3 de junho de 2010

Então e a beleza?

Natalie Portman

Também é distribuída igualmente entre todos os seres humanos, ou há, de facto, alguns a quem sai a lotaria genética, e outros que ficam com a fava?

(as oportunidades estão para a inteligência como os makeover estão para a beleza: ajudam muito, mas não fazem milagres)

11 comentários:

  1. Acho que se distribui relativamente bem pela população, e desde que haja cuidado, não há muita gente feia... mas que há algumas pessoas a quem saiu uma grande fava há... e que há "mulas" com sorte há :p

    ResponderEliminar
  2. Tive uma colega na faculdade que era tão feiinha, mas tão feiinha, que aquilo nem com extreme make over lá ia. Pareceria sempre a parte de trás dum autocarro depois dum acidente. Tinha uma cara de bulldog que não há milagres. Tal como uma amiga minha de infância, liceu e faculdade, que era burra como um penedo. Estudava que se matava, quando chegamos ao 10° ano quis ser a melhor aluna da turma e estudava que não tens noção. Nunca conseguiu passar do 15 pra cima, e com alguma favor. Não há milagres. Este ano em Janeiro encontrei uma miúda no Luxemburgo que tinha estudado com ela na Universidade e que me disse que a C. tinha uma certa dificuldade...muito boa moça mas com falta de QI. Ou seja, nem com o tempo, com as oportunidades e os estudos lá foi. Ah, pois, desculpa, é verdade, isto não é politicamente correcto de ser comentado em "voz alta"! Ops...

    ResponderEliminar
  3. Geralmente as duas coisas não combinam. Como ultimamente a população portuguesa começa a pender mais para o bonito isso quer dizer que...

    ResponderEliminar
  4. As oportunidades ajudam - melhor alimentação, melhor qualidade de vida, produtos de beleza, cabeleireiro, esteticista, maquiagem, roupa, depilação, etc. -, e derivam do melhor status socio-económico da população portuguesa, não de modificações genéticas aa população. Ainda assim, não fazem milagres. Ou todos seríamos brad pitts e angelinas. E não somos.

    ResponderEliminar
  5. Tendo filhos cada mais tarde também se pode falar de uma genética cada vez pior? resposta daquelas cromas, s.f.f.

    Mas é como dizes, mais oportunidades. Ainda me lembro bem, há uns anos, o contraste ( que ainda é bastante, mas dissipou um bocado ) que via nas férias, com as portuguesas e as pouca amigas espanholas. Elas estavam uns anos à frente.

    ResponderEliminar
  6. Prezado: não é bem a minha área de expertise, mas tirando a maior probabilidade de algumas anomalias genéticas - existe maior probabilidade de trissomia 21 em gravidezes tardias - não há razões para os genes serem piores.

    O que tenho tentado transmitir, através de características menos sensíveis que a inteligência - como a beleza ou a destreza física -, é que se os factores ambientais têm muita influência no seu desenvolvimento, a raiz genética não é de todo desprezável.

    ResponderEliminar
  7. Isso descansa-me um um bocado, pensava nisto: deixar como legado genético as qualidades do meu figado de 2010 é quase criminoso, em comparação com a qualidade suprema que ele tinha em 2001. Dava umas iscas à maneira.

    Luna, é o velho debate nature versus nurture.

    Sobre essa questão da genetica, já leste algum livro das novas teorias ( contestadas claro, porque não levam muito em conta o factor "nurture" ) como o Sperm wars? Tem algumas ideias interessantes sobre isto.

    ResponderEliminar
  8. Não, não sei nada disso. Os meus conhecimentos - algo básicos - vêm todos da genética aprendida nas aulas.

    Quanto ao nature vs nurture, acho que é um equilíbrio de ambos - coisa que pelos vistos é muito mal recebida quando se fala de inteligência.

    Eu, mesmo que andasse a treinar de manhã à noite, desde pequenina, nunca correria tão rápido como usain bolt. Da mesma forma que não sou tão bonita como a Natalie Portman - snif snif. Ou tão inteligente como o Einstein. Posso melhorar, mas não posso mudar as minhas capacidades intrínsecas, vindas do legado genético.

    ResponderEliminar
  9. "Geralmente as duas coisas não combinam. Como ultimamente a população portuguesa começa a pender mais para o bonito isso quer dizer que..."

    penso que este comentário é tendencioso, como se não fosse possível uma mulher ser bonita e inteligente, ou ter de se contentar apenas em ser bonita ou ser inteligente. o que é certo é que existem muitíssimas mulheres bonitas que são também inteligentes. como há mulheres feias e burras como uma porta.
    o que acontece é que (por vezes) as mulheres inteligentes não perdem tanto tempo/dinheiro com roupa/maquilhagem e afins, o que leva a que fisicamente passam um pouco despercebidas.

    mas afirmar que uma mulher não pode ser ambas é o que perpetua a ideia de que um "mulherão" deve ter um QI de uma galinha e isso é simplesmente errado...

    como a inteligência, a beleza é basicamente influenciada pela genética, no entanto o factor ambiente e educação é o que vai permitir o desenvolvimento das duas características.
    uma coisa é certa se elas não estiverem presentes (e muitas vezes não estão, é a verdade pura e simples) não adianta nada tentar puxar pelas mesmas...

    ResponderEliminar
  10. «penso que este comentário é tendencioso, como se não fosse possível uma mulher ser bonita e inteligente»
    E eu penso que este comentário é tendencioso, preconceituoso e sexista. Bom, com o sexista acho que disse tudo.

    ResponderEliminar
  11. Também a considero a atriz mais bonita, charmosa e angelical de Holywood.

    ResponderEliminar