6 de agosto de 2010

À janela

Gosto de ficar à janela. Tento mudar o lugar, sempre que posso, para ficar à janela. Assim que nos começamos a aproximar, começo à procura da serra, da minha serra, e à medida que nos aproximamos ainda mais, a tentar distinguir o Palácio da Pena. Parece tão pequena, a serra, do alto. Tento procurar sem sucesso a minha casa algures no sopé. Depois vejo as praias, de um lado da serra a Praia Grande, do outro o Guincho. Depois aparece Cascais, a marina, a marginal, praia de Carcavelos. Depois o rio e a extensão de areal que começa na Caparica. Damos a volta, o Cristo Rei, a ponte, o Terreiro do Paço, a Vasco da Gama ao fundo, os telhados vermelhos do casario, o Parque Eduardo Sétimo e o Marquês, o edifício da Caixa Geral de Depósitos, as torres do Técnico onde passei tanto tempo, até ver os prédios amarelos da Avenida do Brasil mesmo antes de aterrar. Gosto muito de ver a chegada a Lisboa. Por isso tento ficar sempre à janela.

23 comentários:

  1. Luna, é tão bom regressar, não é?
    Boas férias:)

    ResponderEliminar
  2. Tudo de bom e diverte-te muito por estes dias!!!!!
    Abraço enorme
    Com carinho
    Sairaf

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom voltar a casa :)

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom voltar a casa :)

    ResponderEliminar
  5. ADORO aterrar em Lisboa de noite!! Também é muito bonito!!!
    ADORO Lisboa!

    Boas férias!

    ResponderEliminar
  6. Lisboa é, sem dúvida, das cidades do mundo mais bonitas para se aterrar.

    Até já!

    ResponderEliminar
  7. Também tento sempre vir à janela, pela mesma razão que tu. Adoro aterrar em Lisboa e ir descobrindo a cidade, linda, vista do ar...

    ResponderEliminar
  8. Ao estilo das marchas populares: Lisboa é liiindaaa!

    ResponderEliminar
  9. Desculpe a intromissão, mas não há dúvida que é lindo chegar a Lisboa.
    Já tenho regressado algumas vezes, de pequenas estadias em Amesterdão e é mesmo assim como diz.E de noite? Uma maravilha. Pena raramente conseguir um lugar à janela. Desejo-lhe tudo de bom.

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto sempre de ir à janela, seja qual for a aterragem (sendo que adoro voltar a Lisboa, mas depois, ao pisar o aeroporto, vem-me uma onda de neura, confesso).

    Numa das minhas últimas idas a Londres houve um problema qualquer que fez que o avião desse uma grande volta (a rota não era essa). Passámos para o outro lado do rio (sorri a ver o meu gigantesco Colosso lá em baixo, quando íamos por cima do Terreiro do Paço), ainda vi as praias da Costa, depois nova viragem e sobrevoámos Cascais e viemos ao longo da Marginal. Estava um dia lindo, ao meu lado vinha um americano que estava encantado com o que via por cima do meu ombro e com as indicações que eu lhe ia dando.

    Mesmo assim, o que escreveste fez-me pensar na minha aproximação de um outro sítio, para mim mágico, de carro, dantes. A Nazaré, a Nazaré da minha infância. Uma certa curva da estrada antiga após a qual ela me surgia diante dos olhos. Eu ia sempre a preparar-me, mas a emoção era sempre mais forte, e lá vinham as lágrimas. Da próxima vez que lá for, a ver se saio da A8 na saída para S. Martinho e faço a estrada antiga, para recuperar isso.

    ResponderEliminar
  11. É uma recepção digna, isso é, a nossa Lisboa olhada dos céus.

    ResponderEliminar
  12. Idem idem, aspas aspas!
    E ao levantar normalmente não consigo evitar uma lagrimazita...
    Eu vou voltar de hoje a uma semana, está quase!! :-D

    ResponderEliminar
  13. Eu ontem fui ao longo do Tejo a ver as barragens, e aqueles prédios horrorosos em Sacavém...

    ResponderEliminar
  14. Uma Janela com cortinas de saudade... que me fez recuar vinte e dois anos atrás, e me pôs a deambular por todos estes sítios enunciados. Lugares que me fizeram fantasiar pela calada da noite, lugares que me fizeram vaguear pela aurora das madrugadas, lugares que um dia foram meus!

    Gostei muito do blogue. Parabéns!

    ResponderEliminar
  15. Luna, falta aí a cereja no topo, que é o Estádio da Luz :)))

    Teresa, essa curva não será aquela última a seguir a famalicão? uma espécie de pequena ponte que se segue ao corte para S.Gião... :)) sim, vale bem a pena trocar a A8!!

    ResponderEliminar
  16. Também gosto do lugar da janela. Nos aviões que me levaram, nos combóios do inter-rail, nos electricos de Amesterdão, nas salas de aula do curso de direito. Ajuda-me a encostar a cabeça e sempre sei por onde fugir, caso esteja quase a ser apanhado pela realidade.

    ResponderEliminar
  17. boas férias, aproveita bem as altas temperaturas e, bicicleta, só à zona da beira-rio, senão morres nas 7 colinas!

    ResponderEliminar