio dos Lusíadas e de Alexandre Herculano? I don't think so. :))

    O que não tive tempo de averiguar foi a questão Leão-Castela. Ensine-me, faça-me essa caridade! :)
    Vitória sua, e retumbante!

    Já agora, espreite este post recente do meu blogue, vai achar graça: http://gotaderantanplan.blogspot.com/2010/06/pelagio-vs-plagio.html

    Última coisa: encontrei-o entre os amigos da Luna no FB, quer fazer o favor de me adicionar :)

    ResponderEliminar
  70. Teresa, então a ver se consigo de forma sucinta.
    Em 1127 Afonso VII de Leão invade o condado Portucalense e cerca Guimarães, e é nesse cerco que começa a história do Egas Moniz (muito provavelmente inventada pelo trovador João Soares Coelho, um seu descendente, no tempo de Afonso III). Ora Afonso VII é rei de Leão desde o ano anterior, já aclamado. E reivindica o reino de Castela, mas aí tem de o disputar com Afonso I de Aragão e Pamplona. Só será aclamado rei de Castela em 1136.
    A invasão de 1127 é precisamente para garantir no condado a sua soberania, enquanto (novo) rei de Leão, perante D. Teresa e o filho.

    Sendo verdade ou não, a vassalidade devida pelo conde (ou aspirante a conde, como era Afonso Henriques) de Portucale e que o Aio promete (mas que o nosso Afonso não cumpre) era em relação ao rei de Leão e não a Castela, que nunca tivera uma relação de suserania em relação a Portucale.

    Por acaso já tinha lido a do Pelágio-plágio, e de facto achei graça.

    ResponderEliminar
  71. Autora deste blog,

    em minha (humilde) opinião foste muito "boazinha" nesta história.

    Se pensas que assim foi bom e foi justo, então não vou dizer mais nada.

    Que de tudo isto fique algum aprendizado, seja para ela ou para você, ou para outro.

    uma brasileira que gosta muito de visitar este excelente blog

    ResponderEliminar
  72. Sim, foste muito boazinha. Uma pessoa normal tinha ido a casa da respectiva e puxado fogo às carpetes. Parece que é isso que muito boa gente quer. Ou que lhe envenenes o cão, fures os pneus, lhe troques a pílula por comprimidos de equinácia...
    Já agora, e por teres sido tão boazinha, irei chamar-te a partir de hoje «Ana, a pia».

    ResponderEliminar