9 de junho de 2010

Como proteger o vosso blog

Para registarem a propriedade intelectual do blog têm de ir ao site do IGAC (http://www.igac.pt/) e fazer um registo. Em seguida eles hão-de mandar um user name e password, e pode-se fazer login no site.

Depois, ao entrarem na vossa área, têm várias opções, e têm de criar um novo processo, preenchendo o formulário 71.

Pode mandar-se um documento em pdf até 4 mb como prova. Para isso, o mais fácil é fazer uns quantos copy's directos do blog para um documento word (de preferência do início, para ser datado) e transformá-lo depois em pdf (máximo 4 mb).

Depois de tudo preenchido, e o documento carregado, tudoonline, envia-se o processo. Passado uns minutos recebe-se um mail a dizer como efectuar o pagamento de 25,30€. Tudo isto num espaço de 2 horas, mais ou menos

Assim o blog fica registado como propriedade intelectual.

Uma explicação mais detalhada aqui: http://www.zurrapa.net/zurrapa/node/27

11 comentários:

  1. Com franqueza, nunca pensei em fazer um registo desses. O blog era só uma folhinha onde debitava e debito uns disparates, uma forma de entretenimento, um escape. Pensava eu que registos desses só para quem tivesse algo mais em vista.

    Mas depois desta tua situação, já começo a pensar de outra forma. É que ficava revoltadinha de todo se alguém se apropriasse dos meus disparates e os fizesse seus, como te aconteceu. O que escrevo pode ser uma parvoíce pegada, mas é a minha parvoíce.

    Obrigada por esta informação. E boa sorte nesta coisa, que é mesmo um labirinto de loucura e insanidade...

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostei da explicação está bastante optimizada para pessoas como eu, que funcionam a velocidades lentas...

    mas, o registo não nos protege, só serve para provar que o que escrevemos é nosso, o resto, principalmente o mau uso do que escrevemos, só mesmo pela via judicial

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma Creative Commons, o que nao substitui mas em princípio garante que as condiçoes sao claras e portanto ninguém pode alegar desconhecimento ou boa fé. Como é gratuita e internacional, eu considerava acrescentar. Nao que alguém fosse ter a triste ideia de me copiar a mim.

    (acrescentei quando a Isabela do Novo Mundo teve problemas com um grupo racista que usava os posts dela e eu andava a ser perseguida por um idiota que queria provar a inexistência do Holocausto)

    (mas penso que, independentemente da importância do registo, estamos todos protegidos automaticamente ou seja que, mesmo sem registo, um tribunal te daria razao. Ou nao?)

    De qualquer forma, boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Realmente acho que depois deste exemplo nos devemos tornar mais cuidadosos e atentos... sou capaz de fazer o registo sim... bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu matava esta tia filha da puta. Juro que matava.

    Grrrr.....

    Já agora, gosto muito do blog.

    Bj*

    ResponderEliminar
  6. Hehe!! Estive fora uns dias e isto animou. Os meus sinceros parabéns.
    (digo isto sempre que reconheço que uma pessoa tem uma capacidade de atrair doidos superior à minha que, passe a falta de modéstia, é bastante significativa)

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela informação.
    Aproveito para informar que a "Plagiadora" voltou ao facebook mas completamente protegida.

    ResponderEliminar
  8. pois essa senhora veio-me pedir dscp no facebook por me ter roubado também pensamentos e ideias "aqui e ali"... e diz que já te pediu dscp tb Luna. É verdade?

    ResponderEliminar
  9. Ai minha mãe do céu! Tenho estado para aqui a ler e ainda não achei caminho para a afamada plagiadora. Sei lá eu se também me andam a roubar coisas!! Olha que 25.30 é capaz de valer a pena.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado, Luna, pela informação. É mesmo muito útil. [acabei agora de registar-me]
    Abraço :D

    ResponderEliminar